Instituto de Educação do Pará

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde junho de 2016).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Logo

Instituto de Educação estadual do Pará (IEEP) foi fundado em 1871 como a primeira escola normal na gestão do então governador Joaquim Machado Portela, presidente da província do Pará, e é um dos colégios mais antigos do Brasil. A conquista da profissionalização iniciada com a escola normal significou um importante avanço da instituição pública no estado do Pará.

No final de janeiro de 1947, a escola passou a ser chamar Instituto de Educação do Pará (IEP), hoje Instituto Estadual de Educação do Pará (IEEP). O instituto entra em um novo período com o advento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que retomou o ensino médio e a modalidade normal.

É o segundo colégio mais antigo do estado do Pará, atrás apenas para o Colégio Estadual Paes de Carvalho, que foi fundado em 1841.

Sua formação durante muitos anos era voltada para o magistério, mas desde 2002, o colégio também atende alunos do ensino médio regular.

Hoje tem status de boa escola pública, possuindo 259 troféus em sua vitrine de canto orfeônico, teatro, banda marcial e grupo folclórico, entre outras premiações e homenagens.

Prédio do colégio

A escola atende 1.300 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

O IEEP é constituído por três prédios, um tombado pelo patrimônio histórico, o outro administrativo, funcionando na parte superior o ginásio de esportes e mais um anexo.Toda a estrutura predial do Instituto foi recentemente restaurada.

Uniforme[editar | editar código-fonte]

Quanto ao uniforme, ele se mantém tradicional, a camisa é sempre por dentro da calça e da saia. As meninas usam saias e meninos calças,ambos, na cor azul marinho.

Professores[editar | editar código-fonte]

  • 2016
Matemática Português Artes Biologia Ed. Física Química História Sociologia Física Filosofia Geografia Inglês Espanhol
Claudio

Pedro Rosa

Debora Saraiva Ribamar II Daniel Carlindo Sergio Ione Pina Luiz II Valmor Luiz Celso Nitsa Mônica
Ícone de esboço Este artigo sobre escolas ou colégios é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.