Ioga integral

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Auroville, cidade indiana inspirada nos princípios da ioga integral

A ioga integral ou Yoga Integral foi o método desenvolvido por Sri Aurobindo para tirar a pessoa do centramento no ego, no momento e no lugar presentes, e fixá-la na unidade e no infinito espaço-temporal, levando-a à evolução da alma. Este evolução permite a descida do espíritoː primeiro, até a mente como iluminação do intelecto e intuição sem pensamentos; depois, até o corpo vital e físico. Por fim, uma transformação supramental levaria ao "renascimento" do indivíduo através do mesmo poder que criou o universo. Os indivíduos que alcançassem esse estado poderiam, então, ser os iniciadores de uma nova humanidade. Sri Aurobindo e A Mãe desenvolveram as ideias que levariam à criação de Auroville, cidade de paz onde se poderia praticar a ioga integral. A ioga integral, como o nome diz, pretende ser uma fusão (e uma modernização) dos tradicionais estilos de ioga, como o Raja Yoga, o Bhakti Yoga, o Karma Yoga, o Jñana Yoga e o Tantra Yoga. Objetiva o desenvolvimento integral do ser humano, nos níveis pessoal, social, cultural e ecológico.[1]

Referências

  1. Sociedade Brasileira de Yoga Integral. Disponível em http://www.sociedadebrasileiradeyoga.com/#!landscapes/ck0q. Acesso em 27 de julho de 2016.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.