LCD Soundsystem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Introns (álbum))
LCD Soundsystem

LCD Soundsystem no Super Bock Super Rock 2007
Informação geral
Origem Nova Iorque, Nova Iorque
País Estados Unidos
Gênero(s) Dance-punk
Electrohouse
Synthpop
Período em atividade 2002 - 2011

2015–presente

Gravadora(s) DFA Records
Ex-integrantes James Murphy
Nancy Whang
Pat Mahoney
Al Doyle
Phil Skarich
Tyler Pope
Phil Mossman
Página oficial LCDSoundsystem.com

LCD Soundsystem é uma proeminente banda de dance-rock do Brooklyn, Nova York. É liderada pelo cantor, compositor e produtor americano James Murphy, co-fundador do selo de gravação DFA Records. O grupo lançou quatro álbuns criticamente aclamados.

A banda começou gravando e lançando vários singles de 2002 a 2004, o primeiro dos quais foi "Losing My Edge", levando ao lançamento do primeiro álbum de estúdio, autointitulado, em 2005. Recebeu aclamação da crítica e uma indicação ao Grammy de Melhor Álbum Eletrônico/Dance. Seu single "Daft Punk Is Playing at My House" recebeu indicação ao Grammy de Melhor Gravação Dance. No ano seguinte, LCD Soundsystem gravou e lançou "45:33", uma composição de mais de quarenta e cinco minutos que foi uma "faixa de treino" feita especialmente para a série Nike + Original Run da Nike. Em 2007, a banda lançou seu segundo álbum de estúdio, Sound of Silver, com aclamação da crítica e outra indicação ao Grammy de Melhor Álbum Eletrônico / Dance.

Em 2010, LCD Soundsystem lançou seu terceiro álbum de estúdio, This Is Happening, que se tornou o primeiro lugar do top-10 americano.

No dia 5 de Fevereiro de 2011, um anúncio foi postado no website da banda que anunciava o fim do grupo e a data de um concerto de despedida, que ocorreu no dia 2 de Abril de 2011, no Madison Square Garden.[1] O show de despedida é narrado no filme documental Shut Up and Play the Hits e também foi disponibilizado como um álbum ao vivo intitulado The Long Goodbye, em abril de 2014. A última apresentação televisionada foi ao ar no dia 14 de Fevereiro de 2011 no programa The Colbert Report.[2]

Entretanto, em 2015, a banda lançou um novo single, e lançou novo álbum de estúdio em 2017 intitulado "American Dream", nomeado como Melhor Álbum de Música Alternativa no 60º Grammy Awards, além do single "Tonite" ter ganhado como Melhor Gravação Dance. No Brasil, foi uma das principais atrações do Lollapalooza de 2018.

História[editar | editar código-fonte]

LCD Soundsystem, 2016

A banda ganhou a atenção com seu primeiro single, "Losing My Edge". Mais tarde, Murphy lançou um álbum duplo autointitulado em fevereiro de 2005, tendo sido muito bem acolhido pela crítica especializada. O disco abre com a música "Daft Punk Is Playing at My House" e torna-se hit no mundo inteiro, estabelecendo a banda como uma das principais novidades da música na altura.

Ainda no mesmo ano, a banda recebe duas nomeações para o Grammy, uma como melhor música electrónica e dance music.

A banda é eleita por várias revistas, como a maior revelação do ano. Em 2004 apresenta-se em São Paulo pela primeira vez no Brasil como atração da edição brasileira do festival espanhol Sonar.

Em 2006, Introns, uma compilação de B-sides contém uma versão de "Slowdive" de Siouxsie and the Banshees.[3] Também em 2006, a banda apresenta-se no festival de música electrónica Skol Beats da cidade de São Paulo, dividindo o palco com artistas como Prodigy, DJ Marky e Armin van Buuren. No mesmo ano, lançam uma faixa chamada "45:33", como parte de uma promoção da Nike, para download exclusivo no iTunes.

Em março de 2007, a banda lança um novo álbum chamado "Sound of Silver". O álbum, sucesso de vendas e críticas, recebeu uma indicação ao Grammy, pelo melhor disco de música eletrônica/dance. No fim de 2007, foi eleito o melhor álbum do ano por várias publicações musicais (Uncut, The Guardian, NME, entre outras). A revista norte-americana Time nomeou a canção All My Friends como uma das melhores do ano.

Em novembro de 2007, o grupo se apresenta no Brasil pela terceira vez. O show aconteceu em São Paulo, na casa Via Funchal, com a abertura do músico sueco The Field. No fim da turnê de Sound of Silver, o grupo lança a faixa inédita Big Ideas para a trilha sonora do filme 21.

Após anos de produção, o LCD Soundsystem lança o seu álbum inédito This Is Happening. O disco, bem elogiado pela mídia, vazou antes do seu tempo, o que gerou frustração de James Murphy. A primeira canção de trabalho do disco, Drunk Girls, teve o clipe dirigido pelo conceituado Spike Jonze. Em 2010 o grupo seguiu em turnê por vários festivais, de Coachella à Lollapalooza.

No começo de fevereiro de 2011 o vocalista da banda James Murphy, declarou no site do LCD Soundsystem o fim das atividades da banda após a turnê: "Será o nosso último show. Nós estamos nos aposentando o jogo. Caindo fora. Saindo. Mas, apenas por mais uma noite, nós vamos tocar com nossos amigos e família por quase 3 horas --tocando coisas que nunca tocamos antes e gostaríamos que vocês estivessem lá. Se você vier, gostaríamos que todas as pessoas viessem de branco. Ou preto. Ou preto e branco. E venha pronto para se divertir".[4]

Em 12 de Abril de 2012, James Murphy confirmou via página do facebook do grupo o lançamento do concerto final em DVD, com qualidade melhor do que o stream apresentado pela Pitchfork, o lançamento é previsto para o primeiro semestre de 2012.[5][6] Em adição, um documentário chamado Shut Up and Play the Hits, com uma crônica das 48 horas antes do show final de James Murphy, foi exibida na edição de 2012 do Sundance Film Festival.

Em outubro de 2015, a Consequence of Sound reportou que "diversas fontes" haviam confirmado que o LCD Soundsystem e reuniria em 2016 e se apresentaria em "grandes festivais musicais dos Estados Unidos e Reino Unido".[7] A informação foi reforçada pela Billboard, mas depois negada pela gravadora da banda.[8]

Porém, no dia 24 de dezembro de 2015, LCD Soundsystem lançou a música temática de natal "Christmas Will Break Your Heart", o primeiro single da banda em cinco anos. Descrita como uma "música depressiva de Natal" que James Murphy cantou para si próprio por anos, o som foi gravado ao longo de 2015, depois de Murphy ter convencido os antigos membros a virem até o estúdio da gravadora em Nova Iorque para gravar a música.[9] Em 4 de janeiro de 2016, foi anunciado que o LCD Soundsystem se apresentaria no Coachella.[10] No dia seguinte, a banda anunciou que lançariam um novo álbum de estúdio ainda em 2016.[11] No dia 21 do mesmo mês, o festival Primavera Sound confirmou o LCD Soundsystem no line-up da edição de 2016 do evento.[12] Logo depois, o LCD Soundsystem foram headliners dos principais festivais ao redor do mundo, como o Coachella, Lollapalooza, Splendour in the Grass, Vodafone Paredes de Coura, Melt Festival, Glastonbury e Outside Lands.

Em 2017, James Murphy anunciou o novo álbum intitulado "American Dream", lançado em 1 de Setembro, com 10 músicas, que foi recebido com ótimas críticas.

Atualmente[editar | editar código-fonte]

No podcast "WTF with Marc Maron" em julho de 2021, Murphy revelou que o LCD Soundsystem não desenvolveu nenhuma música durante a pandemia de COVID-19 e esteve num "hiato total". Ele acrescentou que a banda estava em um ponto onde eles "[voltaram] à vida normal completamente" e que não tinham planos de fazer uma turnê até que lançassem outro álbum. Sobre quando a banda planeja começar a gravar novamente, ele afirmou "nós vamos dar jeito em algo quando chegar a hora certa"[13]. O hiato da banda terminou efetivamente em outubro de 2021, após o anúncio de uma residência de 20 dias no Brooklyn Steel do final de novembro ao final de dezembro de 2021. A sintetizadora Gavilán Rayna Russom revelou em uma entrevista de novembro de 2021 ao Pitchfork que decidiu não se apresentar durante no Brooklyn Steel e deixou o LCD Soundsystem permanentemente, citando um desejo crescente de trabalhar em outros projetos. O multi-instrumentista Matt Thornley também esteve ausente durante os shows. A banda escolheu dois novos sintetizadores para a residência: Abby Echiverri e Nick Millhiser, este último sendo um membro de outros signatários da DFA Records "Holy Ghost!".

As apresentações foram interrompidas nas três datas finais, de 19 a 21 de dezembro, devido a um grande aumento de casos COVID-19 na cidade de Nova York. Embora eles tivessem planejado continuar até o final apesar do aumento de casos, a banda anunciou em 17 de dezembro que cancelaria os shows restantes e ofereceria reembolso se um número suficiente de participantes desistisse de comparecer, o que de fato aconteceu[14]. Em 22 de dezembro, a Amazon Music exibiu "The LCD Soundsystem Holiday Special" por meio de seu canal na Twitch. O especial foi um episódio único de uma sitcom no estilo dos anos 1990 intitulada All My Friends, com comediantes e atores retratando membros do LCD Soundsystem, incluindo Eric Wareheim, o escritor e diretor do episódio, interpretando James Murphy, Macaulay Culkin interpretando Pat Mahoney, e Christine Ko interpretando Nancy Whang. O episódio foi intercalado com imagens de uma performance ao vivo pré-gravada da banda. Wareheim afirmou que ele e Murphy desenvolveram o projeto de sitcom por 15 anos. O especial foi produzido nos meses de novembro e dezembro de 2021; a performance ao vivo foi filmada na cidade de Nova York com o episódio da sitcom sendo filmado imediatamente depois em Los Angeles, este último durante um período de dois dias. Wareheim e Murphy expressaram surpresa com a disposição da Amazon Music em transmitir o episódio[15].

Prêmios e nomeações[editar | editar código-fonte]

Outras premiações

Ano Prêmio Produção Categoria Resultado
2005 MVPA Awards[16] "Daft Punk Is Playing at My House" Melhor Video de Música Eletronica Indicado
2007 Shortlist Music Prize Sound of Silver Album do ano Indicado
Best Art Vinyl Best Vinyl Art[17] Indicado
2008 MVPA Awards[18] "North American Scum" Melhor Video de Musica Electronica Indicado
2010 UK Music Video Awards "Drunk Girls" Melhor video de música Indie/Alternativa Indicado
2011 New York Music Awards[19] Themselves Band of the Year Venceu
This is Happening Album of the Year Venceu
Best Pop/Electronic Album Venceu
"Drunk Girls" Best Rock Video Venceu
International Dance Music Awards "I Can Change" Best Underground Dance Track Indicado
Themselves Best Dance Artist (Group) Indicado
mtvU Woodie Awards Woodie of the Year Indicado
Webby Awards Artist of the Year Venceu
2012 UK Music Video Awards Shut Up and Play the Hits Best Live Music Coverage Venceu
2013 NME Awards Best Music Film Indicado
2018 UK Music Video Awards "Tonite" Best Interactive Video Indicado
Brit Awards Themselves Best International Group Indicado
NME Awards Melhor banda ao vivo Indicado
2019 Classic Pop Reader Awards[20] "Oh Baby" Video do ano Venceu

Integrantes[editar | editar código-fonte]

James Murphy, vocalista da banda LCD Soundsytem.

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Integrantes (ao vivo)[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes (ao vivo)[editar | editar código-fonte]

  • Jerry Fuchs – bateria, percussão (2005–2009; falecido em 2009)
  • J. D. Mark – guitarra (2005–2009; falecido em 2013)
  • Phil Skarich – baixo (2005–2009)
  • David Scott Stone – guitarra, percussão, sintetizador, vocal (2010–2011)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Extended plays[editar | editar código-fonte]

Álbuns de remix[editar | editar código-fonte]

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

  • The London Sessions (2010)
  • The Long Goodbye: LCD Soundsystem Live at Madison Square Garden (2014)
  • Electric Lady Sessions (2019)

Singles[editar | editar código-fonte]

[21][22]

LCD Soundsystem[editar | editar código-fonte]

Sound of Silver[editar | editar código-fonte]

This Is Happening[editar | editar código-fonte]

American Dream

  • "Call the Police/American Dream" (2017)
  • "Tonite" (2017)

Não incluídas em álbuns[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. «lcd's last show! at madison square garden!!!!!!! « lcd soundsystem». Lcdsoundsystem.com. 5 de Fevereiro de 2011. Consultado em 12 de fevereiro de 2011. Arquivado do original em 11 de janeiro de 2012 
  2. http://www.colbertnation.com/full-episodes/mon-february-14-2011-lcd-soundsystem
  3. Snell, Herman. "ITunes Remix Album" Arquivado em 28 de setembro de 2007, no Wayback Machine.. Jacksonfreepress.com. 27-2-2006. LCD Soundsystem included their cover of the 1982 "Slowdive" on their Introns
  4. http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/871309-lcd-soundsystem-anuncia-ultimo-show-de-sua-carreira.shtml
  5. Photos by Max Blau (13 de abril de 2011). «LCD Soundsystem to Release DVD of Final Madison Square Garden Show :: News :: Paste». Pastemagazine.com. Consultado em 31 de março de 2012 
  6. «oh-and quick thing...». Facebook. Consultado em 31 de março de 2012 
  7. «LCD Soundsystem will reunite in 2016». Consequence of Sound (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  8. «LCD Soundsystem Label Reps Shoot Down Reunion Rumors». Rolling Stone. Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  9. «LCD Soundsystem Release First New Song in Five Years». Rolling Stone. Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  10. «Coachella 2016 Lineup Announced». Pitchfork (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  11. NME.COM. «LCD Soundsystem release comeback statement: 'We're not just touring. We're releasing a record' | NME.COM». NME.COM (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  12. «Primavera Sound 2016 Line up». Primavera Sound Festival. Consultado em 21 de janeiro de 2016 
  13. Hudson, Alex (13 de Julho de 2021). «LCD Soundsystem Are on a "Full Hiatus," Says James Murphy». Exclaim! 
  14. LCD Soundsystem (17 de dezembro de 2021). «Publicação de LCD Soundsystem no Instagram». Instagram 
  15. Minsker, Evan (14 de dezembro de 2021). «LCD Soundsystem Announce Holiday Special Where Eric Wareheim Plays James Murphy: Watch the Trailer». Pitchfork 
  16. 1 day 1. «NEWS: MVPA Award Nominees Announced (Updated)». VideoStatic. Consultado em 10 de novembro de 2019 
  17. «Archived copy». Consultado em 22 de julho de 2019. Arquivado do original em 22 de julho de 2019 
  18. 1 day 1 (9 de maio de 2008). «NEWS: 2008 MVPA Nominees». VideoStatic. Consultado em 10 de novembro de 2019 
  19. «2010 Winners». newyorkmusicawards. Consultado em 10 de fevereiro de 2019. Arquivado do original em 24 de outubro de 2019 
  20. «There's still time to vote in our 2018 Reader Awards!». Classicpopmag.com. 2 de janeiro de 2019. Consultado em 10 de fevereiro de 2019. Arquivado do original em 24 de janeiro de 2019 
  21. http://www.allmusic.com/artist/lcd-soundsystem-mn0000780005
  22. http://pitchfork.com/features/articles/7947-you-were-there-the-complete-lcd-soundsystem/
  23. http://www.nme.com/news/nme/30320

Ligações externas[editar | editar código-fonte]