IrfanView

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
IrfanView
IrfanView.png
Imagem da versão 4.37
Desenvolvedor Irfan Skiljan
Plataforma x86, x64
Lançamento 1996
Versão estável 4.58 (26 de maio de 2021; há 5 meses[1]) [±] [+/-]
Versão em teste [+/-]
Sistema operacional Windows 32 e 64-bit
Gênero(s) Visualizador de imagens
Licença Proprietária, Freeware
Página oficial http://www.irfanview.com/

IrfanView é um popular visualizador de imagens para Microsoft Windows com recursos de edição básica e conversão entre dezenas de formatos de imagens, além de compatibilidade com uma variedade de formatos arquivos de áudio e vídeo[2] por meio de plugins disponíveis no site oficial. Diferente de programas como o Photoshop e GIMP, o IrfanView não possui recursos de criação e desenho avançados, sendo desenvolvido principalmente como um visualizador.

O nome do programa é uma referência ao seu criador, Irfan Skiljan, natural da Bósnia e Herzegovina, e é pronunciado /iːr.fæn.vjuː/ [3]. IrfanView é compatível com as principais versões modernas do Microsoft Windows (basicamente todas após a versão Windows 95). E entre seus formatos de arquivos suportados destacam-se: BMP, GIF, JPEG, PNG, TIFF além de arquivos de multimídia e texto como Adobe Flash, Ogg Vorbis, MPEG e MP3.

O programa é um verdadeiro canivete suíço de edição de imagens.

Recursos[editar | editar código-fonte]

O programa é rápido e leve: a versão 4.10 ocupa menos de 1MB em disco (com todos os plugins instalados pode chegar a 9 MB). Além de converter imagens, o IrfanView é capaz de criar screensavers a partir de coleções de imagens, que podem ser utilizados até mesmo em computadores que não possuem o programa instalado. Outra função é a criação de ícones por meio da conversão de arquivos de imagens para o formato ICO.

Entre as funções de edição disponibilizadas pelo programa estão o recorte, rotacionamento e redimensionamento de imagens, captura de imagens por meio de scanners com a função TWAIN, ajuste de cores, brilho, contraste, etc. Algumas dessas mudanças podem ser aplicadas em várias imagens simultaneamente por meio da função batch processing (processamento em massa/lote).

O módulo de plugins extras, que pode ser instalado à parte, além de ampliar a gama de compatibilidade de arquivos com o IrfanView, oferece outros recursos de edição e manuseio de imagens, tais como envio por email, criação de apresentações em arquivos executáveis (formato .EXE) ou protetores de tela (.SCR), OCR, dentre outros.

Referências

  1. «History of IrfanView Changes/Versions». IrfanView. 26 de maio de 2021. Consultado em 24 de junho de 2021 
  2. IrfanView Formats acessado em 21 de setembro de 2006.
  3. Sobre o autor

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.