J. B. Lenoir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de J.B. Lenoir)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
J. B. Lenoir
Informação geral
Nome completo J. B. Lenoir
Nascimento 5 de março de 1929
Origem Tilden, Mississippi
País  Estados Unidos
Data de morte 29 de abril de 1967 (38 anos)
Gênero(s) Blues, Chicago Blues
Instrumento(s) Violão, Vocal, Harmónica
Período em atividade 1950 - 1967
Outras ocupações Músico, compositor
Gravadora(s) Parrot Records, Chess, Checker Records, J.O.B. Records, USA Records, Vee-Jay Records
Afiliação(ões) Big Bill Broonzy, Memphis Minnie, Big Maceo Merriweather, Muddy Waters, Sonny Boy Williamson II, Elmore James, Sunnyland Slim, J. T. Brown

J. B. Lenoir (Tilden, Mississippi, 5 de Março de 1929Urbana, Illinois, 29 de Abril de 1967), americano, foi um violonista, cantor e compositor. Durante o início da década de 1940 Lenoir trabalhou com outros blueseiros como Sonny Boy Williamson e Elmore James em Nova Orleans, Louisiana. Em 1949, Lenoir mudou-se para Chicago e começou a se apresentar em clubes locais com grandes personalidades do blues como Memphis Minnie, Big Maceo e Muddy Waters. Durante a década de 1950 Lenoir trabalhou para diversas gravadoras da região de Chicago tais como Chess, JOB, Parrot e Checker.

Em 29 de Abril de 1967 em Urbana, Illinois, J. B. Lenoir morreu vítima de um ataque cardíaco relacionado a ferimentos que sofreu em um acidente de carro cerca de três semanas antes.[1]

A obra e vida de J.B. Lenoir foi abordada na série de documentários sobre blues produzida por Martin Scorsese. A série de documentários se chama The Blues e o filme em questão tem o título The soul of a man, dirigido por Wim Wenders.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.