Iran Khodro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Iran Khodro Company
Tipo Pública
Indústria Automobilística
Fundação agosto de 1962, 1967 como Iran National
Fundador(es) Mahmoud Khayami
Sede Teerã, Irã
Área(s) servida(s) Mundial
Pessoas-chave Javad Najmodin (CEO)
Empregados 52 795 (2011) [1]
Produtos Automóveis

A Iran Khodro é uma fabricante iraniana de automóveis, e também montadora de automóveis Peugeot no Irã. Atualmente faz parte do Grupo Industrial Iran Khodro.

Foi fundada em Agosto de 1962 e estabelecida em 1967 com capital inicial de 40 mil dólares por Mahmoud Khayami como Iran National, e nacionalizada em 1980, após a revolução Islâmica.[2] A empresa iniciou produzindo ônibus com chassis importados da Alemanha.

Durante a década de 60 e 70, produziu o popular Paykan, em parceria com a companhia inglesa Rootes. Durante todo esse tempo, foram produzidas unidades em diversas versões. No final da década de 1960, a Peugeot adquiriu a Rootes e assumiu a produção desse automóvel até 2005, quando encerrou a produção.

Atualmente, a Iran Khodro é uma empresa de capital misto. Além do mercado local, a marca exporta carros para outros países da Ásia e Oriente Médio. No início de 2016, o grupo PSA Peugeot-Citroën assinou uma joint venture para a produção de modelos Peugeot mais modernos e de baixo custo, como o 208, 301 e 3008.[3] O investimento é de cerca de 400 milhões de euros. A previsão é de que os novos modelos da Peugeot saiam da planta iraniana ainda no segundo semestre de 2017.[4]

Atualmente seu modelo de maior sucesso é o Samand, que será produzido na Venezuela com o nome de Samand Centauro, feito em parceria com o governo local..

Principais modelos produzidos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Top 100 Iranian Companies (PDF)
  2. «IKCO Introduction». www.ikco.ir. Consultado em 4 de maio de 2017 
  3. «PSA Peugeot Citroën to create a joint venture in Iran with Iran Khodro | Media Groupe PSA». media.groupe-psa.com. Consultado em 4 de maio de 2017 
  4. 3, Editora (28 de janeiro de 2016). «Por dentro da Iran Khodro, a marca nacional do Irã - Motor Show». Motor Show 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.