Ingrid Koudela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta biografia de uma pessoa viva não cita as suas fontes ou referências, o que compromete sua credibilidade. (desde junho de 2013)
Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Ingrid Dormien Koudela (São Paulo, 18 de março de 1948) é uma escritora, tradutora e professora universitária brasileira, uma das figuras centrais no estudo da didática do teatro e principal desenvolvedora do sistema de jogos teatrais e do pensamento de Viola Spolin em seu país, tendo traduzido toda sua obra ao português.

Professora livre-docente de didática e prática de ensino em artes cênicas da ECA USP, introduz o sistema de jogos teatrais na década de 80 no Brasil. Autora de vários livros sobre pedagogia do teatro, é uma das principais especialistas em teatro-educação, orientando vários estudos na área. Coordena o grupo de trabalho Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Ingrid Koudela foi consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) dos cursos brasileiros de teatro em 2001-2002.

Seu livro Jogos Teatrais analisa alguns dos fundamentos dos jogos teatrais indagando-os através dos pressupostos de construção do conhecimento de Jean Piaget.

Ingrid é também uma das especialistas brasileiras da obra de Bertolt Brecht, sendo seu principal foco as peças didáticas do autor alemão.

Publicações[editar | editar código-fonte]

Obra Editora Publicação
Um vôo brechtiano Ed. Perspectiva 1992
Texto e jogo Ed. Perspectiva 1999
Brecht na Pós-modernidade Ed. Perspectiva 2001
Heiner Müller - O espanto no teatro Ed. Perspectiva (organização) 2003
Jogos teatrais Ed. Perspectiva 2006
Brecht: Um jogo de aprendizagem Ed. Perspectiva 2007

Traduções[editar | editar código-fonte]

Obra Autor Publicação
Improvisação para o teatro Spolin 1978
O jogo teatral no livro do diretor Spolin 2000
Jogos teatrais: O fichário de Viola Spolin Spolin 2000
O jogo teatral na sala de aula Spolin 2007
Büchner: na pena e na cena - 2004

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Prêmio - JABUTI 2005, pela tradução do livro de Büchner: Na Pena e na Cena.[1]

Referências

  1. «Literatura alemã no Brasil - Tradutores - Koudela, Ingrid Dormien - Goethe-Institut». goethe.de (em bretão). Consultado em 29 de julho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]