Inspetor Max

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Inspector Max)
Ir para: navegação, pesquisa
Inspetor Max
Informação geral
Formato Série
Gênero Policial
Duração ± 50 min.
Criador(es) Virgílio Castelo
País de origem  Portugal
Idioma original Português
Produção
Elenco Fernando Luís
Rui Santos
Ruy de Carvalho
Patrícia Tavares
Rita Salema
Isaac Alfaiate
José Carlos Pereira
Exibição
Emissora de televisão original TVI
Transmissão original 14 de março de 2004 - presente
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 122 (lista de episódios)

Inspetor Max é uma série televisiva portuguesa criada por Virgílio Castelo e pelas Produções Fictícias, transmitida pela TVI e também pela TVI Ficção.

Inspector Max é uma série policial criada em 2003 e exibida na TVI entre 2004 a 2005 com um total de 104 episódios em 2 temporadas.

Em 2016, a TVI renovou a série para uma terceira temporada com novos atores, mas com os mesmos personagens principais de 2004.[1]

Em 2017, a TVI renovou a série para uma quarta e última temporada.[2]

É uma série pautada pelo mistério e pela resolução de casos de polícia.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

1ª temporada[editar | editar código-fonte]

Tem como história um cão chamado "Max", que é encontrado pelos dois filhos do inspetor Jorge Mendes (Fernando Luís),este que é um homem solitário, cuja mulher morreu, quando os filhos ainda eram pequenos, em virtude de um despiste de automóvel.

Jorge trabalha no DIC de Setúbal, Departamento de Investigação Criminal, na 1.ª temporada.

2ª temporada[editar | editar código-fonte]

Na 2.ª temporada a equipa bem sucedida do DIC de Setúbal foi convidada para ir para o DECC (Departamento Especial de Combate ao Crime). A chefe do departamento, Graça Madureira (Fátima Belo), depois de alguns casos resolvidos no DECC foi convidada a integrar a Interpol. O lugar de chefe é ocupado por Teresa Henriques (Sílvia Rizzo). Max, Jorge e Sérgio, o melhor amigo e parceiro de Jorge, constituem o trio vitorioso.

3ª temporada[editar | editar código-fonte]

Anos depois de colaborar com o Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária, o velho Inspector Max reformou-se, já depois de ter sido pai de uma ninhada de cachorros da qual a família Mendes adotou um elemento ao qual deu o nome de Max Júnior. Em dez anos, a própria família mudou bastante já que Jorge Mendes (Fernando Luís) se casou com Joana (Patrícia Tavares), uma jovem e brilhante advogada, com quem teve um filho, Manuel. Joana entrou assim na vida e na casa dos Mendes acompanhada de Francisca, a sua filha de uma relação anterior. Uma miúda rebelde cuja entrada num ambiente familiar amplo não está a ser fácil, sobretudo com a chegada da adolescência. O Avô João (Ruy de Carvalho), que mora agora num apartamento próprio para dar mais “espaço” à nova família, mantém uma relação divertida, “de gato e rato”, com Lucinda, a nova empregada a tempo inteiro de casa, uma mulher muito positiva e animada. Já os filhos de Jorge, Tiago e Catarina Mendes, estão com vinte e poucos anos e abraçaram o legado do pai de corpo e alma: Catarina estudou ciências criminais em Inglaterra, já Tiago terminou o curso de Direito, ingressando de imediato na Polícia Judiciária Portuguesa. Quem não teve uma vida fácil foi o Inspector Sérgio Calado (Rui Santos), que atravessa um período pessoal conturbado após o seu segundo divórcio, desta vez com Elisa Xavier (Gabriela Barros), uma médica com quem tem uma relação difícil de (ainda) amor e ódio. O Sérgio é agora o Inspector-Chefe do DIC, respondendo perante Jorge, mas comandando em campo os Inspectores da Brigada. O Departamento de Investigação Criminal, conta ainda com dois Inspetores que são a nata da investigação criminal portuguesa: Lena Ribeiro, uma mulher de ação e dona de um humor negro que não hesita utilizar em qualquer situação e Jaime Silva (José Carlos Pereira), perito em informática e Taekwondo. A trabalhar em ligação estreita com os Inspetores, temos o Laboratório Científico do Departamento de Investigação Criminal, chefiado pela Dr.ª Vera (Maura Faial), uma mulher bastante perspicaz, que mantém algum mistério acerca da sua vida pessoal e do seu passado.[3]

Série[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Data de exibição
Estreia Final
1 52 14 de março de 2004
2 52 2005
3 26 24 de dezembro de 2016 TBA
4 [4] 13 TBA TBA

Elenco[editar | editar código-fonte]

Os atores convidados da primeira temporada, voltam na segunda temporada, com papéis diferentes. Contrariamente ao anunciado por Pedro Figueira, eram apenas dois cães em gravação e não sete. Max, o primeiro, possuia sete filhos: Cão do Bolas e os outros seis.

Doze anos depois da 1.ª temporada, a TVI confirmou uma 3.ª temporada da série, a estrear em 2017. As boas audiências registadas pelas constantes repetições (aos sábados e domingos, de manhã) foram decisivas. Fernando Luís, Rui Santos, Ruy de Carvalho, Patrícia Tavares, Rita Salema, Gabriela Barros, Madalena Brandão, Isaac Alfaiate, José Carlos Pereira e Maura Faial estão confirmados no elenco.

Ator Personagem Temporadas
1 2 3 4
Fernando Luís Jorge Mendes Regular
Rui Santos Sérgio Calado Regular
Ruy de Carvalho João Ferreira Regular
Afonso Maló Tiago Mendes Regular
Isaac Alfaiate Regular
Sara Butler Catarina Mendes Regular
Mariana Marques Guedes Recorrente
Sandra Celas Júlia Pinto Lopes Regular
Manuela Cassola Justina Regular
Philippe Leroux Edgar Lobo Convidado Regular
Quimbé António Alves Convidado Regular
Manuel Lourenço Duarte Convidado
Fátima Belo Graça Madureira Regular Recorrente
Sílvia Rizzo Teresa Henriques Regular Participação
Diogo Ferreira Vasco Regular
Bárbara Norton de Matos Sílvia Nunes Regular
Henrique Viana Antunes Regular
Alexandre de Sousa Virgílio Assunção Soares Recorrente
Rita Salema Lucinda Regular
José Carlos Pereira Jaime Silva Regular
Patrícia Tavares Joana Freitas Mendes Regular
Gabriela Barros Elsa Xavier Regular
Madalena Brandão Helena Ribeiro Regular
Maura Faial Vera Lucas Regular
Vera Pimentel Francisca Freitas Regular
André Carvalho Manuel Mendes Regular
Ana Varela Sofia Regular

† Ator/Atriz falecido/a

Audiências[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio de Inspetor Max foi transmitido no dia 14 de Março de 2004, pelas 21h50, tendo obtido uma audiência média de 14,4% e um share de audiência de 36,2%.[5]

O regresso de Inspetor Max com o Especial de Natal - Tudo em Família fez deste programa o mais visto do dia. A estreia da terceira temporada conquistou os telespectadores e conquistou 1 milhão e 50 mil portugueses. O pico de audiência foi registado às 22h01 quando a série conquistou 34,2% de quota de mercado.[6]

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Temporada 1–2[editar | editar código-fonte]

Temporada 3[editar | editar código-fonte]


- Ator/a falecido/a

Episódios da série[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Data de exibição
Estreia Final
1 52 14 de março de 2004 -
2 52 2005 -
3 26 24 de dezembro de 2016 TBA
4 [7] 13 TBA TBA

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências