Itoupava Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2009). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2009).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Itoupava Central, bairro localizado na zona norte de Blumenau, é o maior bairro da cidade. Em 2000 tinha uma população de 20.454 habitantes, já no censo de 2010 foi registrado 28.164 habitantes.

O bairro é sede do distrito industrial de Blumenau, o Blumenau Business Park. Conta também com as indústrias Weg, ABB, Moore Formulários, Villa Confecções entre outras.

Nesse bairro está localizado o Aeroporto de Blumenau. Também possui o Ambulatório Geral Guilherme Jensen que atende a população da região. A Itoupava Central ainda cultiva muito das tradições alemãs, tendo-se em vista ainda, a grande concentração de descendentes neste bairro e em Vila Itoupava. O Bairro conta com vários colégios, postos de saúde familiar, clubes de Caça e tiro e sociedades desportivas. Merecem destaque o Clube de Caça e Tiro Ribeirão Itoupava e Itoupava Alto, Sociedade Desportiva Recreativa Cultural Nova Aurora, Sociedade Alvorada, Sociedade Cruzeiro, Associação da Altona, entre tantos. Escola Básica Municipal Wilhelm Theodor Schürmann, Escola Básica Municipal Anita Garibaldi,Escola básica Municipal Lore Sita Bollmann e a Escola de Educação Básica Estadual Emílio Baumgart.

Tem como rua Principal, a Rua Dr. Pedro Zimmermann, que na realidade é uma Rodovia Estadual SC474 Guilherme Jensen (homenagem ao empresário da Antiga e grande Indústria de laticínios Cia Jensen). Como vias secundárias, citam-se a Rua Gustavo Zimmermann(conhecida como Margem Esquerda- (do Ribeirão Itoupava))e a Rua Jacob Ineichen (conhecida como Via Moinho). Em termos religiosos o bairro conta com a Paróquia São José Operário e suas igrejas espalhadas pelo bairro (Católica); e também a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Itoupava Central e de Itoupava Baixa ( ambas Protestantes), além de mais outros ritmos religiosos.

Há como todo bairro, aspectos negativos como o défcit de linhas e horarios de ônibus a ser ressaltado. Nas enchentes de Novembro de 2008, o bairro foi um dos poucos atingidos de Blumenau, uma vez que Rio Itoupava transbordou devido ao açoreamento que ainda há no ribeirão e causou estragos para a parte baixa do bairro.

Referências[editar | editar código-fonte]

[1]