Ne-Yo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de In My Own Words)
Ne-Yo
Ne-Yo
Ne-Yo em 2013
Nome completo Shaffer Chimere Smith
Nascimento 18 de outubro de 1979 (44 anos)[1]
Camden, Arkansas
Cônjuge Crystal Renay Williams (c. 2016)
Filho(a)(s) 4
Ocupação
  • cantor
  • compositor
  • produtor
  • ator
  • dançarino
Carreira musical
Gênero(s)
Instrumento(s) Vocal
Gravadora(s)
Afiliações
Página oficial
neyothegentleman.com

Shaffer Chimere Smith (Camden, 18 de Outubro de 1979), mais conhecido pelo seu nome artístico Ne-Yo, é um cantor de pop/R&B, compositor, produtor, dançarino e ator norte-americano. Ne-Yo lançou seu primeiro disco em 2006 com 27 anos de idade, chamado In My Own Words.

No ano de 2007 lançou o segundo disco, chamando-se Because of You. Imitando o sucesso do primeiro, estreou também em primeiro lugar na Billboard 200, tornando-se o segundo álbum número um do cantor. Com as músicas de trabalho "Because of You" e "Crazy", esta última com a participação de Jay-Z, Ne-Yo atingiu o topo de paradas pop sem maiores dificuldades. Como prova desta repercussão, o disco vendeu em torno de 250 mil cópias somente na primeira semana, e mais de um milhão e meio no mundo todo até hoje. Ainda no ano de 2007, Ne-Yo participou dos filmes Save the Last Dance 2, Stomp The Yard, Battle: Los Angeles e Red Tails.

Em 2008 lançou o seu terceiro disco chamado Year of the Gentleman, cujas músicas de trabalhos são Closer, Miss Independent e Mad. Entre seus mais novos hits de sucesso encontra-se "Never Knew I Needed" que é um single promocional para o filme da Walt Disney The Princess and the Frog (br: A Princesa e o Sapo).

Seu quarto álbum de estúdio, Libra Scale, foi lançado em 22 de novembro de 2010. Ele recebeu elogios da crítica por parte dos críticos de música, mas foi um fracasso comercial e também participou do clipe Time Our Lives do Pitbull. No dia 20 de fevereiro de 2016, casou com Crystal Renay, atualmente o casal espera seu primeiro filho. O cantor tem mais dois filhos de relacionamentos anteriores.[3]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Início da Vida[editar | editar código-fonte]

Ne-Yo nasceu em Camden, AR. Seus pais eram músicos afro-americanos e descendente de chineses. Quando criança, ele foi criado por sua mãe após ela se separar de seu pai. Na esperança de melhor oportunidade, sua mãe se mudou com a família para Las Vegas, Nevada. Enquanto no Las Vegas Academy, Ne-Yo adotou o nome artístico "GoGo" e se juntou a um grupo de R&B chamado Envy. O grupo se desfez em 2000, e Ne-Yo continuou a escrever canções para outros artistas antes de iniciar sua carreira solo.

Início da Carreira Musical[editar | editar código-fonte]

Depois que o grupo Envy se desfez em 2000, a Columbia Records assinou com Ne-Yo, mas o contrato acabou antes que ele pudesse lançar seu álbum já gravado. O cantor Marques Houston passou a ouvir "That Girl", que Ne-Yo tinha planejado para liberar como single de seu então álbum. Houston regravou a canção, e a lançou como um single para o seu álbum em 2003. O lançamento da canção levou Ne-Yo ao reconhecimento como um compositor. Nos anos seguintes Ne-Yo continuou a escrever músicas para diversos cantores A descoberta veio quando Ne-Yo escreveu "Let Me Love You" para o cantor americano Mario. A música alcançou o número um na Billboard Hot 100, ficando no topo por nove semanas.[4] Depois do sucesso Tina Davis, representante da A&R para a Def Jam Recordings, conseguiu uma reunião informal com a gravadora, apesar de não buscar um contrato na época a Def Jam assinou com o cantor.

2006-2007: In My Own Words e Because of You[editar | editar código-fonte]

No início de 2006, Ne-Yo lançou seu primeiro álbum, In My Own Words, através da Def Jam com o sucesso So Sick o CD estreou na primeira posição da Billboard 200 vendendo mais de 300 mil cópias na primeira semana e sendo classificado como disco de platina pela RIAA.

As músicas When You're Mad e Sexy Love também foram grandes sucessos.

Seu segundo álbum, Because of You, foi lançado em 1 de maio de 2007, e, com seu primeiro single, estreou no número um na Billboard 200, vendendo 251 mil cópias nos Estados Unidos, o feito deu Ne-Yo seu segundo número e um álbum. Também foi classificado como disco de platina pela RIAA.

2008-2009: Year of the Gentleman[editar | editar código-fonte]

O terceiro álbum de Ne-Yo, Year of the Gentleman, foi lançado internacionalmente em 5 de agosto de 2008. O álbum vendeu 250 mil cópias em sua primeira semana nos Estados Unidos, estreando na Billboard 200 no número dois. Os singles Miss Independent e Closer foram grandes sucessos que levaram o álbum a ser indicado como Melhor Álbum R&B no Grammy Award.

A canção Mad chegou ao número 11 da Billboard Hot100.

Em 2 de setembro de 2009, Ne-Yo lançou um álbum de sucessos chamado The Collection no Japão. O álbum também foi lançado com uma edição limitada de CD + DVD edição completa com os vídeos musicais de singles e estreou no número quatro no Japão Oricon álbuns gráfico semanal, vendendo 55.625 cópias na primeira semana.

2010-2012: Libra Scale e R.E.D[editar | editar código-fonte]

Ne-Yo lançou seu quarto álbum de estúdio, Libra Scale, em 22 de novembro de 2010. O primeiro single Beautiful Monster, estreou em 25 de maio de 2010 e foi lançado como um download digital em 8 de junho de 2010 e alcançou o número um no Reino Unido. O álbum estreou no número nove sobre os EUA Billboard 200, vendendo 112.000 cópias em sua primeira semana. No Reino Unido, o álbum estreou no número 11 na parada de álbuns do Reino Unido, enquanto estreando em número um no Reino Unido Chart R&B.

Na primavera de 2011, Ne-Yo colaborou com rapper americano Pitbull e Nayer em seu single, Give Me Everything, que chegou ao número um na Billboard Hot 100, dando Ne-Yo seu número um EUA como artista convidado.

Ne-Yo também revelou uma entrevista que ele gostaria de colaborar com Chris Brown, Lil Wayne e Drake em seu novo álbum.

Em janeiro de 2012, foi relatado que Ne-Yo, juntamente com sua marca havia se mudado de Def Jam Recordings aos registros da Motown, trocando assim de gravadora.

Em 2012 lançou R.E.D O título do álbum, um acrônimo para a frase "Percebendo Cada Sonho" foi inspirado em experiências pessoais do cantor. Na imprensa do álbum liberar ele explicou "[ele] veio me pisar fora de mim, olhando para a minha vida como ela é hoje e perceber que cada sonho que eu tinha desde o dia em que eu decidi que queria fazer música, cada sonho que eu tive de em seguida, o de 2010". Numa sexta-feira, nasceu sua filha, fruto de seu relacionamento com a namorada Monyetta Shaw, chamada Madilyn Grace Smith. Ela estava prevista para chegar ao mundo em janeiro, mas nasceu prematura.[5] Em outubro de 2011, nasceu seu segundo filho, Mason Evan Smith.[6]

Em 2012 se juntou a equipe de Cee Lo Green no reality show musical da NBC, The Voice, como mentor auxiliar. Recentemete Ne-yo assinou com a Universal Music.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2017, Ne-Yo anunciou que adotou o estilo de vida vegano e que uma de suas inspirações para essa mudança foi o documentário What The Health.[7][8]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Ne-Yo

Mixtapes[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Mixtapes de Ne-Yo
  • Ladies Man
  • Gentlemen's Tournament Round 1 (With Usher)
  • Gentlemanlike
  • Gentlemanlike 2
  • Gentlemanlike 3
  • The Apprenticeship Of Mr. Smith The Birth Of Ne-Yo
  • Gentlemanlike 4
  • Gentlemanlike 5
  • Champagne Life
  • Anything For You
  • 101
  • 3 Simple Rules

Participações[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Aparições na televisão[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. McKynzie, Amber (8 de fevereiro de 2018). «Ne-Yo Talks Fatherhood, Life as a Husband, and Breaks Down New Single, 'Good Man '[EXCLUSIVE]». WBLS 107.5 FM. Consultado em 4 de agosto de 2018 
  2. Johnson, Richard (25 de abril de 2018). «Ne-Yo pushes back with reggae». Jamaica Observer. Consultado em 26 de maio de 2018 
  3. «Ne-Yo casou-se com a modelo Crystal Renay - PAPELPOP». PAPELPOP. Consultado em 22 de fevereiro de 2016 
  4. «Biografia» (em inglês). allmusic 
  5. http://revistaquem.globo.com/Revista/Quem/0,,EMI187687-9531,00-NEYO+FALA+DA+EMOCAO+DE+SER+PAI.html
  6. Ravitz, Justin (September 19, 2011). "Exclusive: Ne-Yo Is Engaged – and Expecting Second Child!". Us Weekly. Retrieved September 21, 2011.
  7. «Com quase 30 milhões de seguidores nas redes sociais, Ne-Yo torna-se vegano e convida os fãs». Vista-se. 9 de agosto de 2017. Consultado em 9 de agosto de 2017 
  8. «Ne-Yo goes vegan after watching 'What the Health'». Page Six. 7 de agosto de 2017. Consultado em 9 de agosto de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.