Jørgen Juve

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Jørgen Juve
JørgenJuve.jpg
Informações pessoais
Nome completo Jørgen Juve
Data de nasc. 22 de novembro de 1906
Local de nasc. Porsgrunn, Noruega
Nacionalidade Noruega norueguês
Falecido em 12 de abril de 1973 (66 anos)
Informações profissionais
Posição Atacante
Seleção nacional
Flag of Norway.svg Noruega 45 (33)
Medalhas
Jogos Olímpicos
Bronze Berlim 1936 Equipe

Jørgen Juve (Porsgrunn, 22 de Novembro de 1906, Porsgrunn - 12 de Abril de 1983) foi um futebolista e treinador norueguês, medalhista olímpico. [1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Juve é o maior artilheiro da história da seleção norueguesa, com 33 golos marcados em 45 jogos disputados pela equipe. Um fato que ajuda a tornar essa marca ainda mais relevante, é que apenas 22 partidas nas quais ele atuou pela seleção foram como centro-avante.

Começou sua carreira na equipe de sua cidade natal, o Urædd, antes de se transferir para o clube da capital, o Lyn. Sua estréia na seleção foi em 1928, contra a Finlândia. Em sua quarta partida, passou a atuar como centro-avante. E logo neste jogo, contra os Países Baixos, marcou três golos. Viria a repetir o feito na próxima partida pela seleção. Nas primeiras oito partidas, já havia chegado à marca de 19 golos marcados. Quando completou a importante marca de 25 partidas pela seleção, havia marcado 31 golos. Também nesta partida foi estranhamente movido para a defesa.

O grande momento seu foi no Torneio Olímpico de 1936, em Berlim. A Noruega chegou ao terceiro lugar após bater a própria Alemanha nas quartas de final.

Aposentou-se do futebol em 1938. Escreveu três livros, treinou por um momento e chegou a ser jornalista, antes de falecer em 1983.

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Perfil na Sports Reference». Consultado em 16 de fevereiro de 2016. 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]