Ivan Frota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde janeiro de 2013). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Ivan Moacyr da frotaCombatente Militar
Nascimento 16 de agosto de 1930 (88 anos)
Fortaleza,  Brasil
País  Brasil
Força Força Aérea Brasileira
Hierarquia Tenente-brigadeiro-do-ar
Outros Serviços Candidato à Presidência da República em 1998

Ivan Moacyr da Frota (Fortaleza, 16 de agosto de 1930) é um militar brasileiro (Oficial-General reformado da Aeronáutica) que foi candidato a presidente da República na eleição presidencial de 1998.

Foi um dos primeiros pilotos a operarem o AT-26 Xavante da FAB – Força Aérea Brasileira.

Participação política[editar | editar código-fonte]

Nas eleições de 1994, foi candidato a deputado federal pelo PSD no estado do Rio de Janeiro, mas não conseguiu se eleger. Em 1998, foi candidato à presidência da República pelo PMN (aos 68 anos, era o segundo presidenciável mais velho). Durante sua campanha, fez críticas a Fernando Henrique Cardoso (PSDB), chegando inclusive a defender o impeachment do então presidente, que disputava a reeleição. O Brigadeiro ficou em 5º lugar, com 251.337 votos (0,37% do total).

Concorreu novamente ao cargo de deputado federal em 2002, agora pelo PTB do Rio Grande do Norte, sem sucesso (26º lugar, com 4.920 votos, ou 0,33% do total). Após esta eleição, Ivan Frota encerra sua carreira política.

Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.