Petroquímica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Indústria petroquímica)
Ir para: navegação, pesquisa
Química A Wikipédia possui o:
Portal de Química

A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente a partir da separação dos componentes do petróleo por destilação. A indústria de plástico, chamada de indústria da 3ª geração, é também uma indústria petroquímica pois recorre ao petróleo e seus gases para fabricação de produtos. Os países com indústrias petroquímicas de maior porte são os Estados Unidos, o Canadá, as principais potências europeias, a China e o Japão.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, o petróleo é encontrado em águas oceânicas profundas, o que encarece a sua extração. O maior estado produtor é o Rio de Janeiro, na Bacia de Campos, cuja contribuição é de quase 75%. A cidade-base de exploração desse mineral é Macaé. A petroquímica cresceu muito nesse último século, com a necessidade de fins mais lucrativos para diversos produtos, como por exemplo o algodão, o marfim, a madeira, etc.

Em 2016, as nove principais petroquímicas brasileiras faturaram mais de 15 bilhões de dólares, sendo que somente a Braskem faturou U$ 8.956,20 e teve um lucro de U$ 1.049,40[1]..

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikilivros
O Wikilivros tem mais informações sobre Petroquímica