Irupi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para Irupi, distrito de Jaboticabal, veja Jaboticabal.
Question book-4.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde abril de 2010).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Município de Irupi
"A Princesinha do Caparaó"
Vista aérea do Centro de Irupi

Vista aérea do Centro de Irupi
Bandeira de Irupi
Brasão de Irupi
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 16 de setembro
Fundação 15 de janeiro de 1991
Gentílico irupiense
Padroeiro(a) São João Batista
Prefeito(a) Carlos Henrique Emerick Storck (PSDB)
(2017 – 2020)
Localização
Localização de Irupi
Localização de Irupi no Espírito Santo
Irupi está localizado em: Brasil
Irupi
Localização de Irupi no Brasil
20° 20' 42" S 41° 38' 27" O20° 20' 42" S 41° 38' 27" O
Unidade federativa  Espírito Santo
Mesorregião Sul Espírito-santense IBGE/2008[1]
Microrregião Alegre IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes Iúna, Ibatiba
Distância até a capital 199 km km
Características geográficas
Área 184,547 km² [2]
População 13,380 hab. Censo IBGE/estimativa2017[3]
Densidade 72,50 hab./km²
Altitude 730 m
Clima tropical de altitude Cwa
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,637 médio PNUD/2010 [4]
PIB R$ 150 113 mil IBGE/2014[5]
PIB per capita R$ 11 593,52 IBGE/2014[5]
Página oficial
Prefeitura www.irupi.es.gov.br
Câmara www.camarairupi.es.gov.br

Irupi é um município brasileiro do estado do Espírito Santo.

História[editar | editar código-fonte]

O município de Irupi está localizado no Sul Estado do Espírito Santo, região do Caparaó. Limita-se ao norte com o município de Ibatiba, ao sul, leste e oeste com o município de Iúna. Além da sede, com altitude de 730 metros, é compreendido pelo distrito de Santa Cruz.

Desenvolveu-se com o cultivo do café, que era transportado por carros de boi e tropas de burro. O território que hoje constituí o município de Irupi pertencia, inicialmente ao município de Vitória. Com a criação do distrito de Viana, foi anexado a ele e nele permaneceu, após a sua elevação à categoria de município como território do distrito de São Pedro de Alcântara do Rio Pardo, criado pela lei nº 10, em 14 de junho de 1859. Todo o território do distrito de Rio Pardo foi anexado ao município de Cachoeiro de Itapemirim, em 1867. 

O município de Rio Pardo foi criado em 1890, quando da promulgação da primeira Constituição Republicana do Estado do Espírito Santo, sendo dividido em três distrito. A sede, o distrito de São Manoel do Mutum e o distrito de Santa Cruz.

Com trânsito de pedestre, tropas e carros de boi, na segunda metade do século passado, a então Fazenda da Cachoeirinha, de propriedade de Hydário Tomaz, foi se transformando num pequeno arraial, com cemitério capela dedicada a São João Batista e pequenos comercircios, até que desapareceu seu primitivo nome e ficou conhecida como "Cachoeirinha do Rio Pardo", por ficar às margens de um dos afluentes desse rio.

Com o progresso da pequena Vila de Cachoeirinha do Rio Pardo e a estagnação da Vila de Santa Cruz, a sede do distrito foi transferida para esta.

O Distrito foi criado com a denominação de Cachoeira, pelo ato municipal de 28 de dezembro de 1903. Em divisão datada do ano de 1911, o distrito de Cachoeirinha do Rio Pardo já figurou no município do Rio Pardo resistindo às divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937.

Pelo Decreto Lei Estadual nº 15177, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Cachoeirinha do Rio Pardo, passou a denominar-se Irupi, topônimo de origem indígena que tem os seguintes significados; amigo belo e águas branquinhas pequenas,  e o município de Rio Pardo passou a denominar-se Iúna.

Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1960, Irupi permaneceu distrito de Iúna, assim ficou até a divisão territorial de 18 de agosto de 1988.

A primeira tentativa de emancipação político-administrativa que se tem notícia ocorreu em 1963 conforme processo 18000424/1963 mas a mesma se viu frustrada [6] e a emancipação com respectivo desmembramento do município de Iúna somente aconteceu com a Lei Estadual nº 4520/91 de 15 de Janeiro de 1991 durante a gestão do Governador Max de Freitas Mauro. Permanecendo ainda por dois anos sob a gestão prefeito de Iúna, Wellington Firmino do Carmo, a instalação do município se deu em 1 de Janeiro de 1993, após sua primeira eleição direta, que elegeu para Prefeito a Mário Luiz Barbosa.

Formada por uma miscigenação de cultura, tem como, ascendente mais diretos, os Portugueses e indígenas do qual vem a atual denominação IRUPI.

 O município de Irupi localiza-se a uma latitude sul de 20°, 20 e 42" e a uma longitude oeste de Greenwich de 41°, 38 e 28", possuindo uma área de 185 km², equivalente a 0,41% do território estadual.

Em divisão territorial datada de 1 de junho de 1995, o município era constituído somente de distrito sede. Pela lei nº 068/95 , de foi criado o distrito de Santa Cruz de Irupi. Anexado a 15 de julho de 1997, o município passou a ser constituído de 2 distritos: Irupi e Santa Cruz de Irupi. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Irupi faz parte do Entorno do Caparaó e seus principais atrativos são a Pedra da Tia Velha, a Pedra da Torre, a Gruta de São Quirino, a Cachoeira do Chiador e a Cachoeira de São José.

Pedra da Tia Velha: 10 km da sede, monumento rochoso com aproximadamente 1140 m.

Pedra da Torre: a cerca de 2 km do centro da cidade de Irupi, a Pedra da Torre é um belo atrativo rochoso, com cerca de 950 m de altitude, que embeleza a paisagem urbana da cidade.

Entorno do Caparaó: Irupi compõe um dos 10 municípios da região do entorno, sendo um dos pontos de melhor visibilidade do pico da Bandeira, com 2890 m.

Cachoeira do Chiador: a 24 km da Sede com suas águas cristalinas, possui uma queda de 9 metros de altura e o ambiente é cercado por Mata Atlântica e pedras escorregadias.

Museu do "Zé": Localizado na Avenida Laurentina Miranda Leal, no centro da cidade, o Museu do Zé possui mais de 1500 peças sendo objetos antigos e de colecionadores, além de documentos preservados ao longo dos anos.

Gruta de São Quirino: Localizado no Córrego São Quirino (antigo córrego dos Machados), fica a cinco quilômetros do Centro de Irupi. A formação rochosa tem dois ambientes, um deles com mais de 92 metros de largura.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia do município está baseada na agricultura. O cultivo do café arábica é o grande destaque. Em 2002, a produção foi de 280.250 sacas. Também desenvolve a agricultura de subsistência (arroz, feijão, milho, hortaliças e frutas) todas consorciadas a lavoura de café. A pecuária tem importância menor, dividida entre o corte e a produção do leite.

O setor industrial é muito pequeno. Destaca-se a UNIMAG Industrial Ltda, que produz utensílios de metal, a fabrica de móveis CASATI.

O setor terciário é composto por comércio varejista de roupas, utensílios, gêneros alimentícios, materiais de construção, farmácias, entre outros.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua população estimada em 2017 era de 13.380 habitantes. A Densidade demográfica é de 72,50 hab/km², estimada em 2017. O município fica na Serra do Caparaó, onde os primeiros habitantes - os Botocudos e os Puris - se orgulhavam de convidar os visitantes para "ouvir o silêncio".

Vegetação[editar | editar código-fonte]

É formada por requisitos de Mata Atlântica, devastada em função do avanço da cultura cafeeira. Nela ainda encontram-se ipês, cipós-cravo, jequitibás, arrudas, samambaias, confreis, entre outros.Observa-se também a presença de pequenas florestas de eucaliptos, cujo plantio é incentivado pela Aracruz celulose.

Relevo[editar | editar código-fonte]

É fortemente ondulado, apresentando algumas montanhas características das escarpas do Planalto brasileiro, onde, destaca-se parte da Serra do Caparaó cuja altitude chega a 2000 m. A de menor altitude fica na divisa com Iúna, nas confluências dos rios Pardo e Pardinho, onde alcança 640 m.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima predominante é o de montanha, onde as chuvas são abundantes de outubro a dezembro. A temperatura média é de 19,44 °C e a precipitação pluviométrica é de aproximadamente 1200 mm/ano.

Precipitação pluviométrica mensal de 1 de janeiro de 2008 até 18 de dezembro de 2008 em mm.

Janeiro =181 Fevereiro=200 Março=128 Abril=117 Maio=10 junho=05 Julho= 25 Agosto=00 Setembro=92 outubro=29 Novembro=435 Dezembro=119 Total anual=1.341 fonte: Admar de Castro Souza - medições diárias no Distrito de Santa Cruz.

Rodovias[editar | editar código-fonte]

Religião[editar | editar código-fonte]

Irupi é uma cidade com forte tradição e diversidade cristã, dentre as igrejas mais influentes na cidade, está a Igreja Matriz de São João Batista, onde possui como o padroeiro do município São João Batista, a festa do Padroeiro São João Batista, ocorre no dia 24 de junho, onde é um feriado municipal. A festa é a mais tradicional do município, com mais de 100 anos de tradição, e todos os anos reúne dezenas de fieis com as celebrações do santo padroeiro e também com a tradicional festa junina, com direito a fogueira, barracas com comidas típicas, leilão caipira, pau de sebo entre outros aspectos culturais que enriquece a cultura religiosa do município. A festa é organizada pela comunidade católica da cidade.

Além disso o município conta com uma forte influência evangélica, que iniciou com a 1ª Igreja Presbiteriana, e com o tempo foram surgindo outros seguimentos religiosos como a Igreja Batista, Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja Cristã Maranata, e mais tarde diversas denominações de cunho Pentecostal. No dia 29 de outubro é celebrado o Dia Municipal do Evangélico, o dia é marcado por diversas comemorações, como cultos, apresentações religiosas, shows gospel, que são organizados pelas igrejas evangélicas do município.

Com a forte diversidade religiosa, segundo dados do IBGE, feito pelo censo em 2010, cerca de 85% da população de Irupi se declarava cristã, onde 45% se declaravam católicos, 38% evangélicos, 2% Espíritas. 15% da população não segue ou não possui uma religião.

Bairros e Distritos[editar | editar código-fonte]

O município de Irupi possui dois distritos: Sede (Irupi) e Santa Cruz de Irupi, criado pela Lei Municipal 068 de 28 de julho de 1995 e possui área territorial de 33KM2

A Sede do Município é Dividida entre os seguintes bairros:

  • Centro
  • Bom Pastor
  • Carolino Barbosa
  • Jequitibá
  • João Butica
  • João Tomaz
  • Laurentino Antônio Faria (Loteamento do Lourdes Faria - Reta do Campo Society)
  • Wilson Fernandes Pereira

Vilas e Patrimônios:

  • Patrimônio de São José do Sassuí
  • Patrimônio de Santa Clara do Irupí
  • Vila Bela Vista
  • Vila Teobaldo
  • Vila do Devair

Principais Ruas e Avenidas[editar | editar código-fonte]

Rua João Costa, Rua Vereador Jeremias de Castro Souza, Rua João Purcino de almeida, Rua Prefeito Welphane Machado, Rua Jalmas Gomes de Freitas, Rua Alcides Ribeiro, Avenida Laurentina Miranda Leal, Rua João Ferreira Leite, Rua Floriano Soares de Souza.

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008. 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010. 
  3. «IBGE» 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 31 de agosto de 2013. 
  5. a b «IBGE» 
  6. Arquivos da Justiça Eleitoral no Estado do Espírito Santo

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Espírito Santo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.