Instituto Tecnológico SIMEPAR

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Simepar – Sistema Meteorológico do Paraná é um empreendimento científico e tecnológico de inovação de direito privado e interesse coletivo, sem fins lucrativos. Criado em 1993, está sediado no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, Estado do Paraná, na Região Sul do Brasil. Suas atividades são dirigidas à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à prestação de serviços nas áreas de meteorologia, hidrologia e meio ambiente. Nesse sentido, gera dados e produtos, bem como realiza estudos, pesquisas e capacitação de pessoas.

São objetivos do Simepar:

  • a realização de serviços de monitoramento e previsão de tempo e clima;
  • o fornecimento de soluções integradas de sistemas de monitoramento e previsão;
  • o desenvolvimento de projetos de pesquisas científicas e tecnológicas;
  • a consultoria técnica nas áreas de meteorologia, hidrologia, ciências ambientais e suas aplicações;
  • a aferição e a calibração de equipamentos de monitoramento;
  • o planejamento, a constituição, a manutenção e o gerenciamento de banco de dados ambientais;
  • o desenvolvimento de modelos de simulação ambiental para obtenção e manutenção de licenciamentos;
  • a cooperação com instituições de ensino e pesquisa;
  • a captação de recursos financeiros destinados à programação de planos, projetos e atividades;
  • o desenvolvimento de outras atividades correlatas.

Para atingir os seus objetivos, o Simepar estabelece parcerias, consórcios, convênios, contratos, acordos e ajustes com pessoas e organizações nacionais e internacionais.

Os serviços desenvolvidos pelo Simepar contribuem para a salvaguarda de vidas e a redução de riscos, danos, prejuízos patrimoniais e impactos ambientais, bem como para o aumento da produtividade na economia. Entre os setores beneficiados pelo trabalho do Simepar estão o energético, defesa civil, ensino e pesquisa, recursos hídricos, meio ambiente, indústria, agronegócio, transportes, saúde, turismo, eventos, seguros, construção civil, comércio, comunicação social e lazer. Altamente especializado, o corpo técnico é formado por profissionais, pesquisadores e consultores das áreas de ciências atmosféricas e ambientais, engenharias e tecnologias da informação (TI). O Simepar está compromissado com um modelo de desenvolvimento social e econômico baseado em sustentabilidade ambiental e responsabilidade social.

Missão[editar | editar código-fonte]

Prover a sociedade de dados, previsões, produtos e serviços de natureza meteorológica, hidrológica e ambiental e promover a pesquisa científica, o desenvolvimento tecnológico e a capacitação de recursos humanos nas áreas das ciências atmosféricas e ambientais.

Gestão[editar | editar código-fonte]

Instituído como Serviço Social Autônomo, o Simepar está vinculado por cooperação à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. A estrutura organizacional do Simepar é composta por Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva e as seguintes Coordenadorias Temáticas:

Coordenadoria de Monitoramento e Previsão - atividades de monitoramento e previsão de tempo, elaboração de laudos meteorológicos, geração e disseminação de dados hidrometeorológicos;

Coordenadoria de Infraestrutura - atividades de projeto, aquisição, instalação, operação, supervisão e manutenção da infraestrutura de equipamentos e do Laboratório de Padrões, bem como prestação de serviços para outras entidades;

Coordenadoria de Integração Tecnológica - atividades de consultoria e supervisão técnica, desenvolvimento de projetos, integração e prospecção tecnológica nas áreas de meteorologia, climatologia, hidrologia e recursos hídricos;

Coordenadoria de Informática - atividades de suporte e administração do sistema computacional e desenvolvimento de sistemas de disseminação e visualização científica;

Coordenadoria de Administração - atividades de natureza administrativa, financeira, contábil e serviços gerais.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

O conjunto integrado de infraestrutura tecnológica e computação de alto desempenho viabilizam a recepção, o processamento e a disseminação de dados, bem como a geração de informações em tempo real e fluxo contínuo. Desse modo, o Simepar capta, compreende e interpreta os sinais da natureza para agregar-lhes valor e inovar.

Radares[editar | editar código-fonte]

Rede telemétrica hidrometeorológica de superfície

Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas      

RINDAT - Rede Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas

Sistemas de Processamento de Imagens de Satélites Meteorológicos

Laboratório de Manutenção Eletrônica

Laboratório de Padrões Hidrometeorológicos

Aplicativos[editar | editar código-fonte]

RADVIS - Sistema de Visualização de Dados de Radares Meteorológicos

WEBMET - Sistema Automatizado de Registro e Gerenciamento das Observações Meteorológicas

AMH - Ambiente de Monitoramento Hidrológico

SISRAIOS - Sistema de Visualização de Descargas Atmosféricas

SIPPER - Sistema de Previsão Probabilística de Eventos de Raios

Legislação[editar | editar código-fonte]

Lei nº 17709 15/03/13

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Furacão Catrina Portal da
meteorologia