Festival Eurovisão da Canção 1974

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Festival Eurovisão da Canção 1974
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido
Brighton Corn Exchange and Dome (IoE Code 480511).jpg
Brighton Dome, sede da edição.
Edição
19.ª edição
Datas
Final 6 de abril de 1974
Anfitrião
Local Brighton Dome, Brighton
Apresentador(es) Reino Unido Itália Katie Boyle
Diretor Reino Unido Michael Hurll
Maestro Reino Unido Ronnie Hazlehurst
Supervisor executivo Reino Unido Clifford Brown
Produtor executivo Reino Unido Bill Cotton
Transmissão BBC logo (80s).svg BBC
Atuações
Atuações nos intervalos The Wombles
Participantes
Número de entradas 17 países
Países estreantes Grécia Grécia
Países de regresso Nenhum
Países de saída França no Festival Eurovisão da Canção França
Mapa dos países participantes
Predefinição:Info/Eurovisão/Festival Eurovisão da Canção 1974

     Países que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 1974

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se em 10 júris por país que atribuíram 1 ponto cada à canção que mais lhes agradou.
Vencedor(a) Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia
ABBA
"Waterloo"
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-32.png  1973 Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg 1975  Fleche-defaut-droite-gris-32.png

O Festival Eurovisão da Canção 1974 (em inglês: Eurovision Song Contest 1974 e em francês: Concours Eurovision de la chanson 1974) foi o 19.º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 6 de abril de 1974, em Brighton, Reino Unido. Katie Boyle foi pela quarta e última vez a apresentadora do festival que foi ganho pela banda sueca ABBA, com a canção "Waterloo", que, em 2005, seria considerada no especial Congratulations: 50 Anos do Festival Eurovisão da Canção, a melhor canção de todos os tempos. Esta canção também foi o ponto de partida para os ABBA se lançarem numa carreira internacional de sucesso. A roupa do diretor de orquestra sueco, a lembrar Napoleão Bonaparte, também ficou para a história.

O Luxemburgo, vencedor do ano anterior não queria realizar o festival pelo segundo ano consecutivo, então o Reino Unido concordou em realizar o evento.[1] Quem representou o Reino Unido nesse festival foi a cantora pop britânica Olivia Newton-John, que ficou em 4º lugar com a canção "Long Live Love". Ela pretendia cantar uma canção diferente, mas a canção "Long Live Love" foi escolhida pelo público.

A França tinha escolhido a sua canção para a Eurovisão "La vie a vingt cinq ans" interpretada por Dani, que seria a 14ª canção a subir ao palco, mas desistiu porque o presidente francês Georges Pompidou morreu na semana do festival e o funeral seria a dia 6 de abril, dia de festival. A competição foi gravada e transmitida na semana seguinte, seguida da transmissão da música que representaria a França. Anne-Marie David, que entregaria o troféu, também estava ausente.[2]

Em 25 de abril de 1974, a canção "E depois do adeus", representante de Portugal e interpretada por Paulo de Carvalho, foi usada como senha para o começo das operações dos tanques e o início da Revolução dos Cravos, movimento dos capitães do Exército português que derrubou a ditadura salazarista que vigorava no país desde 1926. Esta é considerada a única canção da história da Eurovisão a começar literalmente uma revolução.[3]

A Malta tinha escolhido Enzo Guzman e a canção "Paċi Fid Dinja" (Paz no Mundo) para representar o país, mas desistiram por razões desconhecidas.[1]

Já a canção , representante da Itália e interpretada por Gigliola Cinquetti, ficou em segundo lugar, com 18 pontos, mas foi motivo de polêmica em seu país: ela foi gravada na mesma época em que o governo italiano fez um referendo para tentar revogar parcialmente a Lei do Divórcio. Apesar de ser uma canção romântica, seu refrão foi associado ao "Sim", lado apoiado pela Igreja Católica e por partidos de direita. O festival coincidiu com o dia da votação do referendo, o que levou a RAI, emissora pública italiana, a suspender a transmissão direta do Eurovisão para o país, a fim de evitar influência no resultado. O programa foi gravado e exibido no dia 12 de maio. Já o referendo foi vencido pelo "Não", apoiado pelos partidos de esquerda, e a Lei do Divórcio foi mantida, o que representou uma forte derrota sofrida pelo governo e pelo Vaticano.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã: Brighton
Brighton Dome, em Brighton, no Reino Unido.

O Festival Eurovisão da Canção 1974 ocorreu em Brighton, no Reino Unido. Brighton é a parte mais importante da cidade de Brighton e Hove (formados a partir das cidades da antiga Brighton, Hove, Portslade e várias outras aldeias), em East Sussex, no Reino Unido na costa sul da Inglaterra. O antigo povoado de Brighthelmston data de antes do Livro de Domesday (1086), mas emergiu como estância de saúde durante o século XVIII e tornou-se um destino turístico após a chegada da ferrovia em 1841. Brighton experimentou um rápido crescimento populacional atingindo um pico de mais de 160 000 em 1961. A moderna Brighton faz parte de uma aglomeração se estende ao longo da costa, com uma população de cerca de 480 mil.

O festival em si realizou-se no Brighton Dome, um espaço de artes que abriga o Concert Hall, o Corn Exchange e o Pavilion Theatre. Todos os três locais estão ligados ao resto do Royal Pavilion Estate por um túnel subterrâneo para o Royal Pavilion em Pavilion Gardens e através de corredores compartilhados para Brighton Museum, como todo o complexo foi construído para o príncipe regente (mais tarde rei George IV) e concluída em 1805.

Formato[editar | editar código-fonte]

Pela primeira vez, os vídeos promocionais das músicas selecionadas foram apresentados numa transmissão especial, transmitida simultaneamente na maioria dos países participantes. O programa, intitulado Auftakt für Brighton (Prelúdio para Brighton), foi coordenado pela ARD, a televisão pública alemã, e apresentado por Karin Tietze-Ludwig. Foi o primeiro programa do tipo "preview" a ser transmitido em muitos países europeus simultaneamente (tradicionalmente cada emissora nacional organizava o seu próprio programa de visualização).[4] O programa também foi notável por ser a estreia na televisão europeia dos vencedores, ABBA, que foram particularmente creditados em prévias como "The Abba".[1]

Visual[editar | editar código-fonte]

O vídeo introdutório traçou brevemente a história da cidade de Brighton, do século XIX até 1974, através de postais, fotos e vídeos. Seguiram-se alguns pontos turísticos da cidade litorânea. A câmera então mostrou a sala, as cabines dos comentadores, o quadro de votação, o palco e finalmente a orquestra.

A apresentadora da edição foi novamente Katie Boyle, que apresentava o certame pela quarta e última vez, depois de 1960, de 1963 e de 1968, que se dirigiu aos espetadores em inglês e francês.

A orquestra, dirigida por Ronnie Hazlehurst, estava num fosso ao pé do palco; o quadro de votação e a mesa do supervisor, à direita do palco. O palco em si era composto por uma decoração de painéis com formas orgânicas e curvas, de cor neutra. O pano de fundo consistia numa cortina. Vários degraus, um fosso e um pódio deram continuidade à decoração. Os painéis estavam alinhados com lâmpadas. Durante as apresentações, manchas coloridas permitiram dar àao palco diferentes atmosferas, essencialmente azuladas, rosa e laranja.

Os cartões postais começaram com pontos turísticos dos países participantes. Eles então mostraram os artistas, dando entrevistas, ensaiando no palco do Dome e andando por Brighton.

O intervalo foi ocupado pelo famoso grupo britânico The Wombles, personagens no programa de televisão infantil da BBC.[5] Os Wombles cantaram a sua música, "Remember You A Womble", enquanto passeavam por Brighton para conhecer as crianças da cidade. Uma sequência mostrou-os no porto da cidade numa lancha. No final do vídeo, um Womble entrou no palco, com um cartaz a dizer "Vote for the Wombles" (Votem nos Wowbles), oferecendo depois uma rosa à apresentadora, Katie Boyle, que exclamou: "Bem, claro, nunca esquecerei que sou uma Womble agora".

Votação[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, uma extensão do método de votação utilizado desde 1971 seria aplicado. Esse método consistia em que cada país tivesse 10 jurados a pontuar cada canção de 1 a 5. Como, nos ensaio, viu-se que este método de votação faria com que a votação demorasse mais de uma hora, a BBC, a 48 horas da emissão, fez voltar o método de votação utilizado até 1970, fazendo com que várias delegações, incluindo a portuguesa e a britânica, protestassem contra a BBC. Assim, cada país tinha um júri composto por dez membros, e cada um desses dez jurados atribuíam um ponto à sua canção preferida. Os diferentes júris foram contatados por telefone, de acordo com uma ordem determinada por sorteio, a primeira na história do concurso.[1]

Antes do início da votação, Katie Boyle explicou duas outras regras. Primeiro, os jurados tiveram que manter suas deliberações longe de qualquer aparelho de rádio ou televisão. Eles não podiam ver o desenrolar da votação nem ouvir os resultados dos outros júris. Em segundo lugar, se a comunicação com um dos júris fosse perdida, seria lembrada no final da votação. Se fosse impossível restaurar a comunicação naquele momento, os votos do júri em questão seriam considerados nulos e sem efeito.

O supervisor delegado pela UER foi, mais uma vez, Clifford Brown.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, os ABBA, Gigliola Cinquetti e Maggie MacNeal apareceram.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]


Participações[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha "Die Sommermelodie" Cindy & Bert Deutsche Vorentscheidung - Die Montagsmaler 1974 11 de março de 1974
A melodia de verão Alemão
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica "Baby, Baby" Jacques Hustin Six chansons avec Jacques Hustin 1974 14 de janeiro de 1974
Flor da liberdade Francês
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha "Canta y sé feliz" Peret Seleção interna -
Canta e sê feliz Castelhano
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia "Keep me warm" Carita Euroviisut 1974 16 de fevereiro de 1974
Mantém-me quente Inglês
França no Festival Eurovisão da Canção França "La vie a vingt cinq ans" Dani Sélection française 1974 -
A vida aos 25 anos Francês
Grécia Grécia "Krasi, Thalasa Ke T' Agori Mu"
(Κρασί, θάλασσα και τ' αγόρι μου)
Marinella Seleção Interna -
Vinho, Mar e o meu namorado Grego
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda "Cross Your Heart" Tina Reynolds Irish Final 1974 10 de fevereiro de 1974
Atravessa o teu coração Inglês
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel "Natati La Chaiai" (נתתי לה חיי) Poogy Seleção interna -
Hebreu
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália "" Gigliola Cinquetti Seleção interna -
Sim Italiana
Jugoslávia no Festival Eurovisão da Canção Jugoslávia "Moja generacija" (Генерација '42) Korni Group Pjesma Eurovizije 1974 2 de março de 1974
Minha geração Servo-croata
Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção Luxemburgo "Bye Bye I Love You" Ireen Sheer Selecção Interna -
Adeus Adeus Amo-te Francêsa
Mónaco no Festival Eurovisão da Canção Mónaco "Celui qui reste et celui qui s'en va" Romuald Seleção interna -
Aquele que fica e aquele que parte Francês
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega "The First Day of Love" Anne-Karine Strøm feat. Bendik Singers Melodi Grand Prix 1974 16 de fevereiro de 1974
O primeiro dia de amor Inglês
Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção Países Baixos "I See a Star" Mouth & MacNeal Nationaal Songfestival 1974 27 de fevereiro de 1974
Eu vejo uma estrela Inglês
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal "E depois do adeus" Paulo de Carvalho Grande Prémio TV da Canção Portuguesa 1974 7 de março de 1974
E depois do adeus Português
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido "Long Live Love" Olivia Newton-John A song for Europe 1974 23 de fevereiro de 1974
Viva o amor Inglês
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia "Waterloo" ABBA Melodifestivalen 1974 9 de fevereiro de 1974
Waterloo Inglês
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça "Mein Ruf nach Dir" Piera Martell Finale suisse 1974 24 de janeiro de 1974
A minha chamada para ti Alemão

Festival[editar | editar código-fonte]

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Finlândia Inglês Carita "Keep me warm" Mantém-me quente 13º 4
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 1974 Reino Unido Inglês Olivia Newton-John "Long Live Love" Viva o amor 14
Espanha no Festival Eurovisão da Canção 1974 Espanha Castelhano Peret "Canta y sé feliz" Canta e sê feliz 10
Noruega no Festival Eurovisão da Canção 1974 Noruega Inglês Anne-Karine Strøm feat. Bendik Singers "The First Day of Love" O primeiro dia de amor 14º 3
Grécia Grécia Grego Marinella "Krasi, Thalasa Ke T' Agori Mu"
(Κρασί, θάλασσα και τ' αγόρι μου)
Vinho, Mar e o meu namorado 11º 7
Israel no Festival Eurovisão da Canção 1974 Israel Hebraico Poogy "Natati La Chaiai" (נתתי לה חיי) 11
Jugoslávia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Jugoslávia Servo-croata Korni Group "Moja generacija" (Генерација '42) Minha geração 12º 6
Suécia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Suécia Inglês ABBA "Waterloo" Waterloo 24
Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção 1974 Luxemburgo Francêsa Ireen Sheer "Bye Bye I Love You" Adeus Adeus Amo-te 14
10º Mónaco no Festival Eurovisão da Canção 1974 Mónaco Francês Romuald "Celui qui reste et celui qui s'en va" Aquele que fica e aquele que parte 14
11º Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 1974 Bélgica Francês Jacques Hustin "Fleur de liberté" Flor da liberdade 10
12º Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção 1974 Países Baixos Inglês Mouth & MacNeal "I See a Star" Eu vi uma estrela 15
13º Irlanda no Festival Eurovisão da Canção 1974 Irlanda Inglês Tina Reynolds "Cross Your Heart" Atravessa o teu coração 11
14º Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 1974 Alemanha Alemão Cindy & Bert "Die Sommermelodie" A melodia de verão 14º 3
15º Suíça no Festival Eurovisão da Canção 1974 Suíça Alemão Piera Martell "Mein Ruf nach Dir" A minha chamada para ti 14º 3
16º Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1974 Portugal Português Paulo de Carvalho "E depois do adeus" E depois do adeus 14º 3
17º Itália no Festival Eurovisão da Canção 1974 Itália Italiano Gigliola Cinquetti "" Sim 18

Notas:

a. Contém alguns versos em Inglês.

Resultados[editar | editar código-fonte]

Pela primeira vez, um sorteio foi feito para determinar a ordem de votação. Assim, ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 1974, foi a seguinte:[6]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Finlândia Reino Unido Espanha Noruega Grécia Israel Iugoslávia Suécia Luxemburgo Mónaco Bélgica Países Baixos República da Irlanda Alemanha Suíça Portugal Itália
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Finlândia 1 1 5 1 2
Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção 1974 Luxemburgo 1 1 2 3 2 1
Israel no Festival Eurovisão da Canção 1974 Israel 2 2 2 1 1 1 1
Noruega no Festival Eurovisão da Canção 1974 Noruega 2 2 1 2 1 2
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 1974 Reino Unido 1 2 1 1 5
Jugoslávia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Jugoslávia 4 1 2 3
Grécia Grécia 1 1 5 2 1
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção 1974 Irlanda 1 1 1 1 3 1 1 1
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 1974 Alemanha 2 1 2 1 2 1 1
Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1974 Portugal 2 1 2 1 1 1 1 1
Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção 1974 Países Baixos 1 4 2 3
Suécia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Suécia 1 2 1 1 3 2
Espanha no Festival Eurovisão da Canção 1974 Espanha 1 1 1 2 2 1 2
Mónaco no Festival Eurovisão da Canção 1974 Mónaco 3 1 1 1 4
Suíça no Festival Eurovisão da Canção 1974 Suíça 1 5 1 1 2
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 1974 Bélgica 1 1 1 1 2 1 1 1 1
Itália no Festival Eurovisão da Canção 1974 Itália 3 3 2 2
Total 4 14 10 3 7 11 6 24 14 14 10 15 11 3 3 3 18
Lugar 13º 14º 11º 12º 14º 14º 14º
Países Votantes Finlândia Reino Unido Espanha Noruega Grécia Israel Iugoslávia Suécia Luxemburgo Mónaco Bélgica Países Baixos República da Irlanda Alemanha Suíça Portugal Itália
Países Pontuados

Maestros[editar | editar código-fonte]

Em baixo encontra-se a lista de maestros que conduziram a orquestra, na respectiva actuação de cada país concorrente.

País Maestro
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Finlândia Ossi Runne
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 1974 Reino Unido Nick Ingman
Espanha no Festival Eurovisão da Canção 1974 Espanha Rafael Ibarbia
Noruega no Festival Eurovisão da Canção 1974 Noruega Frode Thingnæs
Grécia Grécia Giorgos Katsaros
Israel no Festival Eurovisão da Canção 1974 Israel Yoni Rechter
Jugoslávia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Jugoslávia Zvonimir Skerl
Suécia no Festival Eurovisão da Canção 1974 Suécia Sven-Olof Walldoff
Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção 1974 Luxemburgo Charles Blackwell
Mónaco no Festival Eurovisão da Canção 1974 Mónaco Raymond Donnez
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 1974 Bélgica Pierre Chiffre
Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção 1974 Países Baixos Harry van Hoof
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção 1974 Irlanda Colman Pearce
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 1974 Alemanha Werner Scharfenberger
Suíça no Festival Eurovisão da Canção 1974 Suíça Pepe Ederer
Portugal no Festival Eurovisão da Canção 1974 Portugal José Calvário
Itália no Festival Eurovisão da Canção 1974 Itália Gianfranco Monaldi
França no Festival Eurovisão da Canção 1974 França Jean-Claude Petit (se a França tivesse participado)[7]
Maestro anfitrião Ronnie Hazlehurst

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Em 1974, os repetentes foram:

País (1974) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália Gigliola Cinquetti (1966).jpg Gigliola Cinquetti ESC 1964 Itália "Non ho l'età" Eu não tenho idade 49
Mónaco no Festival Eurovisão da Canção Mónaco Silver - replace this image male.svg Romuald ESC 1964 Mónaco "Où sont-elles passées" Onde é que elas têm estado? 15
ESC 1969 Luxemburgo "Catherine" Catherine 7 11º
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega Silver - replace this image female and male.svg Bendik Singers ESC 1973 Noruega "It's Just a Game" Isto é apenas um jogo 89

Transmissão do Festival[editar | editar código-fonte]

Países participantes[editar | editar código-fonte]

País Canal Comentador(es) Porta-vozes
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia YLE TV1[8] Matti Paalosmaa Aarre Elo[8]
Yleisohjelma[8]
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido BBC1[9] David Vine Colin-Ward Lewis
BBC Radio 2 Terry Wogan
British Forces Radio[10] Richard Astbury
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha TVE1[11] José Luis Uribarri Antolín García
Primer Programa RNE TBC
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega NRK[12] John Andreassen Sverre Christophersen[12]
NRK P1 Erik Heyerdahl
Grécia Grécia EIRT Mako Georgiadou[13] Mako Georgiadou
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel HaArutz HaRishon Sem comentador Yitzhak Shim'oni
Jugoslávia no Festival Eurovisão da Canção Jugoslávia TVB1 Milovan Ilić Helga Vlahović[14]
TVZ 1 Oliver Mlakar
TVL1 Tomaž Terček
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia SR TV1 Johan Sandström Sven Lindahl[15]
SR P3[16] Ursula Richter
Luxemburgo no Festival Eurovisão da Canção Luxemburgo Télé-Luxembourg Jacques Navadic TBC
RTL Radio Camillo Felgen
Mónaco no Festival Eurovisão da Canção Mónaco Télé Monte Carlo Pierre Tchernia Sophie Hecquet[17]
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica RTB Georges Désir André Hagon
BRT Herman Verelst
Países Baixos no Festival Eurovisão da Canção Países Baixos Nederland 2[18] Willem Duys Dick van Bommel
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda RTÉ Television Mike Murphy Brendan Balfe
Radio Éireann Liam Devally
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha ARD Deutsches Fernsehen Werner Veigel Ekkehard Böhmer
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça TV DRS Theodor Haller Michel Stocker
TSR Georges Hardy
TSI Giovanni Bertini
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal I Programa[19] Artur Agostinho Henrique Mendes
TBC RDP Antena 1
Itália no Festival Eurovisão da Canção Itália Secondo Programma Rosanna Vaudetti Anna Maria Gambineri

Países não participantes[editar | editar código-fonte]

País Canal Comentador(es)
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria FS2 Ernst Grissemann
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca DR TV Claus Toksvig
França no Festival Eurovisão da Canção França Première Chaîne ORTF[20] Pierre Tchernia
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia RÚV TBC
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta MTV Charles Saliba
Turquia no Festival Eurovisão da Canção Turquia Ankara Television Bülend Özveren

Referências

  1. a b c d «Eurovision Song Contest 1974». European Broadcasting Union. Consultado em 10 de julho de 2012.. Arquivado do original em 5 de junho de 2011 
  2. http://songcontest.free.fr/bdd/cec1974.htm
  3. O'Connor, John Kennedy The Eurovision Song Contest – The Official History Carlton Books, UK, 2007 ISBN 978-1-84442-994-3
  4. «ABBA on TV – Melodifestivalen Rehearsal». www.abbaontv.com 
  5. http://www.eurovision.tv/page/history/by-year/contest?event=290#About%20the%20show
  6. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo
  7. «Jean-Claude Petit's biography in 'And the conductor is...'». Consultado em 1 de janeiro de 2017. 
  8. a b c Selostajat ja taustalaulajat läpi vuosien? Predefinição:Fi icon Viisukuppila, 18 April 2005
  9. Eurovision Song Contest 1974 BBC Archives
  10. Roxburgh, Gordon (2014). Songs For Europe – The United Kingdom at the Eurovision Song Contest Volume Two: The 1970's. UK: Telos Publishing. p. 149. ISBN 978-1-84583-065-6 
  11. Uribarri comentarista Eurovision 2010 Arquivado em 17 de março de 2012[Erro data trocada] no Wayback Machine. (em espanhol) FORO FESTIVAL DE EUROVISIÓN
  12. a b Dyrseth, Seppo (OGAE Norway)
  13. http://infegreece.gr/ellada-i-anakoinwsi-tis-ert-gia-ton-63-diagonismo-tragoudiou-tis-eurovision/
  14. Sumnja od Jugolasvenskog glasanja Arquivado em 8 de abril de 2012[Erro data trocada] no Wayback Machine. (sérvio) OGAE Serbia forum, 8 September 2011
  15. Infosajten.com Arquivado em 16 de fevereiro de 2012[Erro data trocada] no Wayback Machine.
  16. Leif Thorsson Melodifestivalen genom tiderna ["Melodifestivalen through time"] (2006), p. 108; Stockholm: Premium Publishing AB ISBN 91-89136-29-2
  17. "Facets of Eurovision Song Contest 1975", Times of Malta, 31 March 1975
  18. «Nederlandse televisiecommentatoren bij het Eurovisie Songfestival». Eurovision Artists (em Dutch) 
  19. "Um Waterloo onde faltou Cambronne", Diário de Lisboa, 7 April 1974
  20. CONCOURS EUROVISION DE LA CHANSON 1974 SongContest

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Festival Eurovisão da Canção 1974