Information Systems Security Association

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Information Systems Security Association (Associação da Segurança dos Sistemas de Informação) é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede nos Estados Unidos, estabelecida para reunir profissionais e praticantes da Segurança da Informação. Atualmente organiza fórums educacionais, publicações e interações individuais para auxiliar na melhoria do conhecimento, capacitação e profissionalização de seus membros.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

O principal objetivo da Information Systems Security Association é promover práticas de gestão que irão assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade de recursos de informação. O Information Systems Security Association facilita a interação e a promoção da educação da Segurança da Informação, criando um ambiente mais favorável para profissionais envolvidos e sistemas de informação.

Atividades[editar | editar código-fonte]

A lista abaixo inclui algumas das importantes atividades que os membros da Information Systems Security Association desempenham para alcançar os objetivos da associação:

  • Organizar conferências internacionais, capítulos locais e seminários que ofereçam programas educacionais, treinamento e oportunidades importantes de networking entre seus profissionais;
  • Prover acesso a informações através do site da Information Systems Security Association [1],newsletter eletrônico e o jornal mensal;
  • Oferecer suporte para certificação profissional e o desenvolvimento de oportunidades para profissionais de segurança;
  • Criar oportunidades para que seus membros participem de comitês, estabelecendo a liderança para a indústria de Segurança em geral;
  • Facilitar a discussão e o contato com pontos importantes, incluindo uma estratégia nacional para Segurança da Informação, de forma a estabelecer um consenso que pode influenciar a opinião pública, governo, imprensa e outras importantes audiências.

Código de Ética[editar | editar código-fonte]

Os indivíduos que desejarem participar da Associação deverão subscrever a um código de Ética Profissional relacionado à Segurança da Informação[2].

Presença Internacional[editar | editar código-fonte]

O Information Systems Security Association está presente em mais de 100 países, incluindo Europa e Ásia, totalizando mais de 10.000 associados[3].

Capítulo Brasil[editar | editar código-fonte]

O Capítulo Brasil foi fundado em 2003[4] e tem por objetivo estabelecer programas de disseminação da cultura de Segurança da Informação entre profissionais brasileiros. Atualmente se encontra em sua segunda diretoria, eleita em 2006, sob a presidência de Willian Okuhara Caprino[5].

Alianças Globais[editar | editar código-fonte]

O Information Systems Security Association estabeleceu aliança global com a Microsoft para o desenvolvimento de um programa de Segurança da Informação[6].

Notas

  1. «Site do ISSA» (em ingles) 
  2. «Code Of Ethics ISSA» (em inglês). Consultado em 21 de agosto de 2007. Arquivado do original em 27 de setembro de 2007 
  3. «20 Anos do ISSA» (PDF) (em inglês) 
  4. «Capítulo Brasil». Consultado em 21 de agosto de 2007. Arquivado do original em 3 de novembro de 2007 
  5. Assumiu a presidência em Agosto de 2007, depois do licenciamento do presidente eleito Augusto Paes de Barros
  6. «Press Release» (PDF) (em inglês). Consultado em 21 de agosto de 2007. Arquivado do original (PDF) em 23 de julho de 2007 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]