Ivry-sur-Seine

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ivry-sur-Seine
Mairie de Ivry-sur-Seine.
Mairie de Ivry-sur-Seine.
Brasão de armas de Ivry-sur-Seine
Brasão de armas
Ivry-sur-Seine está localizado em: França
Ivry-sur-Seine
Localização de Ivry-sur-Seine na França
Coordenadas 48° 48' 28" N 2° 22' 29" E
País  França
Região Blason France moderne.svg Ilha de França
Departamento Blason département fr Val-de-Marne.svg Vale do Marna
Administração
 - Prefeito Philippe Bouyssou
Área
 - Total 6,10 km²
Altitude máxima 68 m
Altitude mínima 28 m
População (2010) [1]
 - Total 57 732
    • Densidade 9 464,3 hab./km²
Gentílico Ivryens
Código Postal 94200
Código INSEE 94041
Sítio ivry94.fr

Ivry-sur-Seine é uma comuna francesa na região administrativa da Ilha de França, no departamento de Val-de-Marne subúrbio da capital francesa Paris. Estende-se por uma área de 6,10 km². Ela faz parte da Metrópole da Grande Paris.

Seus habitantes são chamados Ivryens.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

Ivry é atravessada pela ex-RN 19, onde o tramway da CGPT e depois da STCRP, antepassados da RATP, cujas vias eram, por volta de 1907, estabelecidas fora da estrada.

A comuna é servida por vários meios de transporte de Paris ou de seus subúrbios.

A comuna também está equipada com várias estações Vélib'.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

No nome de Ivry-sur-Seine, "Ivry" vem do gaulês "Eburiacum", que significa "local de teixos"; "sur-Seine" notifica o fato que o Sena borda o flanco leste da cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros vestígios que atestam a ocupação humana no território de Ivry-sur-Seine datam a partir de 4000 anos, eles fazem do sítio um dos lugares mais interessantes da arqueologia na região parisiense.

Antiguidade[editar | editar código-fonte]

Em 52 a.C., Ivry foi palco de combates entre as tropas de Camulogenus, comandante do exército dos Parisii e as de Labieno, tenente de tenente de Júlio César quem foi vitorioso.

Idade Média[editar | editar código-fonte]

A Igreja Saint-Pierre-Saint-Paul de Ivry-sur-Seine.

No século VI, de acordo com uma lenda hagiográfica, são Frambourg, um eremita, se refugiou em uma caverna natural de Ivry: uma fonte milagrosamente escondeu o santo, e o lugar logo se tornou um lugar de culto. Na sua morte, uma capela foi consagrada a ele. Destruída durante as guerras, foi reconstruída em 1665 e abrigou até o reinado de Luís Filipe as relíquias do santo, objetos de uma peregrinação muito seguida. Em torno do lugar, Saint-Frambourg tornou-se uma aldeia da comuna de Ivry-sur-Seine.

No século IX, a terra de Ivry foi propriedade do senhorio do capítulo de Notre-Dame-de-Paris.

Em 936, uma carta de Louis IV da França menciona pela primeira vez o nome de Ivriacum, arquétipo de origem céltica Ebur-i-acum que significa "lugar de teixos" ou "a propriedade de Eburius".

A nova igreja paroquial Saint-Pierre-Saint-Paul foi iniciada no século XII (torre quadrada e campanário do século XIII); um dos pilares tem a data de 1575. Em Petit-Ivry se encontra uma igreja dos séculos XIII e XVI.

Época Moderna[editar | editar código-fonte]

Gradualmente, a partir do século XIII até o século XVII, a unidade do domínio foi fragmentada pelas aquisições sucessivas de vários senhores. Os numerosos senhorios eclesiásticos, incluindo as abadias de Saint-Magloire, de Saint Victor, o priorado de Saint-Martin-des-Champs e alguns feudos seculares foram gradualmente anexados, de modo que em 1659 a terra de Ivry pertencia em sua totalidade a um único senhor leigo, Philippe de Loynes.

Esta terra foi comprada no século XVII por Claude Bosc du Bois, assessor do Parlamento de Paris, que a transmitiu a seu filho, que construiu um belo castelo. Com a morte deste, em 1715, passa a marechal de Uxelles, depois a Henri-Camille, marquês de Beringhen. A Revolução destruiu uma grande parte do castelo (alguns elementos ainda hoje permanecem perto do place Parmentier).

Educação[editar | editar código-fonte]

Cultura local e patrimônio[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013». www.insee.fr (em francês). INSEE. Dezembro de 2012. Consultado em 3 de abril de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.