Itália 0–1 Coreia do Norte (1966)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Itália x Coreia do Norte
Evento Copa de 1966 (Primeira Fase)
Data 19 de julho de 1966
Local Ayresome Park, Middlesbrough,
Inglaterra Inglaterra
Árbitro França Pierre Schwinte
Público 17.829

Itália 0 x 1 Coreia do Norte foi o placar do terceiro e último jogo da Copa do Mundo de 1966, disputado em 19 de julho de 1966, no estádio Ayresome Park, em Middlesbrough, Inglaterra. A Itália, então bicampeã do mundo, foi surpreendida pela estreante Coreia do Norte e acabou eliminada ainda na primeira fase.[1]

Campanhas[editar | editar código-fonte]

Depois de vencer o Chile por 2-0 e perder para a União Soviética por 1-0, a Itália precisava apenas de um empate para seguir às quartas de final. Já os norte-coreanos começaram com uma derrota para os soviéticos por 3-0 e empate de 1-1 contra os chilenos, precisando de uma vitória contra a Itália e, ainda assim, dependendo do resultado do jogo entre União Soviética e Chile para se classificar para as quartas-de-final.

Cenário Pré-Jogo[editar | editar código-fonte]

No Grupo 4, com a classificação antecipada para as quartas de final da União Soviética, três seleções brigavam pela última vaga: Itália, Chile e Coreia do Norte.

Antes do início do jogo, nas casas de apostas de Londres, o favoritismo da Itália era de 1000 para 1.[1]

Classificada para as Quartas de Final

O Jogo[1] [2] [3][editar | editar código-fonte]

O técnico Edmundo Fabri fez sete alterações na equipe. Voltou o ataque que havia atuado contra o Chile, escalou o armador Romano Fogli, do Bologna, e formou uma defesa - em tese - mais ágil.

Aos 34 minutos, o capitão Bulgarelli chocou-se com Pak Seung Zin dentro do círculo central do campo, caiu sobre o braço sofrendo uma forte torção e também uma contusão no joelho, que o tirou da partida.

Aos 41 minutos do primeiro tempo, Rivera perdeu uma bola na altura da sua intermediária, Pak Seung Zin lançou em profundidade para Pak Doo Ik, na entrada da grande área italiana, chutar cruzado e rasteiro no canto direito de Albertosi: 1-0.

No segundo tempo, aos 7 minutos, o jogador Rivera driblou vários coreanos e chutou na entrada da área, mas o goleiro Lee Chan-Myung fez a defesa.

Aos 14 minutos, Foglio cabeceeou uma bola vindo do escanteio, mas ela saiu rente ao travessão.

Aos 16, Rivera fez nova jogada individual, aplicando um lençol em Shim Yung Kyoo, mas o goleiro coreano saiu bem de sua meta e pulou nos pés do atacante italiano impedindo que ele colocasse a bola no fundo do gol.

Um minuto depois, Pak Doo Ik correu com a bola pela direita, num contra-ataque, estando a defesa italiana toda desguarnecida, entregou a bola dentro da área para Yang Sung Kook, e este deixou-a passar para depois correr atrás dela, perdendo o ângulo para o chute.

Aos 24 minutos, o coreano Kim Bong Hwan driblou o goleiro Albertosi e na hora de concluir perdeu o equilíbrio, chutando para fora.

Assim que terminou o jogo, alguns dos 75 membros da delegação invadiram o gramado e abraçaram os jogadores pela primeira vitória em sua primeira Copa.

No dia seguinte, a alegria dos norte-coreanos foi maior, porque o Chile (seu adversário no grupo pela última vaga) perdeu para a União Soviética por 2-1, e com isso os estreantes na competição classificavam-se para as quartas de final.[4]

Detalhes[editar | editar código-fonte]

19 de julho de 1966 Itália Itália 0–1 Coreia do Norte Coreia do Norte Ayresome Park, Middlesbrough
19:30
Relatório Pak Doo Ik Gol marcado aos 42 minutos de jogo 42' Público: 17,829
Árbitro: França Pierre Schwinte
GK 1 Albertosi
DF 9 Janich
DF 6 Facchetti
MF 14 Mazzola
MF 11 Landini
MF 7 Fogli
MF 8 Guarneri
FW 17 Perani
FW 4 Bulgarelli Capitão
FW 3 Barison
FW 19 Rivera
Técnico:
Itália Edmondo Fabbri
GK 1 Lee Chan-myung
DF 5 Lim Zoong-sun
DF 3 Shin Yung-kyoo
MF 13 Oh Yoon-kyung
MF 14 Ha Jung-won
MF 7 Pak Doo-ik
MF 11 Han Bong-zin
FW 17 Kim Bong-hwan
FW 8 Pak Seung-zin Capitão
FW 6 Im Seung-hwi
FW 15 Yang Seung-kook
Técnico:
Coreia do Norte Myung Rye-hyun


Árbitros Assistentes:
Irlanda do Norte John Adair
Inglaterra John Taylor

Classificação Final do Grupo 4[editar | editar código-fonte]

Classificadas para as Quartas de Final
Eliminadas

Referências