Ioga do riso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Yoga do Riso é um conceito único que permite a qualquer pessoa rir sem motivo, sem depender de humor, piadas ou comédia.

Fazemos o riso como um exercício físico, através de movimentos corporais, contato visual e espírito infantil, simulando o riso até que se torne real.

Baseia-se no fato científico de que o nosso cérebro não consegue diferenciar entre risos simulados e reais, produzindo os mesmos benefícios.

Chamamos de "Yoga" do Riso porque combina exercícios lúdicos do riso com respiratórios muito simples do Yoga, oxigenando todo organismo do praticante e trazendo mais saúde, bem estar, consciência e felicidade.

Foi criado em 1995 por um médico indiano chamado Madan Kataria com um grupo de apenas 5 pessoas, e hoje já está espalhado por mais de 100 países, com milhares de Clubes do Riso ao redor do mundo.

Benefícios do Riso[editar | editar código-fonte]

Apesar de os benefícios do riso serem incontáveis, nós podemos separar em 5 grupos principais:

1- PARA A VIDA PESSOAL: Eleva nosso humor em poucos minutos, através da liberação de endorfinas, e mantém os efeitos ao longo do dia.

2- PARA A SAÚDE: Diminui os níveis de estresse e fortalece o sistema imunológico, nos fortalecendo contra as doenças.

3- PARA A VIDA PROFISSIONAL: Oxigena o corpo e o cérebro, nos tornando mais energizados e eficientes em qualquer que seja o nosso trabalho.

4- PARA A VIDA SOCIAL: Conecta as pessoas e ajuda a criar relações mais profundas e verdadeiras, baseadas na partilha e no cuidado.

5- PARA ENCARAR OS DESAFIOS: Fornece força nas adversidades e nos ajuda a encarar os desafios e os altos e baixos da vida com mais resiliência

Risoterapia (Terapia do Riso)[editar | editar código-fonte]

Esta prática é muitas vezes referida como Risoterapia, mas na verdade não precisa ser.

Qualquer um pode praticar Yoga do Riso, mesmo que não tenha nenhuma finalidade terapêutica. É um método de Yoga, sendo portanto um caminho para o desenvolvimento pessoal, conexão social, elevação espiritual e expansão da consciência.

Além disso, também auxilia o rendimento nos esportes, no trabalho e na comunicação, dentre outros benefícios.

Contudo, aplicado terapeuticamente, o Yoga do Riso não chega a ser uma terapia isolada, mas sim um complemento a terapias que tratam depressão, insônias e doenças psicossomáticas, entre outras. Como fortalece o sistema imunológico e deixa o paciente mais bem disposto de forma geral, pode ser aplicado em qualquer tipo de tratamento, ajudando a recuperação.

Por outro lado, qualquer um pode usufruir do Yoga do Riso como terapia isolada, caso deseje usufruir dos benefícios do riso na própria saúde.

Clubes do Riso[editar | editar código-fonte]

Um clube do riso é um meio dos participantes do Yoga do Riso se encontrarem e praticarem em conjunto, que é importante na prática desta actividade pois o riso como exercício físico é estimulado ao ser feito em grupo. Através do contacto directo de olhares e de uma atitude de brincadeira de criança, depressa se transforma em riso real e contagioso.

O primeiro clube do riso foi formado pelo Dr. Madan Kataria em 1995, na Índia. Hoje existem mais de 16.000 Clubes do Riso espalhados por mais de 100 países. Há clubes do riso no Brasil, em Portugal, Cabo Verde (em língua portuguesa) e outros países ao redor do mundo.

Clubes do Riso Online[editar | editar código-fonte]

Para facilitar o acesso ao yoga do Riso por aqueles que moram em cidades onde ainda não há clubes do riso, foram criados clubes do riso online. Os encontros se dão por Skype e em vários horários. Cada chamada dura exatos 10 minutos e não é necessário se apresentar nem ligar a câmera. Basta entrar e rir. E é grátis!

Para participar, envie e-mail para contato@yogadoriso.org solicitando seu ingresso ou acesse yogadoriso.org.

Referências

LOBO, SANDRO. Yoga do Riso - Teoria e Prática. Lisboa: Chiado Editora, 2019

BANANA, ANA. Ria agora. Lisboa: Editora Rosa Vermelha, 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.