Substância irritante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Irritante)

Substâncias irritantes são as substâncias químicas perigosas que também causam irritação em seres vivos, destacadamente, pelas questões de manipulação em diversas profissões e atividades, nos seres humanos, quando entram em contato com a pele, mucosas e olhos. Isto pode conduzir a inflamação das áreas afetadas. Elas são classificados como irritantes. Os rótulos e etiquetas em embalagens de substâncias irritantes contém a sigla Xi, onde "i" vem de “irritating" (pelo uso praticamente universal do inglês, irritante).

O teste de irritação da pele padronizada foi realizado de acordo com o regulamento REACH (destacado do ChemPrüfV [1]), em testes com animais, especificamente coelhos, tendo o pelo raspado nas costas e a substância sendo aplicada. Se a substância é irritante para a pele, causa inflamação dolorosa. Enquanto isso os procedimentos de substituição são oficialmente prescritos com culturas de células humanas.[2] A diferença para as substâncias corrosivas é que o dano é reversível.

Classificação de acordo com CLP / GHS[editar | editar código-fonte]

Símbolo "ponto de exclamação", para rotulagem de substâncias irritante.

De acordo com a classificação CLP substâncias e misturas com características de irritantes são classificadas em duas categorias:

  • Corrosivos / irritantes para a pele Categoria 2: irritante para a pele
  • Grave dano ocular / irritação ocular Categoria 2: irritante para os olhos

A Categoria de sério dano ocular / irritação ocular Categoria 1: efeito irreversível nos olhos deve ser marcada com o símbolo "corrosivo" sob as normas CLP / GHS.

Classificadas pela legislação de mercadorias perigosas[editar | editar código-fonte]

A legislação de mercadorias perigosas não abarca os critérios para as substâncias classificadas como irritantes.

Classificação de acordo com diretiva de substâncias obsoleta na UE[editar | editar código-fonte]

Nocivo Símbolo de risco Xi (Identificação UE obsoleta)

Posteriormente, substâncias e misturas irritantes eram classificadas na UE na em diretiva abandonada, caso preenchessem os seguintes critérios:

  • R36 – Irritante para os olhos: Dentro de 72 horas após a exposição ocorrem lesões oculares significativas, que permanecem 24 horas ou mais. Danos significativos para os olhos
  • R38 – Irritante para a pele: ocorrer inflamação na exploração depois de um tempo de exposição de até 4 horas, por pelo menos 24 horas.
  • R41 – Irritante para os olhos, semelhante ao R36. O dano ao olho é massivo e também irreversível.

Referências

  1. Komnet-Wissensdatenbank: Gilt die ChemPrüfV noch? (Base de dados Komnet: Aplica-se ainda a ChemPrüfV?) (em alemão)
  2. ECEAE - European Coalition to End Animal Experiments - www.eceae.org (Coligação Europeia para Acabar com a Experimentação Animal) - www.eceae.org

Ver também[editar | editar código-fonte]