Invaginação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Invaginação é o desdobramento de parte de um tecido dentro de outra parte ou estrutura,[1] uma dobradura que cria um bolso.[2] O termo, originalmente usado em embriologia, tem sido adotado em outras disciplinas.

Biologia[editar | editar código-fonte]

  • Invaginação são os processos morfogênicos pelos quais um embrião toma forma, e é a etapa inicial de gastrulação,[3] a enorme reorganização do embrião a partir de uma simples esfera de células, a blástula, em um organismo multi-camadas, com camadas diferenciadas: endoderme, mesoderma e ectoderme. As invaginações mais localizadas também ocorrem mais tarde no desenvolvimento embrionário,
  • A membrana interna da mitocôndria invagina para formar a crista, proporcionando assim uma maior área de superfície para acomodar os complexos de proteína e outros participantes que produzem o Trifosfato de adenosina(ATP).[4]
  • Ocorre invaginação ocorre durante a endocitose e Exocitose quando uma vesícula formas dentro da célula e a membrana se fecha em torno dela.
  • A invaginação de uma parte do intestino para a outra parte é chamada de intussuscepção.[5]

Referências

  1. «invagination» (em inglês). 
  2. Wortham, Simon Morgan (2010). The Derrida Dictionary Continuum International [S.l.] p. 76. ISBN 9781847065261. Consultado em 12 setembro de 2016. 
  3. Alberts (2002). Molecular Biology of the Cell (New York: Garland Science). 
  4. «Mitochondria». 
  5. eMedscape (: ). «Intussusception» (em inglês).