Instituto Smolny

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Instituto Smolny
Instituto Smolny
Tipo edifício escolar
Geografia
Coordenadas 59° 56' 47" N 30° 23' 47" E
Mapa
Localização Smolny Passage - Rússia
Patrimônio patrimônio cultural nacional russo
Homenageado Convento Smolny

O Instituto Smolny (em russo:Смольный институт) é um edifício pseudoclássico em São Petersburgo que foi um local importante da História da Rússia.

História[editar | editar código-fonte]

O edifício foi construído por Giacomo Quarenghi a mando da Sociedade Para a Educação de Jovens Donzelas entre 1806-08 para receber o Instituto Smolny Para Jovens Donzelas, uma ideia concebida por Ivan Betskoy com a autorização de Catarina, a Grande em 1764, tendo recebido o nome devido ao Convento Smolny que ficava perto. O Smolny foi a primeira instituição educacional para mulheres na Rússia e continuou a funcionar com o dinheiro das imperatrizes russas até pouco antes da Revolução Russa de 1917. O jardim e a vedação de ferro foram acrescentados durante o início do século XIX.

Em 1917, Vladimir Lenine escolheu o edifício para se tornar a sede do Partido Bolchevique durante a Revolução de Outubro. Foi a residência oficial de Lenine durante vários meses, até o governo nacional se mudar para o Kremlin de Moscovo. Depois disso, o Smolny tornou-se na sede local do Partido Comunista, ou seja, uma espécie de câmara municipal. Em 1927, uma estátua de Lenine da autoria do escultor Vasily Kozlov e dos arquitectos Vladimir Shchuko e Vladimir Gelfreukh, foi erguida em frente ao edifício.

Foi lá que Sergei Kirov foi assassinado em 1934.

Depois de 1991, o Smolny foi usado como residência oficial do presidente da câmara e local de administração da cidade. Vladimir Putin trabalhou lá entre 1991 e 1997 durante o mandato de Anatoly Sobchak.

O nome "Smolny" vem do local onde o edificio se encontra, já que nos primeiros anos da cidade de São Petersburgo, este encontrava-se no cimo da cidade, onde se produzia resina de pinheiro ("smola" em russo) para utilizar na construção naval e na sua manutenção. Assim, o local acabou por receber o nome de "smolny": sítio onde se produz resina de pinheiro.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Instituto Smolny