International Superstar Soccer (jogo eletrônico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela série, veja International Superstar Soccer.
International Superstar Soccer
Desenvolvedora(s) Konami
Publicadora(s) Konami
Plataforma(s) SNES
Série International Superstar Soccer
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Futebol, Esporte
Modos de jogo Single player, multiplayer
Classificação Permitido para todas as idades i ESRB (América do Norte)

International Superstar Soccer (実況ワールドサッカーパーフェクトイレブン, Jikkyō Wārudo Sakkā Pāfekuto Irebun?, "Live World Soccer Perfect Eleven") no Japão) é um jogo de Futebol desenvolvido pela Konami para o Super Nintendo Entertainment System. É conhecido como o melhor jogo de futebol disponível para quaisquer sistemas de 16 bits, principalmente devido à sua abordagem realista, inovadora para a época.[1]


Conteúdo[editar | editar código-fonte]

Modos de jogo[editar | editar código-fonte]

  • Amistoso: Um simples amistoso, que pode ser jogado contra a CPU, outro jogador, ou somente assistindo enquanto a CPU controla ambos os times.
  • Copa Internacional: Um modo que simula a Copa do Mundo FIFA (que tem rodada qualificatória, aonde os times são distribuídos em seis grupos de quatro times cada.), daquele ano. Os 32 melhores nesse estágio se qualificam para a fase mata-mata até que o campeão seja conhecido.
  • Mini Torneio: 24 seleções participam
  • Copa Europeia: Um modo que simula o Campeonato Europeu de Futebol, (que teve uma rodada qualificatória onde os times são distribuídos em seis grupos de quatro times cada. Os 24 melhores nesse estágio se qualificam para a fase mata-mata até o campeão daquele ano é conhecido.),
  • Liga Mundial: 16 seleções participam em um torneio de pontos corridos com jogos em casa e fora.
  • Série Mundial: Uma competição de liga em que todos do times jogam uns contra os outros em um sistema de pontos corridos.
  • Treinamento: Uma série de desafios em diferentes aspectos (drible, passe, chute ao gol, defesa e cobrança de escanteio, em ordem), onde o jogador precisa completar esses desafios com sucesso no tempo estabelecido, com o gol para aperfeiçoar suas habilidades.
  • Cenários: Possibilita ao jogador escolher uma entre nove partidas em curso, na ordem de alcançar a vitória antes do tempo acabar (todas as partidas começam durante o segundo tempo, e o time do jogador talvez esteja perdendo ou empatado). Um empate resulta em fracasso.
  • Pênaltis: Uma simples partida de pênaltis. Cada time cobra cinco tiros alternadamente e, se não tiver vencedor depois das cobranças, eles vão para a morte súbita.

O jogo usa um sistema de senha para salvar e carregar a Copa Internacional e partidas da Série Mundial e da Copa Europeia.

Times[editar | editar código-fonte]

O jogo contém 27 seleções, todas elas baseadas nas suas contrapartes da vida real da Copa do Mundo FIFA de 1994 e do Campeonato Europeu de Futebol de 1992, mesmo no caso das não-participantes Áustria, Dinamarca, França, País de Gales, Escócia e Inglaterra, Portugal é representado pela sua seleção das eliminatórias. Desses times, 20 realmente entraram na Copa do Mundo. Bolívia, Arábia Saudita, Grécia e Marrocos não aparecem no jogo, mesmo estando qualificadas para o torneio. A versão japonesa tem apenas 27 seleções nas quais inclui 5 seleções asiáticas: Irã, Iraque, Coreia do Norte, Arábia Saudita e Japão. A Inglaterra participa com a bandeira da Grã-Bretanha.

Recepção[editar | editar código-fonte]

No lançamento, a Famitsu deu ao jogo uma nota 29 de 40. A GamePro comentou que mesmo que falhe em destronar FIFA International Soccer como o melhor simulador de futebol para o SNES pelos seus controles imprecisos e sons inferiores, International Superstar Soccer é um jogo sólido pelos seus gráficos detalhados e "realistas", muitas opções, e particularmente seu modo de treino.

Allejo[editar | editar código-fonte]

Pela falta de licenças da FIFA, a Konami criou nomes fictícios para representar os jogadores reais. Um deles é Allejo, modelado a partir de Bebeto. Visto por alguns como um fenômeno da internet brasileira, Allejo ganhou popularidade como um jogador habilidoso capaz de fazer movimentos e gols impossíveis. Ele foi apontado como fenômeno nacional.

Jogos não-licenciados[editar | editar código-fonte]

Existem duas versões idênticas do jogo, uma tradução para o espanhol chamada FUTBOL EXCITANTE, a tradução foi para a versão japonesa e incluía todos os times do Descentralizado de 1994, no Brasil foi chamado Super Campeonato Brasileiro que só envolvia clubes locais incluindo a Seleção Brasileira.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.