Iracema Meu Grande Amor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou seção foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Iracema Meu Grande Amor
Fundação 25 de novembro de 1989 (29 anos)
Escola-madrinha Vai-Vai
Cores
Vermelho
Verde
Branco
Símbolo Iracema
Bairro Jardim Iracema
Presidente Antônio Candido dos Santos
Desfile de 2019
Enredo As Andanças de um Conselheiro em um Lamento Sertanejo

Iracema Meu Grande Amor é uma escola de samba de São Paulo,fundada no ano de 1989 por João Carlos, o Neno.

Seu nome foi inspirado no próprio bairro, o Jardim Iracema, onde a escola faz seus ensaios ate hoje. Suas Cores são o verde, vermelho, branco, marrom e preto e seu símbolo maior é a índia Iracema.

História[editar | editar código-fonte]

A ideia de fundar uma nova escola de samba no distrito da Brasilândia, zona norte de São Paulo, aumentou no final da década de 80, logo após a ida da Rosas de Ouro para a Freguesia do Ó.

Assim, no dia 25 de novembro de 1989, ostentando o nome de um dos bairros do distrito, foi oficializada e fundada a Sociedade Recreativa e Cultural Escola de Samba Iracema Meu Grande Amor, liderada pelo seu primeiro presidente, João Carlos de Oliveira, o Neno.

De início, nos anos de 1991 a 1993, a escola passou por grupos de seleção da UESP, onde obteve em destaque um vice-campeonato no ano de 1993. Assim, com boas colocações durante dois anos consecutivos, a escola não demorou muito e faturou o título do grupo 4 no ano de 1995 com o enredo, “Nelson Gonçalves (O Cantor das Multidões) - A Boêmia Também Mora no Iracema”. De 1996 a 2000 a escola com enredos sobre cultura popular alternou no grupo 2 e 3 com colocações entre o 6º lugar até ao 11º.

De 2001 a 2003 a escola falou de figuras marcantes da cultura brasileira tais como: Luís Gonzaga, Chico Mendes e Inezita Barroso. Esta época foi muito importante para escola, onde conseguiram colocações de destaque no carnaval da uesp e também patrocínio e ajuda da Tv Cultura (carece de fontes) para fazerem o enredo sobre a Inezita que até então apresentava o programa Viola, Minha Viola.

Em 2004 a escola embalada por ótimas campanhas e em meio aos 450 anos da cidade de São Paulo, exibe um enredo falando de um dos pontos mais importantes da Freguesia do Ó, isto é, uma homenagem ao Largo da Matriz com o enredo: “Ó Freguesia, Seu Largo da Matriz... E a Cidade aos Seus Pés”. Este carnaval foi marcado e assinado pelo carnavalesco Fábio Parra. Outro fato importante deste ano foi a despedida de ate então presidente João Carlos de Oliveira, que saiu da agremiação.

Assim, no carnaval de 2005, sob o comando de Joceli Aparecida de Oliveira, e tendo como carnavalesco Tito Arantes (ex - Rosas de Ouro), a agremiação fez uma linda homenagem a um sambista paulistano. Com o enredo “Eduardo Basílio, Rosas da Brasilândia Para Você!”, a escola contou a história de Eduardo Basílio um mito no samba paulistano que deu origem a Sociedade Rosas de Ouro. Nesse ano a entidade não teve muito sucesso e acabou ficando na 6º colocação.

No ano de 2006, o carnaval da escola começou com várias mudanças na diretoria, sob o comando do presidente Antônio Cândido dos Santos (O Toninho do Resgate como é assim chamado), houve uma grande reformulação em todos os departamentos da escola. Toninho até então era um morador do bairro apaixonado pelo samba, velha guarda no Rosas de Ouro e homem de confiança do ex-presidente, que na qual Antônio sempre veio a ajudar. Assim, com o desafio de voltar a fazer grandes carnavais, o novo mandatário do Iracema sobe olhares de muita gente da comunidade, entrou na avenida com o enredo “Na Batida do Tambor”, onde a escola voltou a sonhar e conseguiu acesso ao grupo 2 da UESP.

Em 2007, com o enredo “Maravilha Bela”, fazendo uma homenagem a cidade de Ilhabela, a escola fez um dos seus melhores carnavais, tendo como palco o Autódromo e Interlagos, onde ficaram na 4º colocação poucos a poucos pontos de obter uma inédita classificação para o grupo 1 da uesp.

Em 2008 em comemoração aos 120 anos da abolição negra, as escolas da UESP tinham um desafio. Fazer enredos referentes a cultura negra. Onde a comunidade da escola optou em contar a história de Chico Rei, com o enredo “O Rei Negro em Ouro Preto”. Nesse ano a escola estava de carnavalesco novo, Eduardo Zonta destaque da Sociedade Rosas de Ouro assinou o carnaval em que na qual o mesmo vinha preparando uma grande festa. A agremiação vinha até então sendo apontada como uma das favoritas ao título do grupo 2, porém tendo adversidades antes do desfile como o desaparecimento de alas, sapatilhas e até comissão de frente, a agremiação veio a perder 104,00 pontos e retornou ao grupo 3 da uesp. O Destaque deste ano foi o imenso abre-alas apresentado.

Em 2009, com um enredo assinado novamente por Eduardo Zonta, a escola contou e clamou pela preservação da Mata Atlântica com o enredo “Iracema guerreira vem defender a Mata Atlântica”. Patrimônio da Humanidade. Com uma grande evolução da ala de crianças, com um samba contagiante, e a estreia do experiente Mestre Sala Pascoal, a escola perdeu nota em harmonia, evolução e comissão de frente, ficando assim na 7º colocação ofuscando o planejamento de toda diretoria.

Em 2010, com o enredo assinado pela última vez por Eduardo Zonta, a escola seguiu na trilha em falar da preservação ambiental e apresentou “Água, Vamos proteger a Fonte de Vida”, com um samba interativo e o cantado com força por seus componentes, a agremiação perdeu pontos em enredo e fantasia, o que fui crucial para a 4º colocação e a permanência no grupo 3.

Em 2011, a escola fez um dos seus melhores carnavais, sobre a estreia do carnavalesco consagrado em escolas de Indaiatuba e Bauru, Jorge Santtana junto a seu amigo consagrado em carnavais de Portugal Paulo Burian (ex- Camisa Verde), a comunidade preparou um ótimo carnaval. Os destaques deste ano foram a estreia do interprete André Nobre a frente do microfone, do novo casal de mestre sala Pinto (atualmente no Vai-Vai) e Tauany (filha do presidente e porta bandeira do Rosas de Ouro), e o samba de Zeca do Cavaco (consagrado na ala de compositores da Vai-Vai) ao lado de Marcelo Veronez. A escola cantou a história da cerveja na humanidade onde por fim a escola amargou uma 4º colocação que a deixou no mesmo grupo 3.

Em 2012, com menores pretensões e um grupo muito concorrido a escola contou com uma grande estrela do samba paulistano a frente dos seus microfones, Kiko, conhecido por ser compositor e vocalista do grupo tradicional Originais do Samba, onde o mesmo foi quem conduziu a evolução da escola. Outra novidade deste ano foi a estreia do mestre de bateria Pio. Assim, com enredo “Divina Mistura, Samba e Feijoada”, ficaram na 11º colocação vindo a ser virtualmente rebaixada. Mas após a várias polêmicas com suspeita de rasura de notas, a escola junto a Portela Zona Sul e Estação Invernada garantiram o direito de permanecer no grupo 3 da uesp.

Segmentos[editar | editar código-fonte]

Presidentes[editar | editar código-fonte]

Nome Mandato Ref.
Joceli Ap. Oliveira 2005
Antônio Candido dos Santos "Toninho do Resgate" 2006 -atualidade [1][2]

Diretores[editar | editar código-fonte]

Ano Diretor de Carnaval Diretor geral de Harmonia Mestre de bateria Ref.
2014 Rodrigo Dias Caio Mestre Tikinho [3]
2015 Mariana Sabino Caio Tikinho [4]
2016 Rodrigo Dias Luizinho Edgar [2]
2017 Rodrigo Dias Luizinho Mestre Junior e Thiago
2018 Rodrigo Dias Comissão de Harmonia Mestre Junior

Coreógrafo[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Ref.
2014-2017 Guilherme Almeida [4][2]

Mestre Sala e Porta Bandeira[editar | editar código-fonte]

Anos 1° Casal Mestre Sala e Porta Bandeira 2° Casal Mestre Sala e Porta Bandeira Ref.
2014 Douglas Willian e Pamela Sousa Leandro Lopes e Tauany Sabino
2015 Douglas Willian e Pamela Sousa Paulo Henrique e Tauany Sabino
2016 Leandro Lopes e Tauany Sabino Caue e Ianca [2]
2017 Rafael Fernando e Tauany Sabino Wendel Viegas e Mariana Nastri
2018 Jeff Antony e Tauany Sabino
2019 Matheus Machado e Beatriz Dias Jose Roberto e Judite Benites [4]

Destaques da Escola[editar | editar código-fonte]

  • Ala das Crianças e grande evolução.
  • Barracão, possui um grande lugar para fazerem alegorias. Escolas como Pérola Negra,Prova de Fogo, TUP entre outros já fizeram seus carros lá.
  • Os sambas que a escola apresentada todo o ano é avo de elogias pela crítica paulistana.
  • Bateria: Já foi eleita a melhor de 2010. Do ano de 2008 a 2011 obteve a nota máxima.
  • Alegorias: A escola com exceção do último carnaval, apresenta a cada ano, boas alegorias, tendo sempre como cuidado o acabamento e detalhes.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Melhor bateria do grupo 3 do carnaval 2010.
  • Passista de Ouro no carnaval 2011. (Testa, que também foi responsável pela comissão de frente).
  • Troféu No Mundo do Samba, como a comunidade samba no pé no ano de 2011.
  • Troféu Universo do Carnaval 2016 - 3° Melhor Conjunto do Grupo 3.

Personalidades Importantes[editar | editar código-fonte]

  • Interprete e compositor Alcides (Zague) permaneceu na escola de 1991 a 1997. Faleceu em 7 de setembro de 2008.
  • Interprete e compositor Kiko Melodia que permaneceu na escola de 2008 a 2010 e hoje atua na ala de compositores da Mocidade Alegre.
  • Interprete Bezerra Caxambu, consagrado em várias escola.
  • Marcelo Veronez, cantor e ídolo dos motoboys do Brasil, vêm sendo divulgador em programas como o do Jô, por suas canções. Marcelo tem sambas de 2007 até o ano de 2012, consecutivamente.
  • Pingo e Pascoal, mestre salas consagrados em São Paulo por Vai-Vai e Rosas de Ouro.
  • Carnavalescos como Paulo Burian, Fábio Parra e Tito Arantes, onde os mesmos são consagrados no samba paulistano.

Carnavais[editar | editar código-fonte]

Iracema Meu Grande Amor
Ano Colocação Grupo Enredo Carnavalesco Ref
1991 8º lugar Seleção B Tudo é Brincadeira Comissão de Carnaval
1992 7º lugar Seleção B Adoniram Barbosa- O Poeta dos Paulistanos Comissão de Carnaval
1993 Vice Campeã Seleção A S.O.S Natureza - Paraíso Ameaçado Comissão de Carnaval
1994 4º lugar 4-UESP Alegria, Alegria. O Circo Chegou Comissão de Carnaval
1995 Campeã 4-UESP Nelson Gonçalves(O Cantor das Multidões) - A Boêmia Também Mora no Iracema Neno e Pulga
1996 6º lugar 3-UESP De Cachoeiro do Itapemirim ao Iracema Comissão de Carnaval
Neno, Sombra e Pulga
1997 8º lugar Grupo 3-UESP O Rei e os Três Espantos de Debret - Um Artista Francês Neno
1998 11º lugar 2-UESP Tributo ao Pagode (Vira e Mexe) Dirceu Lopes e Luiz Fernando
1999 4º lugar 3-UESP Aqui Tudo Acaba em Samba Comissão de Carnaval
2000 7º lugar 3-UESP Tributo aos Negros e Suas Artes Luizinho Bispo
2001 5º lugar 3-UESP Luis Gonzaga: O Rei do Baião Nilson Punk
2002 Vice Campeã 3-UESP Chico Mendes, A Vida por um Ideal Nilson Punk
2003 11º lugar 2-UESP Inezita Barroso, Viola Minha Viola Nilson Punk e Ivanir
2004 3º lugar 3-UESP Ó Freguesia, Seu Largo da Matriz... E a Cidade aos Seus Pés Fábio Parra
2005 6º lugar 3-UESP Eduardo Basílio, Rosas da Brasilândia Para Você! Tito Arantes
2006 4º lugar 3-UESP Na Batida do Tambor Comissão de Carnaval
2007 4º lugar 2-UESP Maravilha Bela Comissão de Carnaval
2008 13º lugar 2-UESP O Rei negro em Ouro Preto Eduardo Zonta
2009 7º lugar 3-UESP Iracema guerreira vem defender a Mata Atlântica. Patrimônio da Humanidade Eduardo Zonta
2010 4º lugar 3-UESP Água,Vamos proteger a fonte de vida Eduardo Zonta
2011 4º lugar 3-UESP Samba, folia. O combustível da alegria Jorge Santtana
2012 11º lugar 3-UESP Divina Mistura, Samba e feijoada Comissão de Carnaval [1]
2013 4º lugar 3-UESP 2013 - Deu 13! E o mundo não acabou nem jamais acabará!...

Intérprete:Rodrigo Bola

William Oliveira
2014 3º lugar 3-UESP Do Império Males a Iracema. Quem não pode com mandinga, não carrega patuá

Intérprete:Rodrigo Bola

Comissão de Carnaval [3][5]
2015 12º lugar 2-UESP Mandela. Um Filho da África

Intérprete:Rodrigo Bola

Comissão de Carnaval [4]
2016 4º lugar 3-UESP Da África ao Brasil. O batuque nosso de cada dia Comissão de Carnaval

(Rodrigo Dias, Mariana Sabino e Christian Fonseca)

[6]
2017 5º lugar 3-UESP Iracema em um Santuário de Fé Fernando Santos
2018 10º lugar 3-UESP Carukango, Axé Grande Quilombo… Príncipe Guerreiro Fernando Santos [7]
2019 12º Lugar 3-UESP As Andanças de um Conselheiro em um Lamento Sertanejo Carlos Marques [8]

Referências

  1. a b [1]
  2. a b c d [2]
  3. a b Sasp. «Carnaval 2014». Consultado em 31 de maio de 2014 
  4. a b c d [3]
  5. «Cópia arquivada». Consultado em 1 de junho de 2014. Arquivado do original em 1 de junho de 2014 
  6. Equipe Universo Carnaval (17 de junho de 2015). «IRACEMA MEU GRANDE AMOR ANUNCIOU ENREDO». Equipe Universo Carnaval. Consultado em 19 de junho de 2015 
  7. «Grupo 3». UESP. Consultado em 25 de janeiro de 2018 
  8. «Central do Carnaval 2019». SASP. Consultado em 25 de janeiro de 2019