Isoterapia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde setembro de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Isoterapia (do grego ισοσ transliterado para o latim isos = "igual, o mesmo" + θεραπεία transliterado terapeia = "terapia, tratamento"), também dita tautoterapia (do grego ταυτοσ transliterado para o latim tautos = "igual, o mesmo" + θεραπεία transliterado terapeia = "terapia, tratamento") é o tratamento pelo mesmo [agente], independentemente da natureza orgânica ou não da substância empregada, desde que vinculada à causa[1].

Embora possa fazer uso de medicamentos homeopáticos, nem sempre (ou necessariamente) o faz, razão pela qual isoterapia não se confunde com homeopatia, nem lhe é subordinada, antes cooperam entre si.

Auto-hemoterapia, por exemplo — dada a sua natureza (emprego do mesmo agente, sangue, no caso) — costuma ser considerada uma isoterapia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

a. ^ O léxico português consigna oficialmente "isoterapia"[2], conquanto ainda não haja inclusão sua nalguns léxicos dicionarizados, o que não justifica, em princípio, sua rejeição.[3][4]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.