Impostômetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Foto do impostômetro americano National Debt Clock em 15 de setembro de 2009, com arrecadação de aproximadamente 11.8 trilhões de dólares
Foto do impostômetro americano National Debt Clock em 15 de setembro de 2009, com arrecadação de aproximadamente 11.8 trilhões de dólares.

Impostômetro (Debt Clock, em inglês) é um medidor estatístico para medir os impostos que um país paga em qualquer instante de tempo.

Como alguns impostos são contabilizados uma vêz por mês (ou por ano), o impostômetro normalmente se utiliza de uma regressão estatística para deduzir a arrecadação tributária em qualquer instante de tempo. Como o método estatístico pode mudar de um impostômetro a outro, a saída apresentada pode variar de um contador para outro.

Em outros países, existem índices que são lançados periodicamente pelo governo, como americano US Debt Clock, o australiano Australian Taxation Office e o Debt Clock Canadense .

O primeiro impostômetro eletrônico do mundo está localizado nos Estados Unidos, o National Debt Clock. No Brasil o impostômetro mais conhecido, e inclusive o primeiro aparelho eletrônico do tipo na América Latina dedicado exclusivamente a medir impostos em tempo real, se localiza na fachada da Associação Comercial de São Paulo[1][2] em associação com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT)[3][4]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]