Isabel Ana da Prússia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Isabel Ana da Prússia
Grã-duquesa herdeira de Oldemburgo
Princesa da Prússia
Governo
Consorte Frederico Augusto II de Oldemburgo
Vida
Nascimento 8 de Fevereiro de 1857
Potsdam, Prússia
Morte 28 de agosto de 1895 (38 anos)
Fulda
Filhos Sofia Carlota de Oldemburgo
Margarida de Oldemburgo
Pai Frederico Carlos da Prússia
Mãe Maria Ana de Anhalt-Dessau

Isabel Ana da Prússia (8 de fevereiro de 1857 - 28 de agosto de 1895) foi uma princesa alemã, a segunda filha do príncipe Frederico Carlos da Prússia e da princesa Maria Ana de Anhalt-Dessau.[1] O Palácio de Isabel Ana foi baptizado em sua honra devido à sua morte prematura.

Família[editar | editar código-fonte]

O pai de Isabel era o príncipe Frederico Carlos, filho do príncipe Carlos da Prússia que, por sua vez, era filho do rei Frederico Guilherme III da Prússia. A mãe de Isabel era a princesa Maria Ana, uma filha do duque Leopoldo IV de Anhalt-Dessau e da princesa Frederica Guilhermina da Prússia.

Entre os seus irmãos contavam-se a princesa Maria da Prússia, a princesa Luísa Margarida e o príncipe Frederico Leopoldo. Através da sua irmã Luísa Margarida era tia da princesa Margarida de Connaught e, por isso, parente tanto da família real britânica como da sueca.

Era também madrinha da princesa Patrícia de Connaught, outra das suas sobrinhas.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de fevereiro de 1878, Isabel Ana casou-se com Frederico Augusto, grão-duque herdeiro de Oldemburgo.[1] O casamento foi duplo, visto que no mesmo dia, a princesa Carlota da Prússia (filha do príncipe e da princesa-herdeira da Prússia) se casou com o príncipe-herdeiro Bernardo de Saxe-Meiningen.[2] O duplo casamento foi a primeira grande cerimónia da realeza alemã desde a criação do Império Alemão em 1870. Devido ao elevado estatuto dos noivos, estiveram presentes grandes figuras da época na cerimónia incluindo o rei Leopoldo II da Bélgica e a sua esposa Maria Henriqueta[3] bem como o príncipe de Gales, tio de Carlota.[4]

Frederico Augusto e Isabel Ana tiveram duas filhas:

Referências

  1. a b http://www.thepeerage.com/p10384.htm#i103839
  2. Radziwill, pp. 116-17.
  3. Radziwill, pp. 117-18.
  4. Radziwill, p. 118.