Eon Kid

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Iron Kid)
Iron Kid
Iron Kid (PT)
Eon Kid / Iron Kid (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 26 minutos
País de origem Coreia do Sul Coreia do Sul
Espanha
Idioma original coreano
espanhol
Temporadas 1
Episódios 26 (25 na emissão americana)
Exibição
Emissora original Coreia do Sul KBS
Espanha TVE
Formato de exibição SD
Transmissão original 6 de abril de 2006 - 15 de março de 2007

Eon Kid ou Iron Kid (아이언 키드 Aieon Kideu) é uma série de animação coreana-espanhola no formato CGI exibida no Jetix e na NGT e Rede Record[nota 1] no Brasil e na TVI e na SIC K em Portugal. Atualmente pode ser encontrada dublada em canais do YouTube de forma não oficial, contando uma história sobre um rapaz de 12 anos chamado Marty. É constituída por 26 episódios.

Enquanto a série é conhecida como Iron Kid na Coréia do Sul, Espanha e outros países que não falam inglês, é conhecido como 'Eon Kid' nos países de língua inglesa devido às preocupações legais. Ele estreou em Coreia no KBS2 em 6 de abril de 2006 e em TVE no outono de 2006. Nos Estados Unidos, é distribuído por Manga Entertainment e estreou no The CW no bloco de sábado de manhã chamado de Kids WB em 22 de setembro de 2007. [1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Há mais de 100 anos, um cyborg tirânico conhecido como o General, foi criado como a ultima esperança em uma guerra desigual, pois os inimigos de seus criadores usavam(aparentemente em grande número) armas chamadas gigantors, robôs gigantescos com vastos arsenais. O General foi capaz de mudar o rumo da guerra e a ganhar, presumivelmente com a ajuda de seus aliados, porém antes que as chamas da Primeira Guerra Robô estivessem apagadas, o desejo de poder do General e de seus aliados cresceu ao ponto dele se voltar contra seus criadores e começar um confronto conhecido como a Segunda Guerra Robô. Para enfrenta-lo, um guerreiro que usava um punho de ferro, chamado Eon, conseguiu derrotar o General, mas teve de sacrificar a própria vida.

Cem anos depois, um jovem rapaz que ganha a vida como catador de peças de robôs, seu robô-cão Buttons e sua amiga foragida da Torre de Ferro, chamada Ally, especializada em robôs, encontram o Punho de Eon (nome verdadeiro é: punho destruidor da estrela errante), que se prende a Marty. Seu pai diz a eles que atravessem o Grande Deserto até a Cidade de Cristal. Mais tarde, Gaff, um cyborg que é o Guardião da família Eon, revela a Marty que ele é o último descendente da Família Eon e que o punho é sua herança e que falta pouco para as forças do General reconstruí-lo. Agora,o objetivo é deter o General, mas antes tem de passar pelo treinamento da família Eon e ir para o templo da alma de ferro para receber o chip do grande Eon e derrotar o General.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Heróis[editar | editar código-fonte]

Marty: Marty é um garoto de 12 anos, um menino otimista e extrovertido que encanta a todos. Sua curiosidade é a causa de vários incidentes. Um dia ele achou um punho, e resolveu coloca-lo. Daquele dia em diante ele virou IRON KID. Apesar de sua pouca idade demonstrou várias vezes talentos de combate surpreendentes se tratando de capacidade de analise e tempo de reação contra grande parte de seus adversarios amplamente mais experientes.

Ally: É uma garota, também de 11 anos. Ela é filha adotiva de Duque Von Rhymer, que a usa para seus planos. Ela foge da Torre de Ferro (pois ficou sabendo das intenções de Von Rhymer de reativar um gigantor). Ela é uma garota prodígio, com talento de decifrar antigos códigos informáticos, nos que se encontram nos programas base dos robôs centenários. Ela conhece Marty, e vira sua melhor amiga. Tem uma personalidade praticamente oposta a de Marty, sendo menos energética e mais reservada.

Gaff: É um guerreiro velado,para proteger a família EON. É protetor e servidor de Marty, pois ele encontrou o PUNHO DE EON. Desde que Marty encontrou o punho ele o segue em todas as partes, o protege e o ensina como se converter o verdadeiro herdeiro de EON. Tem 133 anos

Buttons: Ele é o cachorro robô de Marty. Sempre fica do lado do seu melhor amigo. Ele aprende um golpe com o Mestre Zhang, o que o ajuda muito em varias missões. Ele é o personagem cômico do desenho. Sempre com bom astral. Tem 15 anos e pesa 35 kg.

Os Bollybots: São três robôs vigaristas, que acham que podem se dar bem na vida em tudo. Eles tentam roubar o punho de EON, mas Buttons consegue impedi-los. Desde então Buttons vira o mestre deles. Eles são: Och,Tito,Waddy

Violeta: Ela trabalha para a CDF, como espiã, para obter informações sobe o plano de Von Rhymer. Ela trata Ally como se fosse uma Irmã. Tem 120 anos e sua habilidade mais recorrente é a geração de campos de força.

Mestre Zhang: Ele foi o mestre de EON e de Marty. É um ótimo professor de artes marciais e se surpreendeu com a velocidade do desenvolvimento de Marty comparado a de seus ancestrais. Apesar de ser um ancião ele ainda é muito bom lutando. Ele tem 180 anos e é o humano mais velho da série.

Vilões[editar | editar código-fonte]

O General: Ele é o antagonista principal do desenho. É o guerreiro mais forte de todo o mundo. Ele iniciou a Segunda Guerra Robótica em uma verdadeira cruzada para aumentar o seu poder e aniquilar quem não o apoiasse. Foi destruído por EON, o verdadeiro antepassado de Marty. Seus seguidores empenham-se em reconstruí-lo com o seu cérebro. Só o punho de EON poderá detê-los. Ele tem 133 anos e 2,10m de altura. Sua especialidade parecem ser rajadas de ondas de choque.

Black Beauty: É uma robô assassina ,do bando do GENERAL. Ela colocou medo nos corações de todos que tomaram parte da Segunda Guerra Robótica. Cem anos depois da morte do General ela volta para tentar matar,junto com seus ninjas,Marty O Herdeiro de EON.Ela é a principal rival de Gaff. Ela tem 133 anos.

Dr.Chen É o gênio científico que tenta reconstruir o general. Ele não tem amor nem sensibilidade no coração. Ele é um grande robô frio e sem vida. Tem 160 anos.

Jack Ferro: Ele foi criado por Dr. Chen, e é um robô assassino especialista em armas de fogo de todos os tipos e calibres. É um dos robôs mais procurados pela FDF. Ele tenta recuperar Ally, mas Gaff ajuda ela e Marty que conseguem fugir.

Scar: Na guerra Robótica ele era um robô desconhecido por todos, que se converteu como um dos robôs de combate preferido do general. Forte e malvado é o rival de Black Beauty, pois os dois tentam ser os comandantes das tropas do General. Tem 138 anos.

Eiger: É um robô enorme e malvado. Ele foi um dos soldados das tropas do General. EON o aprisionou em um bloco de gelo.Mas cem anos depois esse bloco foi derretido,e agora ele está de volta para trazer maldade á esse mundo, ironicamente, sua especialidade são ataques de gelo. Tem 200 anos.

Khan: Ele também é um dos mais fortes soldados do general sendo um excelente lutador e tendo técnicas de controle e manipulação de vento. Para Khan, sua lealdade não é com o General, mais sim com seu código de honra e seu zelo pelas suas crenças

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Marty - Luciano Monteiro

Outros trabalhos:

  • Freddie - iCarly
  • Louis - A Família do Futuro
  • Adão Leão - Meu Amigo da Escola é um Macaco
  • Marty - Iron Kid
  • Os Gêmeos (Zack & Cody) - Zack e Cody
  • Tommy - RobotBoy
  • Bob - Elas e Eu

Ally - Luisa Palomanes

Outros trabalhos:

  • Carly - iCarly
  • Docinho - Meninas Super Poderosas
  • Hermione Granger - Harry Potter
  • Diana - Martin Mistery
  • Cindy Vortex - Jimmy Nêutron
  • Lu - Mike Lu & Og
  • Katara - Avatar: A Lenda de Aang
  • Estelar - Jovens Titãs
  • Ed - Cowboy Bebop Movie
  • Megan - Drake e Josh

Lugares[editar | editar código-fonte]

  • Trailer de Marty
  • Torre de Ferro
  • Torre de Comando
  • FDF
  • Casa dos Eon
  • Vale Laranja

Gigantor[editar | editar código-fonte]

Um robo antigo, desenvolvido como arma na 1ª guerra robótica há mais de mil anos, aonde não pertencia a nem um dos dois lados mostrados na série e grande parte da sua historia é um mistério.

Ataques e golpes[editar | editar código-fonte]

  • Punho de Meteoro, Cauda de Cometa e Canhão Meteoro - Marty
  • Passos voadores - Buttons
  • Espada Relâmpago e Relâmpago Dragão Voador - Gaff

Episódios[editar | editar código-fonte]

  1. O punho lendário
  2. O herdeiro do punho
  3. Começa a viagem
  4. Força não é tudo
  5. O segredo de Ally
  6. Orange Mama
  7. A grande luta do vale laranja
  8. A Luta continua
  9. Fuga do vale Laranja
  10. Ataque dos maxes
  11. Frente do destino
  12. Os dezoito homens de madeira
  13. Nasce um guerreiro
  14. Para a torre de ferro
  15. Resista Ally
  16. A queda da torre
  17. Pesadelos
  18. Fora de controle
  19. Os quatro barões invencíveis
  20. O templo da alma de ferro
  21. General desperta
  22. Deus do Gelo
  23. A Rebelião de Khan
  24. Ao ataque
  25. A batalha final - primeira parte
  26. A batalha final - segunda parte

Referências

  1. «Archived copy». Consultado em 31 de março de 2007. Arquivado do original em 17 de outubro de 2007 

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. A animação passou a ser exibida na emissora em 13 de novembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]