IrfanView

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
IrfanView
IrfanView.png
Imagem da versão 4.37
Desenvolvedor Irfan Skiljan
Versão estável 4.42 (10 de março de 2016; há 0 dia)
Sistema operacional Windows 32 e 64-bit
Gênero(s) Visualizador de imagens
Licença Proprietária, Freeware
Página oficial www.irfanview.com

IrfanView é um popular visualizador de imagens para Microsoft Windows com recursos de edição básica e conversão entre dezenas de formatos de imagens, além de compatibilidade com uma variedade de formatos arquivos de áudio e vídeo[1] por meio de plugins disponíveis no site oficial. Diferente de programas como o Photoshop e GIMP, o IrfanView não possui recursos de criação e desenho avançados, sendo desenvolvido principalmente como um visualizador.

O nome do programa é uma referência ao seu criador, Irfan Skiljan, natural da Bósnia e Herzegovina, e é pronunciado /iːr.fæn.vjuː/ [2] . IrfanView é compatível com as principais versões modernas do Microsoft Windows (basicamente todas após a versão Windows 95). E entre seus formatos de arquivos suportados destacam-se: BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF além de arquivos de multimídia e texto como Adobe Flash, Ogg Vorbis, MPEG e MP3.

Recursos[editar | editar código-fonte]

O programa é rápido e leve: a versão 4.10 ocupa menos de 1MB em disco (com todos os plugins instalados pode chegar a 9 MB). Além de converter imagens, o IrfanView é capaz de criar screensavers a partir de coleções de imagens, que podem ser utilizados até mesmo em computadores que não possuem o programa instalado. Outra função é a criação de ícones por meio da conversão de arquivos de imagens para o formato ICO.

Entre as funções de edição disponibilizadas pelo programa estão o recorte, rotacionamento e redimensionamento de imagens, captura de imagens por meio de scanners com a função TWAIN, ajuste de cores, brilho, contraste, etc. Algumas dessas mudanças podem ser aplicadas em várias imagens simultaneamente por meio da função batch processing (processamento em massa/lote).

O módulo de plugins extras, que pode ser instalado à parte, além de ampliar a gama de compatibilidade de arquivos com o IrfanView, oferece outros recursos de edição e manuseio de imagens, tais como envio por email, criação de apresentações em arquivos executáveis (formato .EXE) ou protetores de tela (.SCR), OCR, dentre outros.

Referências

  1. IrfanView Formats acessado em 21 de setembro de 2006.
  2. Sobre o autor

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.