Insidious: Chapter 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Insidious: Chapter 3
Insidious: Capítulo 3 (PRT)
Sobrenatural: A Origem (BRA)
 Estados Unidos
2015 •  cor •  97 min 
Direção Leigh Whannell
Produção Jason Blum
Oren Peli
Coprodução James Wan
Produção executiva Peter Schlessel
Steven Schneider
Roteiro Leigh Whannell
Elenco Dermot Mulroney
Stefanie Scott
Angus Sampson
Leigh Whannell
Lin Shaye
Gênero terror, sobrenatural, suspense
Supervisor técnico Timothy Alverson
Cinematografia Jennifer Spence
Companhia(s) produtora(s) Blumhouse Productions
Entertainment One
Stage 6 Films
Distribuição Estados Unidos Gramercy Pictures
Brasil Sony Pictures Releasing
Portugal Big Picture 2 Films
Lançamento Portugal 4 de junho de 2015
Estados Unidos 5 de junho de 2015
Brasil 30 de julho de 2015
Idioma inglês
Orçamento US$ 10 milhões[1]
Receita US$ 112.983.889[1]
Cronologia
Insidious: Chapter 2
(2010)
Insidious: The Last Key
(2017)
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Insidious: Chapter 3 (no Brasil: Sobrenatural: A Origem, em Portugal: Insidious: Capítulo 3) é um filme estadunidense de terror sobrenatural de 2015, escrito e dirigido por Leigh Whannell, marcando sua estreia como diretor, sendo o terceiro da franquia Insidious.

Apesar do Chapter 3 no título, o filme não é uma continuação de Insidious: Chapter 2, e sim uma prequela. Dermot Mulroney e Stefanie Scott estrelam o longa, que contou com as participações de Angus Sampson, Whannell e Lin Shaye, reprisando seus papéis dos dois filmes anteriores.

Foi lançado em 5 de junho de 2015 nos Estados Unidos, chegando ao Brasil no dia 30 de julho de 2015. Em Portugal, a estreia ocorreu antes, em 4 de junho.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Este filme é uma prequela de vários anos antes do assombro da família Lambert. Elise Rainier relutantemente concorda em usar sua habilidade espiritual para entrar em contato com os mortos para ajudar Quinn Brenner, uma adolescente cuja mãe Lilith morreu recentemente. Quinn acredita que Lillith vem tentando alcançá-la através do mundo espiritual, ela então visita Elise para uma leitura. Elise é incapaz de completar a leitura; ela para depois de ouvir uma presença demoníaca que ameaça matá-la. Ela avisa para Quinn parar de tentar chegar a sua mãe e que se "você chama a um dos mortos, todos eles podem ouvi-lo."

Logo depois, Quinn começa a ouvir barulhos à noite e percebe mais ocorrências sobrenaturais. Ela sai da escola no dia seguinte para uma audição para uma academia de teatro em Nova York. Antes de subir ao palco, ela percebe um vulto escuro acenando para ela de fora do palco. Ela acaba deixando sua audição no entanto, devido ao seu pai autoritário dando suas responsabilidades como cuidar de seu irmão, Alex, e gerenciar a casa, o que tornou impossível para ela memorizar suas falas. Mais tarde naquela noite, ela se encontra com sua amiga Maggie, e discute sua infelicidade com rigor de seu pai e sua falta de entusiasmo sobre seus sonhos. Enquanto elas atravessam a rua, Quinn vê a mesma figura escura acenando na rua e para para olhar, fazendo-a ser atropelada por um carro. O acidente a deixa temporariamente em uma cadeira de rodas com duas pernas quebradas em moldes. Seu pai, Sean, coloca-a na cama, com um sino para tocar, caso ela precise dele. Naquela noite, ela é acordada pelo som do sino tocando por si só. Na noite seguinte, ela ouve uma batida na parede. Supondo que ele é o seu vizinho do lado Hector, ela bate de volta e ele retorna. Quinn envia texto para Hector, que revela que ele não está em casa. Temendo que era outra pessoa ao lado, ela vai para a cama.

Estas ocorrências paranormais tornam-se mais frequentes, e toda vez, Sean a salva. O demônio se torna mais visível: um cadáver de uma vítima de queimadura com uma máscara de respiração, que emite um ruído. Em um ponto, o demônio traz Quinn até o apartamento no andar de cima, onde ela vê uma versão sem rosto, sem membros de si mesma. Sean corre até o apartamento e segue as pegadas de sangue para a janela quebrada. Um homem está deitado na calçada abaixo, como se ele tivesse cometido suicídio pulando para fora. Quando Quinn vai para observar a janela, o demônio agarra Quinn e tenta puxá-la sobre a borda. Sean a salva, mas seu pescoço é ferido no processo. Sean contata Elise, que hesitante entra no reino espiritual (que ela chama de "O Distante"). Ela se encontra com medo e o espírito de Parker Crane / Bride in Black quase a mata. Ela é trazida de volta à vida apavorada, e se recusa a continuar. Sean não tem escolha a não ser chamar outra pessoa, um par de blogueiros, a mando de seu filho: Specs e Tucker. Enquanto isso, em um restaurante chinês, Elise procura consolo de seu amigo Carl, que compartilha seu "dom". Carl a tranquiliza dizendo que ela é muito mais forte do que ela acredita, porque ela é um ser vivo.

Depois de uma experiência aterrorizante com Quinn e o demônio, Specs e Tucker tentam retirar-se do caso, mas Elise, agora disposta a ajudar, aparece, mais poderosa e confiante. Ela revela que o demônio não é como os outros que ela encontrou. Onde a maioria dos espíritos do Distante buscam encontrar corpos para possuir, para que possam viver de novo, esse demônio, arrasta as almas vivas e puras para o Distante, podendo assim torturá-las. No Distante, Elise liberta o espírito de uma menina que o demônio havia capturado anos antes e supera Bride in Black. O demônio assume a forma do marido morto de Elise, Jack, que se matou há um ano e, em uma tentativa de enganá-la, diz para se matar para que eles possam ficar juntos. Depois de uma reunião chorosa, Elise percebe que na verdade é o demônio, e facilmente o derrota, mas ele agarra uma versão sem rosto de Quinn. Essa versão de Quinn é revelada ser a metade da alma de Quinn com os controles dos demônios. Elise retorna ao mundo dos vivos, e diz ao grupo que esta parte da batalha deve ser travada por Quinn sozinha. No entanto, Quinn está perdendo a batalha, enquanto sua versão alternativa ganha mais de seus recursos. Elise ouve a voz da esposa do vizinho de Brenner, que havia morrido na outra noite, levando-a ao diário de Quinn, que contém uma carta que Lillith queria que ela lesse antes de se formar. O poder desta carta ajuda a orientar Lillith para salvar Quinn e banir o demônio. Lillith a deixa com algumas palavras de despedida, e a família está finalmente reunida. Specs e Tucker decidem juntar-se com Elise para lidar com outros distúrbios sobrenaturais.

Elise vai para casa e encontra o espírito de seu marido que deixou sua camisola na cama. Sobrecarregado com emoção, ela mantém sua estreita camisola. Seu cão, em seguida, começa a latir para a escuridão, onde um rosto sinistro espia de volta para ela. Enquanto Elise olha para um rosto pequeno, um demônio com face em vermelho sangue sai ao lado dela.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator Personagem
Stefanie Scott Quinn Brenner
Dermot Mulroney Sean Brenner
Lin Shaye Elise Rainer
Angus Sampson Tucker
Leigh Whannell Specs
Hayley Kiyoko Maggie
Steve Coulter Carl
Ashton Moio Hector
Tate Berney Alex Brenner
Ele Keats Lilith Brenner
Adrian Sparks Jack Rainier
Michael Reid MacKay O homem que não pode respirar
Joseph Bishara Demônio

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Insidious: Chapter 3 arrecadou 52,2 milhões de dólares na América do Norte e 60,6 milhões em outros territórios, para um total mundial de 112,8 milhões de dólares, contra um orçamento de 10 milhões.[2]

A resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

A revisão site agregador Rotten Tomatoes lista um índice de aprovação de 58%, com base em 106 avaliações, com uma média de classificação de 5.5 / 10. O consenso crítico do site lê, "Insidious: Chapter 3 não é tão terrível quanto o original, embora ele possui profundidade temática surpreendente e é animada por um outro bom desempenho de Lin Shaye".[3] No Metacritic, que atribui uma classificação normalizada, o filme tem uma pontuação de 52 em 100, com base em 26 críticos, indicando "críticas mistas ou médias".[4]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. a b «'Insidious Chapter 3' Box Office» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 21 de outubro de 2017 
  2. «Insidious Chapter 3». Box Office Mojo. 17 de junho de 2015. Consultado em 19 de junho de 2016 
  3. "Insidious: Chapter 3"
  4. "Insidious: Chapter 3 Reviews"