Saltar para o conteúdo

Iolanda de Borgonha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Iolanda II
Baronesa de Donzy
Senhora de Saint-Aignan
Condessa de Valois
Iolanda de Borgonha
Condessa de Nevers
Reinado 12621280
Antecessor(a) Matilde II
Sucessor(a) Luís I
Nascimento c. 1247/1248/49
Morte 2 de junho de 1280
Sepultado em Igreja de São Francisco, Nevers, França
Cônjuge João Tristão de França
Roberto III da Flandres
Casa Borgonha (por nascimento)
Capeto (por casamento)
Dampierre (por casamento)
Pai Eudo de Borgonha
Mãe Matilde II de Bourbon
Brasão

Iolanda de Borgonha, também conhecida como Iolanda II de Nevers (em francês: Yolande de Bourgogne; c. 1247/1248/492 de junho de 1280)[1][2] foi suo jure condessa de Nevers, baronesa de Donzy, e senhora de Saint-Aignan.

Iolanda era a filha primogênita da condessa Matilde II de Bourbon e de Eudo de Borgonha. Seus avós paternos eram Hugo IV, Duque da Borgonha e Iolanda de Dreux, sua primeira esposa. Seus avós maternos eram Arcambaldo IX de Bourbon e Iolanda de Châtillon.

Ela tinha duas irmãs mais novas: Margarida, condessa de Tonnerre, e rainha da Sicília como esposa de Carlos I da Sicília, e Adelaide, condessa de Auxerre, esposa de João II de Châlon, Senhor de Rochefort.

Em 8 de junho de 1258, em Valenciennes, foi assinado o contrato de casamento entre Iolanda e João Tristão de França, futuro conde de Valois, filho do rei Luís IX de França e de Margarida da Provença. A cerimônia ocorreu em junho de 1265.

A mãe de Iolanda, Matilde, condessa de Nevers, Auxerre e Tonnerre, faleceu em 1262. Como filha mais velha, ela reivindicou todos os títulos. Entretanto, o parlamento francês dividiu os títulos entre as irmãs: Margarida, ficou com o condado de Tonnerre, Adelaide, com Auxerre, e Iolanda adquiriu Nevers, além do Castelo de Druyes.

A condessa e seu marido não tiveram filhos. João Tristão morreu durante a Oitava Cruzada, em 1270, em Tunes.

Em 1272, após a morte de seu avô materno, o duque Hugo IV da Borgonha, Iolanda reivindicou a sucessão como o membro mais velho de sua família. Porém, o rei Filipe III de França, que foi apontado o árbitro, decidiu em favor do tio da condessa, Roberto.

Em março de 1272, ela casou-se com o futuro conde Roberto III da Flandres, em Auxerre, como sua segunda esposa. Roberto era filho de Guido de Dampierre e de Matilde de Béthune. Eles tiveram cinco filhos.

Iolanda morreu em 2 ou 11 de junho de 1280, e foi enterrada na Igreja de São Francisco, em Nevers, na França.

Seu marido, que tornou-se o conde de Flandres em 1305, morreu em 1322, e foi enterrado na Catedral de São Martinho, na Bélgica.

Descendência

[editar | editar código-fonte]
  • Luís I de Nevers (1272 - 24 de julho de 1322), sucessor da mãe. Foi marido da condessa Joana de Rethel, com quem teve dois filhos;
  • Roberto de Flandres (m. 1331), conde de Marle. Foi marido de Joana da Bretanha, filha de Artur II, Duque da Bretanha, com quem teve dois filhos;
  • Joana de Flandres (15 de outubro de 1333), segunda esposa de Enguerrando IV, Senhor de Coucy. Após a morte do marido, virou abadessa em Sauvoir, próximo a Laon. Sem descendência;
  • Iolanda de Flandres (m. janeiro de 1313), casada com Galtiério II, senhor de Enghien. Teve descendência;
  • Matilde de Flandres (m. após 13 de janeiro de 1313), esposa de Mateus de Lorena, senhor de Varsberg e de Darney. Sem descendência.

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Iolanda de Borgonha