J. B. Lenoir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
J. B. Lenoir
Informação geral
Nome completo J. B. Lenoir
Nascimento 5 de março de 1929
Origem Tilden, Mississippi
País  Estados Unidos
Morte 29 de abril de 1967 (38 anos)
Gênero(s) Blues, Chicago Blues
Instrumento(s) Violão, Vocal, Harmónica
Período em atividade 1950 - 1967
Outras ocupações Músico, compositor
Gravadora(s) Parrot Records, Chess, Checker Records, J.O.B. Records, USA Records, Vee-Jay Records
Afiliação(ões) Big Bill Broonzy, Memphis Minnie, Big Maceo Merriweather, Muddy Waters, Sonny Boy Williamson II, Elmore James, Sunnyland Slim, J. T. Brown

J. B. Lenoir (Tilden, Mississippi, 5 de Março de 1929Urbana, Illinois, 29 de Abril de 1967), americano, foi um violonista, cantor e compositor. Durante o início da década de 1940 Lenoir trabalhou com outros blueseiros como Sonny Boy Williamson e Elmore James em Nova Orleans, Louisiana. Em 1949, Lenoir mudou-se para Chicago e começou a se apresentar em clubes locais com grandes personalidades do blues como Memphis Minnie, Big Maceo e Muddy Waters. Durante a década de 1950 Lenoir trabalhou para diversas gravadoras da região de Chicago tais como Chess, JOB, Parrot e Checker.

Em 29 de Abril de 1967 em Urbana, Illinois, J. B. Lenoir morreu vítima de um ataque cardíaco relacionado a ferimentos que sofreu em um acidente de carro cerca de três semanas antes.[1]

A obra e vida de J.B. Lenoir foi abordada na série de documentários sobre blues produzida por Martin Scorsese. A série de documentários se chama The Blues e o filme em questão tem o título The soul of a man, dirigido por Wim Wenders.

Referências

  1. «Thedeadrockstarsclub.com». thedeadrockstarsclub.com 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.