Interruptor
Tipo |
---|
Uso |
espelho |
---|
O interruptor é um dispositivo simples criado pelo médico Golding Bird, aproximadamente na década de 1840, utilizado na abertura de circuitos elétricos em redes, tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica.
História[editar | editar código-fonte]
O médico Golding Bird (1814-1854) havia criado primeiramente um interruptor para si mesmo, utilizado para aplicar eletrochoques nos pacientes a partir de uma célula voltaica por uma bobina de indução.[1] A ideia veio das dificuldades da utilização dos interruptores mecânicos, que ocupavam as mãos do médico em uma rotação manual de uma roda dentada, ou o faziam precisar de um assistente para o trabalho. Com a invenção desse dispositivo, Bird visava a libertação das mãos do médico na utilização de interruptores, um grande auxílio na época.
Tipos de interruptores[editar | editar código-fonte]
- Interruptor de balancim – interruptor ativado por meio de uma alavanca oculta – o balancim – que necessita ser levado a uma ou mais posições indexadas, fazendo alterações no estado de contato.
- Botão de pressão – um dispositivo que é acionado através do pressionar de um botão, gerando alterações de contato.
- Interruptor rotativo – como o próprio nome indica, é um interruptor que gera alterações de contato por meio da rotação de um eixo para uma ou mais posições indexadas.
- Interruptores automáticos – um dispositivo automático que aciona sem precisar de ser tocado, que funciona na base de relés indutivos.
- Comutador de lustre - interruptor que permite ligar e desligar separadamente duas lâmpadas a partir do mesmo ponto.
- Comutador de escada - interruptor que permite ligar e desligar uma lâmpada a partir de dois pontos distintos.
- inversor de grupo - interruptor usado quando há necessidade de ligar e desligar uma lâmpada a partir de três ou mais pontos, em combinação com dois comutadores de escada.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Referências
- ↑ "Observations on induced electric currents, with a description of a magnetic contact-breaker", Philosophical Magazine, pp. 18–22, no.71, vol.12, January 1838.]