Ivor Novello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

David Ivor Davies (Cardiff, 15 de Janeiro de 1893 - Vila Real de Santo António, 6 de Março de 1951), mais conhecido como Ivor Novello, foi um compositor Galês, cantor e ator que se tornou um dos mais populares artistas britânicos do início do século XX.

Nascido no País de Gales em 1893 como David Ivor Davies, Ivor Novello (1893-1951) teve seu nome artístico de sua mãe, cantora e professora de voz Clara Novello Davies. Ele saltou para a fama durante a noite com sua canção 1914 "Mantenha os fogos Home ardente", uma das canções mais famosas da Primeira Guerra Mundial Como seu contemporâneo Noël Coward, Novello foi um ídolo multi-talentoso no palco e no cinema, um escritor e compositor. Ele também escreveu peças para si mesmo para estrelar, incluindo The Rat em 1924, seguida de Sinfonia em dois apartamentos, The Game Verdade e Proscenium.

Por 15 anos Novello foi um grande astro de cinema, aparecendo em britânicos, americanos, filmes franceses e alemães. Na década de 1920 ele era uma estrela do cinema mudo em filmes como Alfred Hitchcock The Lodger eo filme de Noël Coward de The Vortex. Embora tivesse sido um menino corista no Magdalen College, em Oxford, a voz adulta de Novello não foi excelente. Então ele criou papéis não cantar para si mesmo, deixando os vocais de seus senhoras principais, nomeadamente Mary Ellis, que haviam começado sua carreira nos palcos na ópera, em Nova York.

Novello tinha um nariz infalível para o que uma certa parte do público queria. Na década de 1930 esta era sentimental, romântico, musicais escapistas. Explorando a capacidade do Drury Lane para espetáculo e efeitos especiais, ele produziu uma série de extravagâncias, Glamorous Noite, Careless Rapture e os anos da dança.

Mostras de Novello foram grandes espetáculos de orçamento, com várias mudanças de cena e grandes elencos de figurantes e dançarinos. Noite glamourosa em 1935 caracterizou no Ato I sozinho: uma rua suburbana de Londres, uma performance de uma opereta em Krasnia, uma cena de patinação a bordo do navio, uma tentativa de assassinato e um forro afundando à la Titanic. Ato II contou com uma enorme cena do casamento cigano e um salão de baile real. No ano seguinte, Descuidado Rapture recriado um parque de diversões em Hampstead Heath, um jardim chinês, uma cena de rua chinês, um terremoto e um vasto templo Oriental.

Cena musical Ivor Novello de Careless Rapture, Drury Lane Theatre, em Londres, em setembro de 1936, fotografia preto e branco. Museu n Em 1939 vieram os anos da dança que começou em pré-1914 em Viena e terminou na sombra dos nazistas. O encerramento do tempo de guerra dos teatros de Londres enviou-lo na estrada, mas em 1942 ele voltou para o West End para uma corrida de enorme sucesso, tornando-se o equivalente a Segunda Guerra Mundial de Chu Chin Chow.

Depois da guerra, o sucesso da Novello continuou com por acaso para sonhar para a qual escreveu a canção hit "Vamos reunir Lilacs". Em 1949 ele escreveu e estrelou Rhapsody Kings ', com sua nova descoberta, Vanessa Lee. Era para ser o seu último show. Poucas horas após o desempenho em 5 de março de 1951, Novello morreu de trombose coronária.

Embora muitas vezes retratado na forma leve e decadente de este cartoon, a obra de Novello muitas vezes tinha uma vantagem grave. Em 1939, musicais Os Anos da dança de Novello começou em pré-1914 Viena mas terminou na sombra dos nazistas, enquanto Careless Rapture feita referência à guerra civil chinesa. Os críticos acharam esses shows muito superficial, mas Novello sabia seu público, e eles correram por muitos anos, geralmente em Drury Lane, antes passeios em toda a Grã-Bretanha e no exterior. Glamourous noite foi ainda creditado com a salvar as finanças do teatro. A imagem de Novello sofreu alguns danos em 1944, quando ele foi pego usando gasolina racionada de carro do teatro em Londres para Red Roofs sua casa em Berkshire. Depois que ele tentou subornar um policial, seu caso defesa foi arruinado e ele foi enviado para a prisão por oito semanas.

Em Careless Rapture Novello jogado Michael, o irmão ilegítimo de político covarde, Sir Rodney Alderney. Michael está no amor com a famosa estrela da comédia musical Penelope, interpretada por Dorothy Dickson, mas ela está noiva de Sir Rodney. O enredo foi realmente uma desculpa para mostrar os recursos do teatro Drury Lane. Uma cena espetacular sucedeu outro, incluindo uma feira em Hampstead Heath, uma cena de rua na China, sancionada por um terremoto e um templo chinês com quase uma centena de bailarinos. Esta fotografia mostra Novello e Dickson na cena do templo chinês, onde, em seus sonhos, eles reencenar o Legend of the Temple sobre uma sacerdotisa mortos porque ela amava um príncipe. Como disse um comentarista observou "Ninguém anda através de sua própria besteira com bastante a confiança de Ivor Novello '.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Novello se tornou conhecido com a música "Keep the Home Fires Burning", que compôs durante a Primeira Guerra Mundial. Novello escreveu sua musicais no estilo de opereta e foi um dos últimos grandes compositores desta forma. Seus musicais na década de 30 eram caros, produções espetaculares, com várias mudanças de cena e um grande elenco, incluindo muitos extras e bailarinos. Após a Primeira Guerra Mundial, Novello também estrelou uma carreira no cinema até 1930. Ele estrelou em dois filmes mudos dirigidos por Alfred Hitchcock, The Lodger e Downhill ambos de 1927. Mesmo assim a música e o palco eram suas grandes paixões.

Vida Pessoal e Morte[editar | editar código-fonte]

Novello era homossexual, teve conhecidos romances homossexuais. Por mais de 35 anos Novello viveu um romance com o ator Britânico Bobbie Andrews, também teve um caso com o poeta e escritor Britânico Siegfried Sassoon. Durante a Segunda Guerra Mundial, em maio de 1944, Novello foi condenado a oito semanas na prisão por abuso de cupons de gasolina, considerado crime na Inglaterra. Novello morreu subitamente de uma trombose coronária com 58 anos. Ele foi cremado no Crematório de Golders Green, e suas cinzas estão enterradas debaixo de um arbusto lilás e marcado com uma placa onde se lê: "Ivor Novello 06 de marco de 1951" "Até você está em casa mais uma vez".

Prêmios Ivor Novello[editar | editar código-fonte]

Os prêmios Ivor Novello, nome dado em homenagem ao artista de Cardiff Ivor Novello, são prêmios atribuídos a letristas e compositores. Os "Ivors" são atribuídos todos os anos em Londres pela Academia Britânica de Compositores e Letristas, desde 1955.

Os prêmios, mais conhecidos por "The Ivors", ocorrem em Maio e são patrocinados pela "Performing Right Society". São respeitados em todo o mundo como o palco principal de reconhecimento de compositores e letristas talentosos Britânicos.

Os "Ivors" são o único prêmio anual a honrar o letrista. O prémio em si é uma escultura em bronze de Euterpe - a musa grega da música. Mais de 1000 estatuetas foram atribuídas desde 1955.

Alguns compositores ou letristas a quem já foi atribuído este prémio: