Irving Baxter

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Irving Baxter
campeão olímpico
Atletismo
Modalidade saltos
Nascimento 25 de março de 1876
Utica, EUA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Morte 13 de junho de 1957 (81 anos)
Utica, EUA
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Paris 1900 salto em altura
Ouro Paris 1900 salto com vara
Prata Paris 1900 salto em altura sem impulsão
Prata Paris 1900 salto triplo sem impulsão
Prata Paris 1900 salto em distância sem impulsão

Irving Knot Baxter (Utica, 25 de março de 1876 - Utica, 13 de junho de 1957) foi um atleta e campeão olímpico norte-americano, especializado em saltos. Ganhou cinco medalhas nos Jogos de Paris 1900, duas delas de ouro no salto em altura e no salto com vara.

Baxter foi convocado para os Jogos de 1900 depois de se sagrar campeão norte-americano destas duas modalidades de saltos em 1899, enquanto estudante da Universidade da Pensilvânia. A caminho de Paris, a delegação americana parou na Inglaterra e participou do Campeonato Amador Britânico de Atletismo, onde ele venceu o salto em altura com 1,88m.[1]

Paris 1900[editar | editar código-fonte]

Em Paris, Baxter saltou 2 cm a mais e conquistou o ouro nesta prova com 1,90 m, um recorde olímpico e doze centímetros mais alto que o segundo colocado.[2] No mesmo dia, ele venceu o salto com vara em circunstâncias bizarras. Três fortes concorrentes ao ouro, dois deles já vencedores de Baxter na Inglaterra, não apareceram para a prova. Bascom Johnson e Charles Dvorak, alegaram que foram avisados que a prova teria sido adiada e Daniel Horton não quis participar por motivos sabáticos. Não obstante a informação dada a Johnson e Dvorak, o evento foi realizado conforme programado e Baxter, que ainda estava no campo após a sua vitória no salto em altura, fez sua inscrição de última hora e ganhou seu segundo título olímpico, saltando 3,30 m, novo recorde olímpico[1].

No dia seguinte, ele participou de três provas de salto sem impulsão - modalidades não mais existentes nos Jogos - salto em distância, salto em altura e salto triplo, conquistando a medalha de prata em todas, que foram vencidas pelo compatriota Ray Ewry, colecionando um total de cinco medalhas olímpicas em dois dias seguidos.

Em 1901, ele voltou à Inglaterra para defender seu título no salto em altura, que manteve, e mais uma vez foi envolvido em estranhas circunstâncias para a disputa do salto com vara. Ele chegou ao país sem uma vara de saltos e como seu único concorrente na prova, um britânico, recusou-se a emprestar-lhe a dele, Baxter arrancou um mastro de bandeira, cortou-o na mesma altura que a do rival, e saltou a mesma altura que o adversário, dividindo o título da prova do campeonato britânico.[1]

Encerrada a carreira, ele formou-se em Direito e passou a trabalhar como advogado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Irv Baxter». Sportsreference. Consultado em 7 de julho de 2012 
  2. «Athletics at the 1900 Paris Summer Games: Men's High Jump». Sportsreference. Consultado em 7 de julho de 2012