Indicador complexométrico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Um indicador complexométrico é um corante ionocrômico que passa a uma cor definida em presença de íons metálicos específicos. Ele forma um complexo com os íons presentes na solução, os quais têm cor significativamente diferente que a forma existente sem o complexo.

Em química analítica, indicadores complexométricos são usados em titulação complexométrica para indicar o exato momento quando todos os íons metálicos na solução são sequestrados por um agente quelante (mais usualmente EDTA). Tais indicadores são também chamados indicadores metalocrômicos.

O indicador pode estar presente em outra fase líquida em equilíbrio com a fase titulada, e nesse caso é descrito como indicador de extração.

Alguns indicadores complexométricos são sensíveis ao ar e se degradam. Quando tais soluções perdem cor durante a titulação, uma gota ou duas de indicador devem ser adicionadas.

Indicadores complexométricos são moléculas orgânicas solúveis em água. Alguns exemplos são:

Em alguns casos, quando o sistema em titulação é um sistema redox no qual o equilíbrio é influenciado pela remoção dos íons metálicos, um indicador redox pode funcionar como um indicador complexométrico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.