Incidente Jowa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Incidente Jowa ( 承和の変 jowa no Hen?) foi uma disputa pela sucessão do Trono do Crisântemo que ocorreu em 842, durante o início do período Heian . O sobrinho de Fujiwara no Yoshifusa, o futuro Imperador Montoku, assumiu o papel de príncipe herdeiro, enquanto o Príncipe Tsunesada e uma série de rivais da Yoshifusa foram removidos do poder. Ele pôs fim a 30 anos de sucessões monótonas na Corte.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 823, o Imperador Saga abdicou ao trono, em favor de seu irmão mais novo, o Imperador Junna . Em 833, o trono passou novamente para o filho de Saga, o Imperador Nimmyo . Nesta ocasião, o Príncipe Tsunesada , que era filho de Junna com a Princesa Seishi, filha de Saga, foi aclamado príncipe herdeiro. Saga na pratica dirigia o governo por quase trinta anos, evitando disputas de sucessão.

Durante este tempo, Yoshifusa do ramo Hokke dos Fujiwara ganhou a confiança do Imperador Aposentado Saga e de seu consorte principal Tachibana no Kachiko e rapidamente galgou posições na corte até se tornar Chūnagon.[1] A irmã mais nova de Yoshifusa, Junshi (順子?) tornou-se esposa do Imperador Nimmyo que lhe deu um filho, o Príncipe Michiyasu (futuro Imperador Montoku) . Yoshifusa queria colocar essa criança no trono. Tsunesada e seu pai Junna, desconfortáveis com o andamento da situação, apelou a Saga para intervir a favor de Tsunesada, mas isso não ocorreu.

Conspiração e captura[editar | editar código-fonte]

Em 840, Junna morre. Dois anos mais tarde, no verão de 842, Saga ficou enfermo. Pressentindo o perigo, homens da confiança do Príncipe Tsunesada, Tomo no Kowamine ( 伴健岑?) e seu amigo Tachibana no Hayanari , o governador provisório da província de Tajima, esperavam um ataque contra o príncipe herdeiro, e planejavam levar Tsunesada para as províncias orientais. Eles consultaram com o Príncipe Abo , filho do Imperador Heizei, sobre o assunto. Abo não queria participar e, secretamente, relatou o plano para Tachibana no Kachiko, que era prima de Hayanari. Espantado com a gravidade da situação, Kachiko informou a situação a Yoshifusa. Naturalmente, Yoshifusa reportou o fato ao Imperador Nimmyo.

Poucas semanas depois de adoecer, Saga morreu. Dois dias depois, Nimmyo mandou prender Kowamine, Hayanari, e aqueles vistos como pertencentes à conspiração, colocando a capital sob estrita vigilância.[2] Tsunesada enviou imediatamente uma carta de demissão ao Imperador alegando que ele era inocente, mas inicialmente esta foi recusada. Porém depois de uma semana a situação política mudou significativamente, o Capitão da Guarda Imperial (右兵衛権大尉 Uhyōe-ken taii?) Fujiwara no Yoshimi , irmão mais novo de Yoshifusa, cercou o trono do príncipe herdeiro com a guarda imperial. O Dainagon Fujiwara no Chikanari , o Chūnagon Fujiwara no Yoshino , e o Sangi Funya no Akitsu , que estavam presentes na ocasião, foram capturados.

Nimmyo lançou um decreto imperial afirmando que Kowamine, Hayanari e seus companheiros tramaram uma conspiração, e que, embora Tsunesada fosse inocente de qualquer envolvimento, ele seria deserdado como príncipe herdeiro, a fim de assumir a responsabilidade. Chikanari foi exilado da capital, Yoshino foi enviado para o Dazaifu (governo regional de Kyushu) ; Akitsu enviado a província de Izumo . Kowamine foi exilado para a Província de Oki , e Hayanari exilado para a Província de Izu , mas morreu a caminho. Muitos outros funcionários que estavam servindo Tsunesada em funções relativas a de príncipe herdeiro, incluindo Harusumi no Yoshitada , também foram punidos.

Consequências[editar | editar código-fonte]

Após o incidente, Fujiwara no Yoshifusa foi promovido a Dainagon , e seu sobrinho, o Príncipe Michiyasu aclamado príncipe herdeiro.

Este incidente é comumente estabelecido como o primeiro que os Fujiwara se utilizaram para esmagar seus rivais. Yoshifusa, além de atingir seu objetivo de estabelecer o Príncipe Michiyasu como príncipe herdeiro, desferiu um golpe contra os poderosos Clãs Tomo e Tachibana, além de destruir as posições de seus rivais no Clã: Chikanari e Yoshino. Mesmo assim, o legado mais importante do incidente foi acabar com a cadeia de herança do irmão, do irmão mais velho para mais novo, preservada por Saga e Junna com base nos desejos de morte do Imperador Kanmu.[3] Em vez disso, criou-se uma linha direta de herança: de Saga para Nimmyo para Montoku.

Nos anos seguintes após o incidente Yoshifusa estendeu seu poder ainda mais. Foi o primeiro não-membro da Família Imperial a ocupar o cargo de Sesshō e simultaneamente, manteve o poderoso cargo de Daijō Daijin. Desta forma, ajudou a construir as bases para o futuro poder Fujiwara.[4]

Referências

  1. John Whitney Hall, The Cambridge History of Japan, Volume 2 (em inglês) Cambridge University Press, 1988 p. 36 ISBN 9780521223539
  2. Mikael S. Adolphson, Edward Kamens, Stacie Matsumoto, Heian Japan: Centers and Peripheries University of Hawaii Press, 2007 pp. 22-23 ISBN 9780824830137
  3. John Breen , Mark Teeuwen; Shinto in History: Ways of the Kami (em inglês) Routledge, 2013 p. 76 ISBN 9781136826979
  4. Taro Sakamoto , The Six National Histories of Japan (em inglês) UBC Press, 1991 pp.219-220 ISBN 9780774803793