Instituto Meteorológico da Noruega

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Meteorológico da Noruega
upright=!Artigos sem imagens
Meteorologisk institutt Oslo.jpg
História
Fundação
Quadro profissional
Tipo
Estado legal
Sede social
Oslo (Blindern (en))
País
Coordenadas
Organização
Fundador
Organização mãe
ministry of Climate and Environment (en)
Setor de atividade
Afiliação
Organização Meteorológica Mundial (a partir de )
European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (en)
Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (a partir de )
Website
(no + en) www.met.no
Identificador
TVA européenne
Registre de Brønnøysund
OpenCorporates

O Instituto Meteorológico Norueguês (em norueguês: Meteorologisk institutt), também conhecido internacionalmente como MET Noruega, é o instituto meteorológico nacional da Noruega. Ele fornece previsões do tempo para usos civis e militares e conduz pesquisas em meteorologia, oceanografia e climatologia. Ele está sediada em Oslo e possui escritórios e estações em outras cidades e locais. Possui cerca de quinhentos funcionários em tempo integral e foi fundado em 1866.

História[editar | editar código-fonte]

O instituto foi fundado em 1866 com a ajuda do astrônomo e meteorologista norueguês Henrik Mohn, que atuou como seu diretor até 1913. Ele é creditado como fundador da pesquisa meteorológica na Noruega. A abreviatura MET Oslo ou MET OSLO é usada internacionalmente há muito tempo; a Organização Meteorológica Mundial, por exemplo, recomendou em 1956 que seus membros padronizassem as referências a este instituto como MET OSLO.[1]

Atividades[editar | editar código-fonte]

O instituto tem cerca de 500 funcionários e cerca de 650 observadores em tempo parcial em todo o país. Também operou o último navio meteorológico remanescente no mundo, o MS Polarfront, estacionado no Atlântico Norte, até que foi descontinuado devido a questões orçamentárias em 1 de janeiro de 2010 e substituído por dados de satélite e boias.

O instituto representa a Noruega em organizações internacionais como a Organização Meteorológica Mundial (WMO), o Centro Europeu de Previsões do Tempo de Médio Prazo (ECMWF) e EUMETSAT. O Instituto também é parceiro de uma série de projetos internacionais de pesquisa e monitoramento, incluindo EMEP, MyOcean, MyWave e o Sistema Oceanográfico Operacional da Plataforma Noroeste (NOOS).

Referências

  1. Abridged Final Report of the Session, Commission for Marine Meteorology, Secretariat of the World Meteorological Organization, p. 47, 1956

Ligações externas[editar | editar código-fonte]