Ismail Almançor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ismail al-Mansur)
 Nota: Para outros significados, veja Almançor (desambiguação).
Almançor
Califa fatímida
Reinado 946953
Antecessor(a) Alcaim
Sucessor(a) Almuiz
Nascimento 913
  Racada, na Ifríquia
Morte 19 de março de 953 (40 anos)
Dinastia Fatímida
Pai Alcaim
Filho(s) Almuiz

Abu Tair Ismail Almançor Bilá (em árabe: المنصور بالله الفاطمي; romaniz.:Ismāʿīl al-Manṣūr bi-Amrillah), foi o terceiro califa fatímida na Ifríquia (o Norte da África), reinando entre 946 e 953.

História[editar | editar código-fonte]

Ismail nasceu em 913, em Racada, próximo de Cairuão, e sucedeu ao pai no trono califal em 946. Sua educação ocorreu na Ifríquia em meio a revoltas e batalhas pela consolidação do Califado Fatímida, que se encontrava numa profunda crise por conta da revolta de Abu Iázide (943–947). Após a unidade entre os rebeldes começar a falhar, Ismail conseguiu sufocá-la com a ajuda dos berberes zíridas. Após a sua vitória, Ismail recebeu o epíteto de "Almançor" e construiu um novo palácio para si em Mançoria, perto de Cairuão.

Até o final do seu reinado, Almançor se preocupou em reorganizar o estado fatímida. Ele retomou a luta contra os omíadas do Califado de Córdoba, em Marrocos, e reocupou a Sicília, de onde ele reiniciou os raides na costa italiana. O governo fatímida foi reforçado na Sicília após a criação do Emirado da Sicília, sob o controle dos emires cálbidas.

Almançor faleceu após uma grave enfermidade em 19 de março de 953 e deixou o califado nas mãos do seu filho Almuiz, que reinaria por mais de vinte anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ismail Almançor
Nascimento: 913 Morte: 953
Precedido por:
Alcaim
Califas fatímidas
946–953
Sucedido por:
Almuiz