Boa Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ituiutaba Esporte Clube)
Boa Esporte
Boa Esporte Clube
Nome Boa Esporte Clube
Alcunhas Boa
Estrelão Vermelho
Corujão
Torcedor(a)/Adepto(a) Boveta
Estrelão Vermelho
Mascote Coruja
Principal rival Uberlândia
Caldense
Tupi
Varginha
Fundação 30 de abril de 1947 (76 anos)
Localização Varginha, MG
Mando de jogo em Melão
Capacidade (mando) 15.471 pessoas
Presidente Rone Moraes da Costa
Treinador(a) Nedo Xavier
Patrocinador(a) Moinho Sul Mineiro
Material (d)esportivo GSport
Competição Mineiro – Módulo II
Ranking nacional Baixa 45.º lugar, 2,692 pontos
Website boaesporte.com.br
Facebook
Twitter
Instagram
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Boa Esporte Clube é uma associação esportiva mineira fundada originalmente em Ituiutaba, pontal do Triângulo Mineiro, em 30 de abril de 1947 como Ituiutaba Esporte Clube, tornando-se profissional em 1998.

Em 2011, a equipe se transfere para a cidade de Varginha, passando a jogar sob o nome de Boa Esporte Clube. O "novo" nome do clube não é uma novidade, uma vez que Boa já era o apelido do Ituiutaba e primeiro nome do clube, fundado em 1947 como Boa Vontade Esporte Clube[1] Sua história atual é semeada por uma recente ascensão dentro do futebol estadual.

História[editar | editar código-fonte]

Em 30 de abril de 1947, no salão de festas do Ituiutaba Clube, segundo pavimento, fundaram solenemente o Boa Vontade Esporte Clube, sob a liderança de Luiz Alberto Franco Junqueira, Saulo de Freitas Barros e Nadim Derze, com o apoio de Pascoal di Rosatto, Abadio Manoel da Costa (Badião), Aziz Abdalla Mussa, Afif Abdalla Mussa, Paulo Chaves, João Nina, José Batista Ferreira (Zé Padre), Roque de Souza Bastos, Giberto Vilela Cancella (Bete Cancela), Roney Dantas de Brito, Jacob Nicolau Tahan, Gastão Vilela França, Gilson Vilela Cancella (Nenê Cancella), Pedro de Freitas Barros, Manoel Ribeiro de Oliveira (Neca), João Batista Castanheira (Cumba), Sidney de Souza, Ari Rodrigues da Cunha, Juarez Alves Muniz (I), Ardelino Ferreira (Tingo).[2]

O nome Boa é, portanto, o primeiro nome do Ituiutaba Esporte Clube, que teve como primeiro presidente o jovem Luiz Alberto Franco Junqueira. No seu primeiro ano de existência, o Boa ganhou o torneio da Taça Philco, oferta de Gildo Vilela Cancella. No mesmo ano de 1947, o Boa passou a denominar-se Ituiutaba Esporte Clube. O clube possui hino próprio, elaborado por Lourival Balduíno do Carmo (conhecido como Barão Barbeiro), natural de Uberaba e autor também do hino do Uberaba Sport Club.

Em 1998, se torna profissional e joga pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Mineiro, caindo ainda na primeira fase. Mas acaba ascendendo ao Módulo II do Campeonato Mineiro juntamente com o Atlético Clube de Três Corações, o Ipatinga Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Guaxupé, pela desistência de várias equipes que iriam disputar este campeonato.

Em 2004, o Ituiutaba vence o Módulo II do Campeonato Mineiro. No ano seguinte, após boa campanha na Primeira Divisão mineira, classifica-se para a Série C do Campeonato Brasileiro, onde joga com equipes tradicionais do interior de São Paulo na primeira fase. Classifica-se para a fase seguinte, onde é eliminada pelo Villa Nova.

Em 2006, o Ituiutaba faz mais uma ótima campanha e por pouco não se classifica para as semifinais do campeonato estadual. Como em 2005, participou do Campeonato Brasileiro da Série C. Mas foi eliminado logo na segunda fase.

Em 2007, a diretoria contrata o ex-goleiro da seleção chilena, Roberto Rojas, para comandar a Equipe no Mineiro, porém não consegue bons resultados e quase é rebaixado para o Módulo II. Mas no mesmo ano, o time da a volta por cima. A diretoria contrata bons jogadores para a Taça Minas Gerais e consegue o título inédito na Fazendinha.

Em 2008, o clube chega aos seus dez anos de profissionalismo. Após manter a base da Taça Minas Gerais, consegue o 4º lugar inédito no Campeonato Mineiro, e a vaga para as semifinais. No primeiro jogo, o Ituiutaba mandou seu jogo no Mineirão (por questões financeiras) e conseguiu um empate incrível com o Cruzeiro (4–4, após estar perdendo por 4–1). No Segundo jogo (novamente no Mineirão, só que desta vez com mando de campo do Cruzeiro), o time começa vencendo no primeiro tempo por 1–0. Porém, não aguenta a pressão e o cansaço, e o Cruzeiro vira o jogo em 3–1. Com a 4.ª posição, consegue vaga para série C de 2008 e Copa do Brasil de 2009. O time faz uma campanha ótima na primeira fase da série C, ficando invicto, mas é eliminado na terceira fase da Série C, ficando assim em 10º lugar, garantindo vaga na série C de 2009, que passou a ser disputada por 20 clubes.

2009[editar | editar código-fonte]

No Campeonato Mineiro de 2009, o Ituiutaba terminou a primeira fase em 3.º lugar geral, com 20 pontos, atrás apenas de Cruzeiro e Atlético. Em 11 jogos conseguiu 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Nas quartas de final, enfrentou o Democrata de Governador Valadares, vencendo as duas partidas, por 1–0 (em casa) e 2–1 (fora). Na semifinal, foi desclassificado pelo Cruzeiro, perdendo as duas partidas, ambas jogadas no Mineirão, por 4–1 e 2–1.

Na Série C de 2009 fez uma campanha razoável. Sem conseguir passar da primeira fase (3.º colocado), ficou em 11º lugar na classificação final. Na Taça Minas Gerais, no entanto, fez a pior campanha de sua história, ficando em último lugar, sem nenhuma vitória.

2010[editar | editar código-fonte]

Em 2010, o Ituiutaba foi a equipe com a pior campanha no Campeonato Mineiro, sendo rebaixado para o Módulo II, depois de 6 anos na divisão principal do estadual.[3] O time conseguiu na competição apenas uma única vitória, empatando duas e perdendo as outras oito.

Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na primeira fase pelo Goiás. A equipe mineira perdeu a primeira partida no Estádio da Fazendinha por 3–2. Mesmo vencendo o jogo até metade do segundo tempo por 2–1, nos 25 minutos finais, a equipe goiana conseguiu uma virada em duas falhas de marcação.[4] Mesmo com uma péssima campanha no Mineiro 2010, a torcida boveta compareceu e apoiou o time. O segundo jogo foi no Estádio da Serrinha, em Goiânia. A partida terminou sem gols, classificando o time esmeraldino.

Na Série C do Campeonato Brasileiro a equipe surpreendeu e conseguiu um feito inédito em sua história, a ascensão para a Série B. A classificação veio depois de dois empates com a Chapecoense pelas quartas de final. O primeiro jogo, em Santa Catarina, ficou 1–1 e o segundo não teve gols. A equipe mineira então, venceu pela regra do gol fora de casa, por empatar o jogo em 0–0.[5] Na semifinal, o adversário foi o tradicional Criciúma. O primeiro jogo foi também em Santa Catarina e terminou empatado em 1–1. O segundo foi no estádio Parque do Sabiá em Uberlândia, pois a CBF exige capacidade mínima de 10 mil lugares para esta fase do campeonato. O jogo terminou empatado também em 1–1. Por dois resultados iguais, a partida foi para os pênaltis com a vitória por 4–2 para o Ituiutaba.[6] Na grande final, disputada contra o ABC de Natal, o primeiro jogo foi também no estádio Parque do Sabiá, com a derrota de 1–0 do Ituiutaba.[7] No jogo da volta, o ABC jogou pelo resultado, e a partida terminou empatada sem gols, com o título do ABC.[8]

2011[editar | editar código-fonte]

Em 2011, a equipe do Ituiutaba passa a jogar sob o nome de Boa Esporte Clube, devido ao contrato assinado com a Prefeitura Municipal de Varginha que em uma de suas cláusulas exigia a alteração do nome do Ituiutaba para o seu antigo nome: Boa Esporte Clube. O nome é uma referência ao nome original do clube, Boa Vontade Esporte Clube.[9][10]

Após iniciar mal o campeonato mineiro do Módulo II, o time reagiu e sagrou-se campeão vencendo as duas partidas da final contra o Nacional, time de Nova Serrana, retornando à elite do futebol mineiro. O Boa obteve também, grandes resultados no Campeonato Brasileiro série B, principal campeonato já disputado pelo clube tricolor, ficando na 7.ª posição, quatro pontos abaixo do grupo de acesso à série A. Sem dúvidas o ano de 2011 foi o ano mais vitorioso do clube de Ituiutaba.

2012[editar | editar código-fonte]

Em 2012 o Boa Esporte ficou no meio da tabela no Campeonato Mineiro e não conseguiu repetir a campanha do ano anterior na segunda divisão do Campeonato Brasileiro e lutou praticamente o ano todo contra o rebaixamento. Mesmo assim conseguiu ficar com a 15.ª posição no campeonato, assim garantindo sua vaga para a Série B do ano seguinte.

Nesse mesmo ano o time conseguiu o segundo título da Taça Minas Gerais, derrotando o Villa Nova na final.

2013[editar | editar código-fonte]

No ano de 2013 a equipe boveta fez uma péssima campanha no campeonato mineiro. Lutou contra o rebaixamento e termino apenas na 10.ª colocação (uma antes da zona de rebaixamento).

No Campeonato Brasileiro série B, disputou o ano inteiro pelo G-4, mas no final do campeonato teve uma queda de rendimento que o fez terminar apenas em 11.º lugar. A equipe teve um ótimo desempenho no campeonato.

Nessa temporada o Boa Esporte também disputou a Copa do Brasil mas foi eliminado logo na primeira fase pelo Salgueiro.

2014[editar | editar código-fonte]

No campeonato Mineiro se sagrou campeão do interior, com um excelente trabalho da Fisioterapia do Clube prevenindo as lesões e contribuindo para tal feito.

O Boa Esporte quase se classificou para a primeira divisão, na última rodada, a equipe boveta só precisaria de uma vitória para o acesso, porém, perdeu de virada para o Icasa, resultado que deixou o Boa na 2.ª divisão de 2015.

2015[editar | editar código-fonte]

No ano de 2015, após cinco anos disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, o clube foi rebaixado para a Série C após uma péssima campanha, com algumas vitórias no final do segundo turno.[11]

2016[editar | editar código-fonte]

Em 2016, sofreu o segundo rebaixamento seguido, dessa vez no Campeonato Mineiro, após 12 anos na elite, a equipe boveta disputou o Campeonato Mineiro - Módulo II, após perder para o Cruzeiro por 3–2, terminando em último colocado. Em 9 de outubro, no Estádio Melão, o Boa Esporte Clube vence o Botafogo - PB por 1–0, com gol de Gênesis aos 50 minutos do 2.º tempo e garante o retorno à Série B do Campeonato Brasileiro em 2017. No dia 5 de novembro, novamente no Estádio Melão, o Boa Esporte Clube venceu o Guarani por 3–0, gols de Samudio, aos 9 minutos do 1.º tempo, Fellipe Mateus, aos 13, e Kaio Cristian, aos 47 minutos do segundo tempo e garante o título da Série C do Campeonato Brasileiro, o maior feito de sua história.

2017[editar | editar código-fonte]

O clube se envolve em polêmica nacional após anunciar a contratação do goleiro Bruno Fernandes de Souza, condenado pelo assassinato e ocultação do cadáver de sua ex-namorada, Eliza Samudio (ver Caso Eliza Samudio). Bruno foi libertado da prisão em 24 de fevereiro de 2017 por força de um habeas corpus concedido pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello. A decisão do Boa, confirmada no dia 10 de março, foi contestada pelos torcedores do clube e recebeu manifestações contrárias de todo o país. Desde o anúncio da contratação, o Boa Esporte perdeu quatro patrocinadores: o Grupo Gois & Silva, a Cardiocenter Varginha, a Nutrend Nutrition e a Magsul, além da fornecedora de seu material esportivo, a Kanxa. O site oficial do clube chegou a ser hackeado e teve informações sobre partidas substituídas por dados sobre feminicídio e questionamentos da associação das empresas ao jogador.[12]

2018[editar | editar código-fonte]

Em 2018, o clube fez uma boa campanha no Campeonato mineiro terminando a primeira fase em 7.° lugar. Nas quartas de final perdeu para o América-MG por 1–0.

Naquele ano o clube também disputou a Série B, terminando a competição na ultima colocação com apenas 30 pontos, com isso a equipe de Varginha foi rebaixada a Série C de 2019

Pela Copa do Brasil 2018 a equipe passou da primeira fase com um empate em 0–0 com o Vitória da Conquista, já na segunda fase acabou derrotado nos pênaltis por 6–5 pelo Goiás, após 0–0 no tempo normal.

2019[editar | editar código-fonte]

Em 2019, o clube fez uma boa campanha no Campeonato Mineiro ficando em 4.° lugar na primeira fase. Nas quartas de final venceu o Tombense nos pênaltis e conquistou pela terceira vez o título de Campeão Mineiro do interior. Na semifinal foi eliminado pelo Atlético Mineiro mas ainda assim conseguiu uma vaga na Copa do Brasil de 2020. Pela Copa do Brasil de 2019 o boa decepcionou sendo eliminado logo na primeira fase pelo Foz do Iguaçu.

Na Série C, o clube não foi bem e brigou contra o rebaixamento durante todo o campeonato. Acabou ficando em 8.° lugar do seu grupo e se manteve na terceira divisão brasileira.[13]

Escudos[editar | editar código-fonte]

Escudo do antigo Ituiutaba.
Escudo atual do Boa.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Brasileiro – Série C 1 2016
Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Taça Minas Gerais 2 2007 e 2012
Campeonato Mineiro - Módulo II 2 2004, 2011
Campeonato Mineiro do Interior 3 2009, 2014 e 2019

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Minas Gerais Campeonato Mineiro 15 3º colocado (2009) 2005 2021 3
Módulo II 11 Campeão (2004 e 2011) 1999 2023 3
Brasil Série B 7 6º colocado (2014) 2011 2018 2
Série C 9 Campeão (2016) 2003 2020 2 1
Série D 1 26° colocado (2021) 2021 2021
Copa do Brasil 8 2ª fase (2017, 2018 e 2020) 2008 2020

Campanhas no Campeonato Mineiro[editar | editar código-fonte]

Abaixo as classificações finais da equipe nas participações do Campeonato Mineiro a partir de 2005.

Ano Pts J V E D GP GC SG % Classificação
2005 14 11 3 5 3 17 16 1 42,42
2006 18 11 6 0 5 18 18 0 54,54
2007 11 11 3 2 6 10 17 -1 33,33
2008 20 13 5 5 3 19 19 0 51,28
2009 20 15 8 2 5 25 23 2 44,44
2010 5 11 1 2 8 4 24 -20 15,15 12º
2012 12 11 3 3 5 9 10 -1 36,36
2013 11 11 3 2 6 12 19 -7 33,33 10º
2014 16 11 5 1 5 12 14 -2 48,48
2015 11 11 2 5 4 8 10 -2 33,3
2016 10 11 3 1 7 12 22 -10 30,3 12º
2018 14 12 4 2 5 5 10 -5 34,3
2019 20 14 5 5 4 22 22 0 47,6
2020 15 12 3 6 3 12 12 0 1,250

Sedes e estádios[editar | editar código-fonte]

Estádio[editar | editar código-fonte]

Em Ituiutaba, jogava no Estádio da Fazendinha, que acabou sendo preterido na série C de 2010 por não atender a capacidade de 10 mil torcedores. Quando se mudou para Varginha em 2011, o time mudou seus mandos de jogos para o Estádio Municipal de Varginha, conhecido por Melão. Em 2016, para pagar uma dívida trabalhista, a Fazendinha foi penhorada, e em 2021 passou por um leilão.[14]

Em 2010 a equipe adquiriu uma área de 2 alqueires (96 mil metros quadrados) para a construção de seu novo estádio, com capacidade inicial de 20 mil espectadores. O responsável pelo projeto é o arquiteto Carlos Novaes.[15] A previsão seria construir vestiários, sanitários, cabines para transmissão de emissoras de rádio e TV, estacionamento de veículos, bares e lanchonetes. A estrutura das arquibancadas deve ser construída sobre os taludes da escavação. Em 2021, o agora Estádio Municipal Júlia do Prado estava em construção.[16]

Torcidas[editar | editar código-fonte]

Torcidas organizadas[editar | editar código-fonte]

  • Avalanche Tricolor (Ituiutaba)

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Goiás Vila Nova
Campeão da Série C
2016
Sucedido por
Alagoas CSA