Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro Universitário IBMR
Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação
IBMR
Nomes anteriores Centro Universitário Hermínio da Silveira
Fundação 18 de junho de 1969
Tipo de instituição Privada, Secular
Mantenedora Anima Educação
Localização Rio de Janeiro, Rio de Janeiro Rio de Janeiro
Reitor(a) Rafael Ciccarini
Diretor(a) Vinicius Machado
Total de estudantes +10 000
Página oficial www.ibmr.br

O Centro Universitário IBMR é uma instituição privada de ensino superior brasileira com três campi na cidade do Rio de Janeiro – Barra, Botafogo e Catete - o IBMR é composto, também, por duas Clínicas Escola. Fundada em 1969 pelo Dr. Hermínio da Silveira, a instituição oferece cursos de graduação (nas modalidades presencial, semipresencial e EAD), pós-graduação lato sensu e extensão e completou 50 anos em 2019.

Em 2018, o IBMR recebeu o Conceito Institucional máximo (cinco) no processo de avaliação para o Recredenciamento Institucional conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), e pode ser considerado um dos três melhores Centros Universitários privados do Estado do Rio de Janeiro.

A instituição oferece mais de 120 cursos, sendo 52 de graduação, entre bacharelados, licenciatura e tecnólogos, e 75 cursos de pós-graduação lato sensu.

História[editar | editar código-fonte]

O IBMR foi fundado em 1969 pelo Dr. Hermínio da Silveira, no atual campus Catete, com o nome oficial de Curso Cooper. O embrião do centro universitário era um curso de ensino supletivo de 1º e 2º graus e curso preparatório para vestibular.

Em 1974, o Curso Cooper se transformou em Centro Universitário Hermínio da Silveira. Com o objetivo principal de difundir educação e cultura em todo o território nacional, ofereceu, inicialmente, cursos livres de Fonoaudiologia e Ortóptica, sendo a primeira instituição de ensino superior do Estado a abrir esses últimos dois cursos. Em 1979, passou a oferecer novos cursos na área de Saúde: Técnico e Auxiliar de Enfermagem, Nutrição e Dietética, Acupuntura, Patologia Clínica e Massoterapia.

Em 1983, abriu o seu primeiro curso de pós-graduação lato sensu (Docência do Ensino Superior) e criou a Faculdade de Ciências da Saúde e Sociais.

A nova sede, na Praia de Botafogo, foi inaugurada em 1990.

Os primeiros atendimentos à população tiveram início em 1992, no chamado Centro de Reabilitação do Campus Catete (Fonoaudiologia, Fisioterapia, Ortóptica, Campimetria, Psicologia, Psicomotricidade, Serviço de Psicologia Aplicada e Especialidades Médicas), o que, mais tarde, veio a se tornar a primeira Clínica Escola do centro universitário.

Em 2011, o Campus Barra foi inaugurado, novos cursos foram lançados e o atual Global Office, que promove a internacionalidade e a empregabilidade, foi inaugurado.

Em 2018, o centro universitário passou pelo processo de Recredenciamento Institucional do Ministério da Educação (MEC) e conseguiu alcançar o conceito máximo (cinco), reforçando a sua qualidade. Somente em 2019, o IBMR recebeu Conceito de Curso (CC) máximo em três cursos: Ciências Contábeis, Marketing e Gestão de Recursos Humanos.

A instituição completou 50 anos de existência no dia 18 de junho de 2019, e, para comemorar a data, deu início à campanha “Canectado com o Planeta”. Desenvolvida pela Escola de Comunicação, Design, e Educação, a ação pretende eliminar o descarte de cerca de 15 quilômetros de copos plásticos descartáveis, uma pilha quase duas vezes maior que o Everest, a montanha mais alta da Terra. A ideia do projeto é que os colaboradores da instituição deixem de usar copos descartáveis e os substituam por canecas. Isso pode significar uma redução de até 700 copos plásticos por funcionário ao ano, somando mais ou menos 188.400 unidades a menos na natureza.

Conceitos Institucionais[editar | editar código-fonte]

Missão[editar | editar código-fonte]

Atuar com práticas inovadoras e de excelência no ensino, na extensão e nos processos de gestão de maneira a difundir o conhecimento, socializar boas práticas e formar profissionais que promovam o desenvolvimento da sociedade.

Visão[editar | editar código-fonte]

Ser uma Instituição de Educação reconhecida pela sua excelência acadêmica e pelos processos de gestão, com uma atuação que contribua para o desenvolvimento da sua comunidade acadêmica e da sociedade.

Valores[editar | editar código-fonte]

» Responsabilidade corporativa, compromisso social, transparência e ética.

» Convívio universitário saudável, fraterno e coletivo.

» Participação ativa do indivíduo no seu desenvolvimento e crescimento.

» Respeito à diversidade, com estímulo ao pensamento crítico e ao relacionamento multicultural.

» Aprendizado técnico e profissional, porém sem perder a visão humanista.

» Trabalho participativo e em equipe.

Campi[editar | editar código-fonte]

Campus Barra[editar | editar código-fonte]

Com o endereço na Avenida das Américas – 2603, o Campus Barra possui excelente localização e infraestrutura: instalações e laboratórios modernos, e aparelhos de ponta dão maior qualidade ao ensino; e a Clínica Escola ajuda os alunos a aprender na prática o que foi ensinado em sala de aula.

Campus Botafogo[editar | editar código-fonte]

Localizado em um tradicional bairro da Zona Sul do Rio, o Campus Botafogo tem seu endereço na Praia de Botafogo – 158.

Campus Catete[editar | editar código-fonte]

O Campus Catete está localizado na Rua Corrêa Dutra – 126. Ele concentra todos os cursos da Escola de Saúde, e conta com uma Clínica Escola, onde os alunos colocam em prática os aprendizados de sala de aula.

Graduação[editar | editar código-fonte]

Os Cursos de Graduação são divididos em dez Escolas: Ciências Biológicas e da Saúde; Gestão e Negócios, Comunicação & Artes, Ciências Jurídicas; e Engenharias, Arquitetura e Urbanismo & Design, Ciências Agrárias & Meio Ambiente, Ciências Humanas, TI & Computação; e Turismo & Hospitalidade.

Pós-graduação lato sensu[editar | editar código-fonte]