Iolanda de Dampierre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Iolanda
Senhora de Nogent-le-Rotrou, Cassel, Dunquerque, Warneton, Bourbourg, Bergues, Gravelines, Nieppe, Bornem, Alluyes, Authon, La Bazoche, Brou, Montmirail e La Puisaye
Condessa consorte de Bar
Reinado 24 de junho de 1339/13407/24 de dezembro de 1344
Regente de Bar
Reinado 7/24 de dezembro de 134427 de julho de 1357
 
Cônjuge Henrique IV de Bar
Filipe, Conde de Longueville
Descendência Eduardo II de Bar
Roberto I de Bar
Casa Dampierre (por nascimento)
Scarpone (ou Scarponnois) (por casamento)
Nascimento 15 de setembro de 1326
  Castelo de Alluyes, Eure-et-Loir, França
Morte 12 de dezembro de 1395 (69 anos)
  Castelo de la Motte-aux-Bois, Norte, França
Enterro Igreja Colegiada de Saint-Maxe, Bar-le-Duc, França
Pai Roberto de Cassel
Mãe Joana da Bretanha

Iolanda de Dampierre, também conhecida como Iolanda de Flandres (em francês: Yolande; Castelo de Alluyes, 15 de setembro de 1326 — Castelo de la Motte-aux-Bois, 12 de dezembro de 1395)[1][2] foi suo jure senhora de Nogent-le-Rotrou, Cassel, Dunquerque, Warneton, Bourbourg, Bergues, Gravelines, Nieppe, Bornem e Alluyes, Authon, La Bazoche, Brou e Montmirail, e La Puisaye. Foi regente do Condado de Bar em nome de seu filho, Eduardo II de Bar.

Família[editar | editar código-fonte]

Iolanda foi a filha mais velha de Roberto de Cassel, conde de Marle, e de Joana da Bretanha. Seus avós paternos eram Roberto III da Flandres e Iolanda da Borgonha, suo jure condessa de Nevers. Seus avós maternos eram Artur II, Duque da Bretanha e Iolanda de Dreux.

Ela teve um irmão, João, senhor de Cassel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em Avinhão, na data de 14 de março de 1335, com uma dispensa papal, Iolanda ficou noiva de seu primeiro de primeiro grau, Luís de Mâle, filho do conde Luís I de Flandres. Porém, eles não se casaram.

Alguns anos depois, ela casou-se com o conde Henrique IV de Bar, em 24 de junho de 1339 ou em 1340, em Roma. Ele era filho do conde Eduardo I de Bar e de Maria da Borgonha. Eles tiveram dois filhos.

Após a morte de Henrique em 7 ou em 24 de dezembro de 1344, Iolanda passou a governar o condado de Bar como regente durante a menoridade do filho mais velho, Eduardo II de Bar, até 27 de julho de 1357, quando ele foi declarado maior de idade. Seu filho lhe deu o Senhorio de La Puisaye, em Eure-et-Loir.

Brasão conjunto de Iolanda e Filipe.

Em 1353, Iolanda casou-se com Filipe, Conde de Longueville, filho da rainha Joana II de Navarra e de Filipe III de Navarra. Com o segundo marido não teve nenhum filho.

Em 1363, ela sucedeu a sua mãe, Joana, como senhora de Nogent-le-Rotrou. Também em 1363, seu segundo marido faleceu, a deixando viúva pela segunda e última vez.

Iolanda morreu no Castelo de la Motte-aux-Bois, em 12 de dezembro de 1395, aos 69 anos de idade. Foi enterrada na Igreja Colegiada de Saint-Maxe, em Bar-le-Duc.

Descendência[editar | editar código-fonte]

De seu primeiro casamento:

Ascendência[editar | editar código-fonte]


Precedida por:
Maria da Borgonha
Condessa consorte de Bar
Arms of Yolande de Dampierre.svg

24 de junho de 1339/13407/24 de dezembro de 1344
Sucedida por:
Maria de França
(como duquesa)


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Iolanda de Dampierre

Referências