Isabel de França (1225–1269)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outras santas de mesmo nome, veja Santa Isabel.
Santa Isabel de França
Santa Isabel na Igreja de São Germano de Auxerre, uma réplica no estilo neogótico.
Virgem
Nascimento março de 1225
Morte 23 de fevereiro de 1270 (44 anos) em Abadia de Longchamp
Veneração por Igreja Católica
Festa litúrgica 8 de maio
Gloriole.svg Portal dos Santos

Isabel de França (em francês: Isabelle; Março de 1224 - Longchamp, 23 de fevereiro de 1270) foi uma princesa francesa, filha do rei Luís VIII e de Branca de Castela. Irmã mais nova de Luís IX (São Luís) e de Afonso de Toulouse e mais velha de Carlos I da Sicília. Em 1256, Isabel foi a abadessa fundadora de Longchamp, no Bosque de Bolonha, a oeste de Paris.

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

Ainda criança, na corte francesa, Isabel já se dedicava à religião. Através da bula de 26 de maio de 1254, o papa Inocêncio IV, permitiu que alguns padres franciscanos continuassem a ser seus confessores especiais. Ela dedicou-se mais à ordem franciscana que seu irmão, o rei Luís IX. Não somente rompeu seu compromisso com um conde, como, depois, rejeitou a mão de Conrado IV da Germânia, filho de Frederico II, Sacro-Imperador Romano, mesmo vendo-se pressionada por todos, inclusive pelo papa Inocêncio IV, a aceitá-lo. O líder da Igreja elogiou, posteriormente, sua determinação em manter-se virgem.[1]

Isabel morreu em sua casa de Longchamp, em 23 de fevereiro de 1270, e foi enterrada na igreja do convento. Após nove dias, seu corpo foi exumado, não sendo observado nenhum sinal de deterioração.[2]

Em 1521, o papa Leão X permitiu seu culto.[3] Em 4 de junho de 1637, ocorreu uma segunda exumação de seu corpo. Em 25 de janeiro de 1688, as freiras obtiveram permissão para celebrar sua festa com uma oitava e, em 1696, a celebração de seu dia, 31 de agosto, foi permitida para toda a ordem franciscana.

Ancestrais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Michael Bihl. Isabel of France, Blessed (em inglês) The Original Catholic Encyclopedia. Visitado em 27 de outubro de 2010.
  2. St. Isabel of France (em inglês) New Advent. Visitado em 27 de outubro de 2010.
  3. Plinio Corrêa de Oliveira. Blessed Isabelle of France – February 25 (em inglês) Tradition in Action. Visitado em 27 de outubro de 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um santo, um beato ou um religioso é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Isabel de França (1225–1269)