Intermares (bairro de Cabedelo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Intermares, veja Intermares (desambiguação).
Localização
Mapa-Cabedelo-Intermares.png
Administração
Bairros limítrofes
Características geográficas
Área total 1,997.1
Fonte: IBGE/14 de novembro de 2007

Intermares é um bairro do município de Cabedelo, cidade ao norte de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

Limita-se ao sul com o bairro do Bessa, ao Norte com o bairro do Poço, Cabedelo, ao leste com o Oceano Atlântico.

É uma zona de litígio entre os dois municípios, pois o sul de Cabedelo, exceto o Renascer, possui mais relações com a cidade vizinha que com o Centro da sede municipal e existe um pequeno movimento de moradores que reivindicam a anexação a João Pessoa. A enseada de Intermares é a única da formação enseática trigêmea que engloba bairros de mais de um município (a enseda de Manaíra é mais densa e possui 3 bairros englobados na mesma, porém todos são bairros da sede). Intermares é a principal civilização da enseada setentrional, visto que controla mais da metade da mesma (no entanto o Bessa Setentrional tem também forte peso por sua grande densidade), e também a única intra-enseática que não controla nenhum lime enseático ou pontal silicatídeo (característica similar a Manaíra, com a diferença óbvia de que apesar do predomínio desta última em sua reentrância oceânica, a mesma não controla mais da metade da enseada sobre a qual reina civilizacionalmente). Intermares a exemplo da Torre é dos poucos bairros da região metropolitana que tem aspecto planejado se visto de cima e menos ao acaso ou ao meio natural com várias retas e trapézios enquanto a Torre tem um desenho ainda mais ousado, similar a uma cabine de avião porém com menos áreas amplas planejadas para serem ambientes além privativos visto a densidade e pouco espaço e idade do planejamento; suas zonas não privativas são mais circulares e viárias, mais curvas e insulares diante do tráfego mor dali.

Geografia[editar | editar código-fonte]

É conhecido por abrigar a Praia de Intermares, muito frequentada por adeptos do surf, kitesurfe, wakeboard e windsurf, por causa das boas ondas no trecho chamado de "Mar do Macaco", sendo também ponto de desova de tartarugas-marinhas.[1][2]

Sua avenida longitudinal interna principal se denomina Mar Vermelho e corta o meio do bairro. Está entre o centro e o norte da grande enseada do Bessa, bairro localizado na margem sul da mesma. Ao norte está o lime da enseada denominada Ponta de Campina, onde há uma construção colorida em forma de escada "lego" . O padrão de verticalização de Intermares assim como o do Cabo Branco diverge claramente de outras civilizações costeiras pessoenses e próximas, pois não se baseia no estilo manhatização com dezenas de andares. Isso dá uma atmosfera mais residencial e tranquila ao bairro a exemplo do que ocorre ao Cabo Branco, enquanto bairros com o padrão dezenas de andares tendem a ter um terciário mais pujante, o que de facto tem suas vantagens mas também acaba por impactar a atmosfera da latitude e zona específica (no entanto no caso da enseada meridional os factores geofísicos se sobressaem mais nesse aspecto).

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]