Instituto Nacional de Meteorologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET) é um órgão federal da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), criado em 1909 com a missão de prover informações meteorológicas através de monitoramento, análise e previsão do tempo e clima, concorrendo com processos de pesquisa aplicada para prover informações adequadas em situações diversas, como no caso de desastres naturais como inundações e secas extremas que afetam, limitam ou interferem nas atividades cotidianas da sociedade brasileira.

Produtos

Em 2012 o INMET atualizou suas ferramentas[1], tendo como sua linha principal de previsão numérica os modelos MBAR com resolução horizontal de 10km e COSMO[2] 7 km, ambos cobrindo todo o território nacional e a maior parte do território da América do Sul, e o modelo COSMO 2.8km cobrindo a região Sul do país, que engloba os estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.[1] O produto MBAR 10km é executado diariamente a cada seis horas, nos horários 00Z, 06Z, 12Z e 18Z com previsão para até cinco dias. O COSMO 7 km é executado duas vezes ao dia, nos horários 00Z e 12Z com previsão para até três dias. O COSMO 2.8km é executado duas vezes ao dia, nos horários 00Z e 12Z com previsão para até 24 horas.

  1. «INMET lança novos produtos de previsão do tempo e nova ferramenta de visualização» (PDF). Fevereiro de 2012. Consultado em 30 de Março de 2012 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Meteorologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.