Imperatriz Koken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imperatriz Koken
Imperador de Japão Japão
Período 749 até 758
Antecessor(a) Imperador Shōmu
Sucessor(a) Imperador Junnin
Dados pessoais
Nascimento 718
Morte 770 (52 anos)
linkWP:PPO#Japão

Imperatriz Koken (孝謙天皇, Koken-tennō?, 718—770) [1] foi o 46º Imperatriz do Japão, na lista tradicional de sucessão [2].

Vida[editar | editar código-fonte]

Koken reinou de 749 a 758. Koken e Shotoku foram a mesma pessoa, que reinou por duas vezes como imperatriz. Ela foi a sexta mulher a ascender ao Trono do Crisântemo. [3]

Antes da sua ascensão ao trono, seu nome era Abe ( 阿倍 ). Seu pai era o Imperador Shōmu , e sua mãe era Imperatriz Komyo

19 de agosto de 749 . No 25 º ano do reinado de Shōmu-tennō o imperador morreu; e a sucessão ( senso ) foi recebida por sua filha Koken.

757 : Houve uma conspiração para derrubar a Imperatriz Koken e Fujiwara no Nakamaro, perpetrada por Tachibana no Naramaro mas ela não foi bem sucedida [4]

758 : Koken abdicou em favor de um primo que se tornaria conhecido como Imperador Junnin . A imperatriz reinara por dez anos. Hoje, ela é lembrada principalmente por seu suposto affair com um monge budista chamado Dokyo (道镜), um homem a quem honrou com títulos e poder .

28 de agosto de 770: A Imperatriz morreu de varíola aos 57 anos

A Imperatriz Koken é tradicionalmente venerada em um memorial no santuário xintoísta em Nara. A Agência da Casa Imperial designa este local como Mausoléu de Koken. E é oficialmente chamado de Takano no misasagi [1].


Daijō-kan[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Daijō-kan





Precedido por
Shōmu
Japanese Imperial Seal.svg -- 46º Imperatriz do Japão
749 - 758
Sucedido por
Junnin




Referências

  1. a b Agência da Casa Imperial: Koken-tennō (46) (em japonês)
  2. Isaac Titsingh, "Koken" em Annales des empereurs du japon, (em francês) Paris: Royal Asiatic Society, Oriental Translation Fund of Great Britain and Ireland p. 73 OCLC 5850691.
  3. As imperatrizes que reinaram antes de Koken foram: (1) Suiko, (2) Kogyoku (Saimei), (3) Jito (4) Gemmei, (5) Gensho; e as soberanas que reinaram após Koken foram (a) Meisho e (b) Go-Sakuramachi . No período Meiji, Jingo foi excluída da lista tradicional de sucessão.
  4. Ross Bender Changing the Calendar Royal Political Theology and the Suppression of the Tachibana Naramaro Conspiracy of 757 in Japanese Journal of Religious Studies Vol. 37, No. 2 (2010), pp. 223-245 Published by: Nanzan University.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver também[editar | editar código-fonte]