Irmão do Jorel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Gnome globe current event.svg
Este artigo ou seção é sobre uma série televisiva em exibição. A informação apresentada pode mudar com frequência. Não adicione especulações, nem texto sem referência a fontes confiáveis. (data da marcação: 12 de outubro de 2019; editado pela última vez em 12 de setembro de 2019) TV Future Icon.svg
Irmão do Jorel
Jorel's Brother (EUA)
Hermano de Jorel (ES)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Comédia
Duração 11 minutos
Criador(es) Juliano Enrico
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Juliano Enrico
Rodrigo Soldado
Produtor(es) Felipe Tavares
Produtor(es) executivo(s) Halina Agapejev
Zé Brandão
Vozes de Andrei Duarte
Juliano Enrico
Daniel Furlan
Tânia Gaidarji
Melissa Garcia
Cecília Lemes
Cesar Marchetti
Hugo Picchi Neto
Tema de abertura "Irmão do Jorel"
Compositor da música-tema Chico Cuíca
Daniel Furlan
Fabio Mozine
Juliano Enrico
Empresa(s) de produção Copa Studio
Cartoon Network Brasil
TV Quase
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Cartoon Network
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 22 de setembro de 2014 – presente
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 78 (lista de episódios)

Irmão do Jorel é uma série em desenho animado brasileira criada por Juliano Enrico e co-produzida pela Cartoon Network Brasil e a Copa Studio. A série foi originalmente vencedora de um pitching promovido pelo Cartoon Network brasileiro em 2009 para produção de novas animações nacionais.[1]

É a primeira animação original do Cartoon Network feita no Brasil e na América Latina. Ela a princípio iria estrear em 2013 com apenas 13 episódios, porém, sua estreia foi adiada para o ano seguinte completando uma temporada de 26 episódios.[2] Sua estreia ocorreu no dia 22 de setembro de 2014.[3]

Em 8 de dezembro de 2015, a série foi renovada para uma segunda temporada,[4] que teve a sua estreia no dia 10 de outubro de 2016 e contou com novos traços visuais para cada personagem.[5]

Em 25 de maio de 2017, a série foi renovada para uma terceira temporada com estreia confirmada para 16 de julho de 2018.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série mostra o cotidiano de uma família excêntrica e extravagante. Jorel é o filho do meio, com o cabelo sedoso e bem liso e uma maneira doce e atraente para ganhar meninas, que faz dele o cara mais popular da cidade. No entanto, o show não gira em torno dele, mas em torno de seu irmão mais novo, um garoto tímido e sem nome e sempre chamado de "Irmão do Jorel". Sendo quase sempre ofuscado pela fama e popularidade de seu irmão mais velho, Irmão do Jorel tenta ganhar sua própria identidade e ser alguém importante da família. Cada situação sempre acontece numa confusão, algumas bem sérias e outras nem tanto, todas bem típicas de um ambiente familiar brasileiro da década de 1980, em meio a aventuras surreais e sem-sentido, sempre a partir da perspectiva do Irmão do Jorel.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Irmão do Jorel (Andrei Duarte) - É o filho caçula de uma excêntrica família de acumuladores presa nos anos 80 e com a ajuda de sua melhor amiga, Lara, ele enfrenta os primeiros obstáculos da vida num ritmo alucinante e bem divertido. Sem diferenciar fantasia e realidade, ele sempre descobre uma maneira absurda de não ser o secundário que vive na sombra de seu irmão celebridade. O seu único e verdadeiro nome é sempre um mistério para todos, que não incluem a sua família, apesar de vários personagens quase citarem o nome deste em alguns momentos.
  • Jorel (Juliano Enrico) - O irmão do meio. Com um físico atlético, personalidade calma e os cabelos longos, lisos e sedosos, ele é considerado como o orgulho da família e também o garoto mais popular no bairro, onde é amado por várias garotas. Recebe vários atos de carinhos por suas "fãs" apaixonadas por ele. Jorel é um típico garoto de 12 anos que sempre vence sem fazer nenhum esforço e chega a ser o centro de atrações. Apesar de nunca ter falado no show, a sua única fala é uma risada sarcástica. Na segunda temporada, sua aparência fica mais jovem.
  • Dona Danuza (Tânia Gaidarji) - É a mãe do Irmão do Jorel. Ela é uma típica mãe proativa e carinhosa que está sempre preocupada com seus filhos e que também é a dona de uma academia de dança, onde dá aulas de balé. Ela sempre anda com sua moto para ocasiões necessárias.
  • Sr. Edson (César Marchetti) - O pai do Irmão do Jorel. Edson é um jornalista idealista e neurótico, porém dedica seu tempo livre ao teatro revolucionário e ao cinema conceitual e está sempre dando conselhos com base na sua experiência de vida louca para seus filhos. Também já foi membro de uma antiga banda, juntamente com outros personagens da série.
  • Nicolau "Nico" (Hugo Picchi Neto) - O irmão mais velho. Nico é um adolescente desleixado, desmiolado, irracional e que às vezes vive se confundindo.
  • Vovó Juliana "Juju" (Melissa Garcia) - A avó paternal do Irmão do Jorel. Ela é o oposto da Vovó Gigi, uma calma e inocente senhora idosa que é muito gentil com seus netos, especialmente com o Irmão do Jorel, e que tem hábito de cuidar de seus patos de estimação e de seu jardim cheio de plantas. Apaixonada por legumes e frutas, principalmente abacates.
  • Vovó Gilda "Gigi" (Cecília Lemes) - A avó maternal do Irmão do Jorel. Ela é uma senhora de idade vaidosa, sarcástica e muito estressada, com toda a face enrugada e que tem uma obsessão por chupar pirulitos, além de ser fã do astro de filmes de ação, Steve Magal.
  • Lara (Melissa Garcia) - É a melhor amiga do Irmão do Jorel. Lara é uma menina de 8 anos inteligente, curiosa e otimista que sempre vê o lado bom em tudo e que adora ajudar as pessoas, principalmente o Irmão do Jorel, apesar de sempre o colocar em problemas ao falar demais e revelar segredos. Tem uma bicicleta com um assento extra no formato de foguete, com a qual oferece carona para o Irmão do Jorel inúmeras vezes. Lara viajou para o Japão com sua família no episódio "Elefante de Porcelana".

Recorrentes[editar | editar código-fonte]

  • Ana Catarina (Melissa Garcia) - Uma menina de 9 anos, muito bonita e popular da classe do Irmão do Jorel por quem ele tem uma queda. Ana Catarina é uma garota de longos cabelos loiros. A personagem possui pernas incrivelmente compridas e uma marca de nascença em uma delas.
  • William "Billy Doidão" da Silva Monteiro (Cassius Romero na primeira temporada / Alfredo Rollo na segunda temporada) - Um garoto de 12 anos (8 a partir do episódio "Aterrorizante Vida Adulta") da classe do Irmão do Jorel, Billy é um valentão qualquer que usa roupas de couro, adora impor o caos e está sempre repetindo de ano na escola.
  • Tosh (Hugo Picchi Neto) - O amigável, esperto e educado cachorro de estimação da família do Irmão do Jorel que, misteriosamente, consegue falar.
  • Steve Magal (Hugo Picchi Neto) - É uma estrela de vários filmes de ação e o astro favorito do Irmão do Jorel e da Vovó Gigi. O nome dele é uma referência ao cantor Sidney Magal e ao ator Steven Seagal.
  • William Shostners (Daniel Furlan) - É o rival do Irmão do Jorel, um garoto rico, esnobe e malvado que, apesar de ser criança, é dono de uma empresa chamada "Shostners & Shostners". Ele muitas vezes brinca com o Irmão do Jorel, juntamente com os outros colegas de classe.
  • Roberto Perdigotto (Hugo Picchi Neto) - É o apresentador da companhia Shostners & Shostners e que está sempre cuspindo quando fala. Ele também possui uma rivalidade com o Seu Edson.
  • Carlos Felino (Daniel Furlan) - Um guitarrista que faz parte da banda de rock do Nico e é sempre chamado de "Carlinhos" pelo Sr. Edson, para o desgosto de Carlos. Ele também se auto-intitula como conselheiro amoroso.
  • Diretora Lola (César Marchetti)- A diretora da escola do Irmão do Jorel. Ela é uma mulher muito irritada e que sempre diz: Não Pode! quando acha que alguém faz algo de errado. São muito raros os momentos quando ela está sorrindo ou quando ela está feliz e calma.
  • Márcio (Juliano Enrico) - Um amigo da classe do Irmão do Jorel.
  • Professora Adelaide (Cecília Lemes) - A professora da classe do Irmão do Jorel.
  • Gesonel (Hugo Picchi Neto) - O pato de estimação da Vovó Juju que é bastante conhecido por ser o mestre dos disfarces da família, e aparentemente trabalhar em uma associação secreta de patos com superpoderes.
  • Fabrício e Danúbio (Cássius Romero e César Marchetti) - Outros dois patos de estimação que também cuidados pela Vovó Juju e trabalham como parceiros de Gesonel.
  • Samantha (Jussara Marques) - Uma garota gigantesca de cor verde, valentona e assustadora da escola do Irmão do Jorel. Ela também é a irmã mais velha da Ana Catarina e possui uma queda pelo Jorel.
  • Jorge (Hugo Picchi Neto) - Um menino da classe do Irmão do Jorel,que vive contando mentiras sobre seu pai e usa aparelho de dente
  • Syd Vinicius (César Marchetti) - Amigo de Billy Doidão. Ele é guloso e vive rindo das desgraças dos outros. Seu nome é inspirado no ex-integrante da banda Sex Pistols, Sid Vicious.
  • Iggy Podre (Juliano Enrico): Amigo de Billy Doidão e Syd Vinicius. Seu nome é inspirado em Iggy Pop.
  • Wonderlay (César Marchetti) - Um homem que trabalha em vários locais da cidade do Irmão do Jorel
  • Rambozo (Andrei Duarte) - Um palhaço militar, assistente do Perdigoto, lutador e dono de uma rígida escola para palhaços.
  • Pablito (Juliano Enrico) - Um amigo de escola honduro do Irmão do Jorel e irmão perdido do Vice Consul.
  • Débora (Tânia Gaidarji ) - Uma menina que é obcecada por Jorel e que é amiga de Ana Catarina.
  • Catiana (Melissa Garcia) - Uma menina que é outra amiga da Ana Catarina e que também é obcecada por Jorel.
  • Beto Cachinhos (Andrei Duarte) - Um menino da classe do Irmão do Jorel, que tem o braço e o pescoço quebrados.
  • Reginaldo (Juliano Enrico) - Membro da banda "Cuecas em Chamas" de Carlos Felino e Nico. Ele também trabalha como DJ, em alguns momentos.
  • Dra. Suzana (Tânia Gaidarji) - A presidente oficial da companhia Shostners & ShoWilliam e trabalha para a mãe do William Shostner
  • Seu Adelino Lobo do Nascimento (Tatá Guarnieri) - Um comerciante que é dono de uma loja de conveniências na cidade.
  • Rose (Cecília Lemes) - Uma lula gigante que consegue respirar fora d'água e que trabalha como faxineira na casa do Irmão do Jorel, apesar de odiar o seu trabalho na verdade. Ela possui um sotaque francês.
  • Zazá (efeitos vocais de Melissa Garcia) - É a cadela de estimação da Vovó Gigi, que vive comendo as coisas do Seu Edson.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Homem-Galinha (Juliano Enrico) - Um ex-lutador de luta livre e rival de Steve Magal. Sendo muito determinado, corajoso e excêntrico, o Homem-Galinha está sempre usando um collant de luta e sua marca registrada: Uma máscara de galinha que cobre grande parte de seu rosto..
  • Klong (Cassius Romero na 1ª temporada, Glauco Marques a partir da 2ª temporada) - Um ganso que é o rival do Irmão do Jorel e que antes era o principal comandante do comitê dos patos e líder supremo do Gesonel, Danúbio e Fabrício.
  • Sr. Consul (Juliano Enrico) - O Vice-Consul de Honduras que é o amigo do Irmão do Jorel e irmão do Pablito. Ele aparece no episódio da primeira temporada, "Ilha Doideira".
  • Pônei Fluffy - Um pônei assassino que usa uma fantasia de golfinho.
  • Mendigo dos Mares (Raul Chequer) - Um mendigo que vive no mar (ou nos aquários) e que tem como amigo, o pônei fantasiado de golfinho assassino, Fluffy.
  • Mendigo das Selvas (Raul Chequer) - Um mendigo que vive na selva e que, na verdade, é o pai do Mendigo dos Mares.
  • Dr. Léo (Nelson Baskerville) - Um dentista que confunde Irmão do Jorel com uma menina chamada Carla. Apareceu no episódio da segunda temporada, "Shostners Shopping"
  • Sr. Sprok (Robson Nunes) - É o dono de uma misteriosa fábrica de refrigerantes da linha Sprok Maçã. Ele aparece no episódio da segunda temporada, "A Fantástica Fábrica de Refrigerantes".
  • Wallace (Alfredo Rollo) - É o antigo namorado da Diretora Lola. Originalmente, ele era poeta, mas com o passar do tempo, virou um motoqueiro. Apareceu no episódio da segunda temporada, "Consequência ou Consequência?", mas já tinha aparecido em alguns episódios da primeira temporada.
  • Dudu (Hugo Picchi Neto) - Um menino gordinho da classe do Irmão do Jorel.
  • Valtinho (Caito Mainier) - É o irmão da Danuza e o tio do Irmão do Jorel que visita a família na véspera de natal. Ele aparece no episódio da segunda temporada, "Então é Natal".
  • Kássius Kleyton (Emicida) - Um rapper que faz batalhas de rap com a Vovó Juju. Aparece no episódio da segunda temporada, "M.C. Juju".
  • MC Outro Cara (Edy.C) - Parceiro de Kássius Kleyton, que só fala as últimas palavras dos raps dele. Aparece no episódio da segunda temporada, "M.C. Juju".
  • Duda (Melissa Garcia) - Uma garota adolescente de cabelo azul, que Nico conheceu na matinê de dança e ficou apaixonado. Ela apareceu no episódio da segunda temporada, "Embalos de Sábado à Tarde".
  • Boris (Melissa Garcia) - Um aluno de intercâmbio imaginário com sotaque russo que fica no fundo da classe de Irmão do Jorel. Ele é rebelde e zueiro com os outros, que por sinal não o vêem. Boris faz muitas coisas ruins para deixar os outros com a culpa. Ele apareceu no episódio da segunda temporada, "Inimigo Imaginário".

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada Episódios Exibição original
Estreia de temporada Final de temporada
1 26 22 de setembro de 2014 16 de novembro de 2015
2 26 10 de outubro de 2016 2 de outubro de 2017
3 26 16 de julho de 2018 24 de junho de 2019

Produção[editar | editar código-fonte]

De acordo com o criador da série, Juliano Enrico, o desenho Irmão do Jorel começou a ser desenvolvido em 2002 como uma história em quadrinhos, na época em que ele desenhava tirinhas para a "Revista Quase", e em 2006 os quadrinhos ganharam uma coluna atualizada semanalmente no site da revista. De acordo com o "making-of" exibido durante os comerciais no Cartoon Network, para criar os personagens, Enrico se inspirou em fotos e vídeos da sua própria família, embora afirme que não se trata de uma série autobiográfica.[6]

Em 2009, Enrico se inscreveu em um concurso do Cartoon Network para a produção de um piloto da série animada. O projeto faturou um prêmio de desenvolvimento no valor de US$ 20 mil, em 2012, durante o Fórum Brasil de Televisão. O episódio piloto foi desenvolvido em parceria com a Copa Studio, que atualmente faz a produção executiva da série.[7] Em 11 de junho de 2012, a série Irmão do Jorel começou sua produção. A primeira promo da série foi exibida no Cartoon Network Brasil em 4 de agosto de 2014 e sua estreia oficial aconteceu em 22 de setembro de 2014.

Inspirações[editar | editar código-fonte]

Os personagens e outros elementos da série começaram a ser desenvolvidos em 2002, inspirados em vídeos e fotos antigas do final anos 80 e início dos anos 90 da família do criador da série, Juliano Enrico, e a partir disso, ele começou a desenvolver tirinhas em quadrinhos com estes personagens. Em 2006, ele começou a divulgar em seu fotolog, os primeiros rascunhos dos personagens (sendo que alguns deles ainda não tinham os nomes oficiais, que foram usados na série animada), e ao mesmo tempo seus quadrinhos ganharam uma coluna semanal no site da "Revista Quase", onde ele trabalhava como desenhista.

O protagonista "Irmão do Jorel", teve o visual inspirado em fotos de infância do criador da série, além do fato do personagem também ter um irmão que é muito mais popular que ele, coisa que também aconteceu na infância de Juliano. Juliano tem um irmão chamado Jor-El, o nome foi dado pelo pai em homenagem ao ator Marlon Brando que interpretou Jor-El, o pai do Superman no filme de mesmo nome lançado em 1978.[8] Outros personagens que também foram baseados em experiências de vida do criador são o cachorro da família, Tosh, que foi inspirado em um cão de estimação real, cujo nome era homenagem ao cantor jamaicano, Peter Tosh, mas que no desenho também tem traços que lembram o "cão-dragão" voador do filme "A História sem Fim". Além de Tosh, os patos de estimação da Vovó Juju, são inspirados em uma criação de patos que sua avó tinha no quintal, e as ideias paras as cenas onde o pai do Irmão do Jorel faz discursos narrando as histórias de seu tempo de ator durante a época da ditadura militar, vieram das histórias que Juliano também ouvia de seu pai, que também era ator. Até mesmo o lutador "Homem-Galinha", que aparece algumas vezes na TV da casa do Irmão do Jorel, teve seu uniforme baseado em uma foto onde Juliano vestia um traje semelhante.[9]

O desenho tem várias citações à coisas populares nos anos 80 e 90, como a "Caneta de 250 cores" (que é uma paródia das canetas "de 4 cores", e das de "20 cores"), e paródias de Os Cavaleiros do Zodíaco, além de Steve Magal, ator preferido da Vovó Gigi, uma alusão ao ator Steven Seagal e ao cantor Sidney Magal,[10] porém, na vida real, Vovó Gigi era na verdade a fã do ator Charles Bronson.[9]

Adaptação para o público infantil[editar | editar código-fonte]

Para a série de animação ser exibida no Cartoon Network, que é mais voltado para o público infantil, algumas mudanças tiveram de ser feitas no visual que os personagens tinham nas tirinhas originais. A Vovó Gigi, nas primeiras aparições nas tiras, tinha um cigarro na boca, mas na animação ela passou a ter um pirulito verde.[10] Além disso, o design dos personagens, que era mais "escrachado" nas tirinhas, ganhou uma aparência e um traço mais "limpo" e bem desenhado, mais adequado para o público infantil. A partir da segunda temporada, Irmão do Jorel e todos os outros personagens da série ganharam novos traços visuais, no qual ficaram melhores e evoluídos.

Transmissão[editar | editar código-fonte]

A série teve sua estreia no Cartoon Network da América Latina em 2 de fevereiro de 2015.[11]

Logo da versão em espanhol

Referências

  1. Souza, Nielsen (9 de junho de 2012). «Irmão de Jorel: Cartoon Network anuncia primeira série de animação feita na América Latina». ANMTV. Consultado em 30 de julho de 2015 
  2. Souza, Nielsen (27 de novembro de 2013). «Cartoon Network Brasil: novidades da programação 2014». ANMTV. Consultado em 30 de julho de 2015 
  3. Sousa, Matheus (23 de julho de 2014). «Irmão do Jorel estreia em setembro no Cartoon Network». ANMTV. Consultado em 30 de julho de 2015 
  4. «Irmão do Jorel ganha segunda temporada». UOL. ANMTV. Consultado em 4 de janeiro de 2016 
  5. «Outubro no Cartoon Network: segunda temporada de Irmão do Jorel e muitas novidades». UOL. ANMTV. Consultado em 28 de outubro de 2016 
  6. Saad, Matheus (5 de fevereiro de 2015). «Entrevista - Juliano Enrico». Guia Vivo. Consultado em 30 de julho de 2015 
  7. Sanfelice, Leandro (22 de setembro de 2014). «Cartoon Network estreia primeira animação na América Latina». Exame. Consultado em 30 de julho de 2015 
  8. Batemos um papo com Juliano Enrico, criador do ‘Irmão do Jorel’
  9. a b Homem Galinha, esse cineasta
  10. a b Animação brasileira 'Irmão do Jorel' estreia 2ª temporada
  11. Rosales, Johel (26 de dezembro de 2014). «Febrero en Cartoon Network: El Hermano de Jorel y nuevos episodios de Hora de Aventura» (em espanhol). ANMTV. Consultado em 8 de janeiro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]