Ioannis Spiteris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ioannis Spiteris OFMCap (grego Ιωάννης Σπιτέρης Ioánnis Spitéris; Corfu, 27 de agosto de 1940) é um capelão grego e arcebispo católico romano emérito da Arquidiocese de Corfu, Zakynthos e Cefalônia e Administrador Apostólico do Vicariato Apostólico de Tessalônica.[1]

O arcebispo Ioannis Spiteris nasceu na cidade de Corfu, capital da ilha grega de Corfu. Vindo de uma grande família cristã, ele entrou em um mosteiro capuchinho depois de se formar na escola e fez seus primeiros votos monásticos em 10 de dezembro de 1963.

Depois de estudar teologia, foi ordenado sacerdote em 24 de julho de 1968 pelo arcebispo de Corfu, Antonios Varthalitis. Ele então completou um doutorado em teologia na Universidade de Friburgo. Mais tarde, ele recebeu uma posição de professor na Pontifícia Universidade Lateranense. Serviu como vigário e pároco em várias paróquias da ilha de Corfu, Atenas e Creta.

Em 22 de março de 2003 foi nomeado Arcebispo de Corfu, Zante e Cefalônia[2], a consagração episcopal ocorreu em 18 de maio de 2003 por Antonios Varthalitis, seu antecessor na Arquidiocese de Corfu; Os co-consagradores foram Nikolaos Foskolos, arcebispo de Atenas, e Frangiskos Papamanolis, bispo de Siros.

O cargo de Administrador Apostólico do Vicariato de Salónica, que está vago desde 1929, está também ligado ao Arcebispado de Corfu, que também ocupa Ioánnis Spitéris.

Em 14 de setembro de 2020, o Papa Francisco aceitou a renúncia de Ioannis Spiteris por motivos de idade.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ioannis Spiteris

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.