Ingibiorg Finnsdottir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ingibiorg Finnsdottir
Rainha da Escócia
Reinado c. 10581069
 
Nascimento c. 1030/35
  Noruega
Morte c. 1069
  Escócia
Nome completo  
em nórdico antigo: Ingibjörg Finnsdóttir
Cônjuge Thorfinn Sigurdsson
Malcolm III da Escócia
Descendência Paulo e Erlend Thorfinnsson
Duncan II da Escócia
Donald
Malcom
Pai Finn Arnesson
Mãe Bergljot Halvdansdottir

Ingibiorg Finnsdottir também conhecida como Ingibiorg, a Mãe de Condes (c. 1030/35 - c. 1069), foi a filha do Conde norueguês Finn Arnesson e de Bergljot Halvdansdottir.

Família[editar | editar código-fonte]

Seus avós paternos eram Arne Arnmodsson e Tora Torsteinsdatter Galge. Seu avô materno era Halvdan Sigurdsson.

Sua mãe era uma sobrinha dos reis da Noruega Olavo II e Haroldo III. Ingibiorg era prima de Tora Torbergsdatter, esposa de Haroldo III. Ela também era a sobrinha de Kalv Arnesson, o irmão de seu pai, que participou da Batalha de Stiklestad contra o rei Olavo II, na qual o monarca foi morto.

Sua irmã era Sigrid Finnsdatter, esposa de Orm Eilivsson, filho de Ragnhild Håkonsdatter, filha de Haakon Sigurdsson, Jarl de Lade e Rei da Noruega de 971 a 995.

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro marido foi o Conde das Órcades, Thorfinn Sigurdsson, também chamado de o Poderoso. De acordo com a Saga Orkneyinga escrita por volta de 1230, na época de seu casamento com Thorfinn, seu tio Kalv Arnesson estava em exílio nas Órcades.[1] De acordo com a mesma Saga, os eventos ocorreram entre o reinado de Magno I da Noruega de 1035 a 1047, e provavelmente antes da morte do Rei da Noruega e Inglaterra, Hardacanuto, em 1042.

O casal teve dois filhos: Paulo e Erlendo, ambos Condes das Órcades. A Saga Orkneyinga relata que os dois acompanharam Haroldo III e Tostigo à Inglaterra, e estiveram presentes na Batalha de Stamford Bridge, de 25 de setembro de 1066, juntamente com o filho de Haroldo, Olavo Haraldsson. Após a batalha, aos três foi dada permissão pelo rei Haroldo II de Inglaterra para deixar o país. O pai de Olavo foi morto na batalha por Haroldo II.

Thornfinn morreu em cerca de 1065.

Segundo casamento[editar | editar código-fonte]

Ingibiorg pode ter se casado novamente com o Rei Malcolm III da Escócia, em data desconhecida. Porém, devido ao fato de Ingibiorg não aparecer em nenhuma fonte inglesa ou escocesa como esposa de Malcolm, é considerado que ela pode ter sido apenas uma concubina do rei.[1]

Seus prováveis filhos foram:

Morte[editar | editar código-fonte]

Aparentemente Ingibiorg teria morrido em 1069, pois em 1070, o Rei se casou com Margarida de Wessex, irmã de Edgar de Wessex. Contudo, talvez ela tenha morrido antes de Malcolm se tornar rei, pois seu nome aparece em Liber Vitae Ecclesiae Dunelmensis, uma lista de monges e pessoas para as quais eram rezadas missas em Durham, como Ingeborg comitissa, indicando que ela era apenas uma Condessa.[2]

Referências

  1. a b Medieval Lands - Terras Medievais
  2. Duncan, pp. 42–43.