Dupla negação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na lógica proposicional, a dupla negação é o teorema que afirma que "Se uma declaração é verdadeira, então não é o caso que a declaração não é verdadeira". Isto é expresso ao dizer que uma proposição A é logicamente equivalente a não  (não-A), ou pela fórmula A ≡ ~(~A) onde o sinal ≡ exprime a equivalência lógica e o sinal ~ expressa negação.[1]

Como a lei do terceiro excluído, este princípio é considerado uma lei do pensamento na lógica clássica,[2] mas ele não é permitido pela lógica intuicionista.[3] O princípio foi estabelecido como um teorema da lógica proposicional por Russell e Whitehead em Principia Mathematica como:

[4]
"Este é o princípio da dupla negação, isto é, uma proposição é equivalente a falsidade de sua negação."

O principium contradictiones dos lógicos modernos (particularmente Leibniz e Kant) na fórmula A  é não não-A, difere inteiramente em significado e aplicação da proposição Aristotélica [ i.e. Lei de Contradição: não (A e não-A) i.e. ~(A & ~A), ou não (( B é A) e (B é não-A))]. Este último refere-se à relação entre um julgamento afirmativo e outro negativo.

De acordo com Aristóteles, um juízo [B é julgado ser um A] contradiz outro [B é considerado ser um não-A]. A proposição posterior [ A não é não-A ] refere-se à relação entre sujeito e predicado em uma única sentença; o predicado contradiz o sujeito. Aristóteles afirma que o juízo é falso quando outro é verdadeiro; escritores posteriores [Leibniz e Kant] determinam que a sentença é em si e absolutamente falsa, porque o predicado contradiz o sujeito. O que os escritores posteriores desejam, é um princípio a partir do qual ele pode saber se certas proposições são verdadeiras nelas mesmas. A partir da proposição Aristotélica não podemos imediatamente inferir a veracidade ou a falsidade de qualquer proposição, mas apenas a impossibilidade de crer afirmação e negação ao mesmo tempo.[5]

Eliminação da negativa dupla[editar | editar código-fonte]

Eliminação da negativa dupla (também chamada de eliminação da dupla negação, introdução da negativa dupla, introdução da dupla negação, negação dupla, ou eliminação da negação[6][7][8]) são duas regras de substituição válidas. Eles são as inferências de que se A é verdadeira, então não não-A é verdadeira e o seu inverso, se não não-A é verdadeira, então A é verdadeira. A regra permite introduzir ou eliminar uma negação de uma prova lógica. A regra é baseada na equivalência de, por exemplo, é falso que não está chovendo. e está chovendo.

A regra da introdução da dupla negação é:

e a regra de eliminação de dupla negação é:

Onde "" é um símbolo da metalógica  que representa "pode ser substituído em uma prova por."

Notação Formal[editar | editar código-fonte]

A regra de introdução da dupla negação pode ser escrito em notação de sequente:

A regra de  eliminação de dupla negação pode ser escrita como:

Em regra de inferência:

e

ou como uma tautologia (sentença simples de cálculo proposicional):

e

Estes podem ser combinadas em uma única fórmula bicondicional:

.

Já que bicondicionalidade é uma relação de equivalência, qualquer instância de ¬¬A em uma fórmula bem-formada pode ser substituída por A, deixando inalterada o valor-verdade da fórmula bem-formada.

Eliminação da negativa dupla é um teorema da lógica clássica, mas não das lógicas mais fracas, tais como a lógica intuicionista e a lógica minimal. Devido ao seu carácter construtivo, uma instrução como Não é o caso de não estar chovendo , é mais fraca do que está chovendo. Este último exige uma prova de chuva, enquanto o primeiro apenas exige uma prova de que a chuva não seria contraditória. (Essa distinção também ocorre em linguagem natural, na forma de lítotes.) A introdução da dupla negação é um teorema das lógicas intuicionista e minimal, como .

Na teoria dos conjuntos, temos também a operação de negação do complemento que obedece a esta propriedade: um conjunto A e um conjunto (AC)C (onde AC representa o complemento de A) são o mesmo.

Dupla negação no uso cotidiano[editar | editar código-fonte]

A dupla negação é bem comum na comunicação das pessoas na língua portuguesa e é usada para dar "ênfase na negação"[9]. Você poderá encontrar em trechos de músicas, trechos de livros, traduções em geral do inglês. Esse hábito ocorre, em geral, quando são usados termos que representam ausência na frase, tais como nada e nenhum.

Trecho ou frase Versão em inglês Explicação Uso/Exemplo
Há/existe There is Tradução literal Indica presença
Não há/existe There is not Tradução literal Indica a não presença
Nenhum none Tradução literal Indica Ausencia
Há/existe nenhum There is none Tradução literal - Há nenhuma criança no parque. (frase raramente usada).

- Não há criança no parque. (frase mais usada, note a falta do termo "nenhum")

Não há/existe nenhum There is none Dupla negação: "Se uma declaração é verdadeira então não é o caso que a declaração não é verdadeira." Não há nenhuma criança no parque


Nem todos os termos que indicam ausência estão inseridos nesse hábito tais como o termo falta:

Trecho ou frase Significado Negação Significado Dupla negação
Existe nada Ausência Não existe nada. Ausência SIM
Existe Falta Ausência Não existe falta. Contrário de ausência. NÃO
Estou pensando sobre nada. Nada de pensamentos. Não estou pensando sobre nada.(frase muito comum) Nada de pensamentos. SIM
Estou pensando sobre falta de fontes. O sujeito está pensando sobre ausência de referências. Não estou pensando sobre falta de fontes. O sujeito não está pensando sobre ausência de referências. NÃO

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • William Hamilton, De 1860, Palestras sobre a Metafísica e a Lógica, Vol. II. Lógica; Editado por Henry Mansel e John Veitch, Boston, Gould e Lincoln. Disponível online a partir de googlebooks.
  • Christoph Sigwart, De 1895, de Lógica: A ideia, Conceito e Inferência; Segunda Edição, Traduzido por Helen Dendy, Macmillan & Co. Nova Iorque. Disponível online a partir de googlebooks.
  • Stephen C. Kleene, 1952, Introdução à Metamatemática, 6ª reimpressão com correções de 1971, North-Holland Publishing Company, Amsterdam NY, ISBN 0 7204 2103 9.
  • Stephen C. Kleene, 1967, Lógica Matemática, Dover, edição de 2002, Dover Publications, Inc, Mineola N.Y. ISBN 0-486-42533-9 (pbk.)
  • Alfred North Whitehead e Bertrand Russell, o Principia Mathematica *56, 2ª edição, 1927, reimpressão de 1962, Cambridge University Press, Londres, reino UNIDO, sem ISBN ou LCCCN.

Referências

  1. Or alternate symbolism such as A ↔ ¬(¬A) or Kleene's *49o: A ∾ ¬¬A (Kleene 1952:119; in the original Kleene uses an elongated tilde ∾ for logical equivalence, approximated here with a "lazy S".)
  2. Hamilton is discussing Hegel in the following: "In the more recent systems of philosophy, the universality and necessity of the axiom of Reason has, with other logical laws, been controverted and rejected by speculators on the absolute.[On principle of Double Negation as another law of Thought, see Fries, Logik, §41, p. 190; Calker, Denkiehre odor Logic und Dialecktik, §165, p. 453; Beneke, Lehrbuch der Logic, §64, p. 41.]" (Hamilton 1860:68)
  3. The o of Kleene's formula *49o indicates "the demonstration is not valid for both systems [classical system and intuitionistic system]", Kleene 1952:101.
  4. PM 1952 reprint of 2nd edition 1927 pages 101-102, page 117.
  5. Sigwart 1895:142-143
  6. Copi and Cohen
  7. Moore and Parker
  8. Hurley
  9. S.A, Priberam Informática. «nada». Dicionário Priberam. Consultado em 15 de junho de 2022